Carregando

As vantagens de um curso preparatório para a prova prática de residência médica

Fala, pessoal! Hoje o assunto é curso preparatório para a prova prática de residência médica. A gente sabe que o primeiro grande desafio de quem busca a carreira médica como missão de vida é passar no vestibular e entrar na faculdade de medicina, e depois sair! Mas, não se engane que acabam aí as agruras do médico: a especialização tem sido uma necessidade do mercado, e garantir que essa escolha seja alinhada aos seus desejos e expectativas já deixa quase todo mundo de cabelo em pé! E sabe por quê? 

A demanda é grande e as vagas nas melhores instituições, concorridíssimas. Aí, você ainda tem que pensar na área de atuação, nos pré-requisitos, se houver, nos planos de viagem, na cidade, nos diferentes modelos de provas… Não é fácil não, né?

É preciso coragem e muito planejamento pra dar conta de estudar, ler editais, pensar em provas teóricas e práticas e também nos simulados. Isso sem contar com todos os detalhes das provas práticas! Pra te ajudar nessa jornada com orientação e foco, vale a pena apostar em um curso preparatório, sim! 

Só pra você ter uma ideia, em 2021, apenas a Santa Casa e Einstein aplicaram prova prática e Iamspe e Unifesp aplicaram prova multimídia. Agora a USP, Unicamp, USP-RP, Unesp e Sírio cancelaram em 2021, mas a gente tem a expectativa de que as provas práticas retornem em 2022 após a vacinação de toda a população. 

Se você quer ficar bem preparado pra 2022 e mandar muito bem nas provas práticas, esse texto é pra você! E se você está se perguntando se vale a pena fazer um curso preparatório para a prova prática de residência médica, saiba que essa é uma decisão acertada e importante, já que essa é uma etapa pra lá de decisiva nos processos seletivos no Brasil inteiro e perfaz pelo menos 40% do total da sua nota

A prova prática é assim: tensão, exigência extrema e aplicação de todo o conhecimento adquirido ao longo da graduação e com uma verossimilhança com o dia a dia que é pra você provar mesmo que está pronto! Já começo te dando uma ajuda: quer saber 5 dicas fundamentais pra passar na prova prática? Clica aí! 

Já pensou ser reprovado na residência mesmo com um bom desempenho na fase teórica? 

Depois de ter passado por toda a primeira etapa e ter realizado cerca de 100 questões de múltipla escolha e discursiva e chega bem na hora da prática, você não se sente preparado, não sabe direito o que esperar nem o que vai acontecer? Tá na hora de saber qual é o diferencial na preparação para a prova prática de residência médica! 

Uma excelente alternativa pra estruturar sua preparação para esse momento é mesmo se preparar com qualidade, eficiência, e principalmente, focada nessa prova. Isso porque cada uma das estações que compõem a prova prática da residência médica possui exigências diferentes, casos clínicos diferentes e você precisa estar preparado para enfrentar esse desafio, treinando incansavelmente o checklist de tarefas a serem cumpridas quantas vezes forem necessárias até que o protocolo se cristalize na sua rotina e torne-se natural fazê-lo.    

E se eu não souber os temas mais cobrados e o estilo das provas de cada instituição? 

Esse é um dos medos mais comuns entre os médicos que estão na luta por uma vaga nas residências médicas. Os temas cobrados em cada área pelas instituições podem variar a  cada ano e por conta disso mesmo é bom você sempre dar uma checada naquelas que você tem mais interesse ou preferência, pra focar melhor.

Mas, as provas teóricas de residência em geral abordam os assuntos que foram aprendidos ao longo da graduação em Medicina: Ginecologia e Obstetrícia, Pediatria, Cirurgia, Clínica Médica, Medicina Preventiva. 

Que tal dar uma olhada no nosso e-book que explica direitinho como funciona essa segunda etapa, além de trazer informações sobre os assuntos mais cobrados por cada instituição nas provas práticas desde 2016. Clique aqui para baixar o material.

Já as provas práticas são compostas por estações, nas quais você terá apenas alguns minutos para resolver os casos, conversando com o paciente-ator, coletando informações e formulando hipóteses diagnósticas para realizar as condutas mais adequadas. Sem tirar os olhos do relógio pra dar conta de gerenciar o tempo com eficiência. E já pensou ter treinado isso, pelo menos durante algumas semanas antes? O quanto isso iria te ajudar a ter um desempenho mais satisfatório pra você sair da prova com a segurança de que fez um bom trabalho? 

Bateu o nervosismo durante a prova? Travou em questões com imagens?

O nervosismo pode ser mesmo um perigo na hora da prova e pra isso é bom você começar a pensar em simular uma prova prática para entender em quais pontos precisa melhorar. E vale tudo: contar com um colega ou mesmo um  profissional mais experiente para fazer as vezes de avaliador e te ajudar com dicas preciosas.

Imagine-se como se estivesse ali, em uma situação real de atuação, com um paciente de verdade. Pode até filmar pra ver depois e rever onde escorregou, onde demorou tempo  demais ou tenha errado no diagnóstico. Assim, é possível saber o que deve ser melhorado ao longo da preparação. E não se esqueça: aprender a estudar pra prova prática de residência médica é treino e foco! 

E as imagens? Prova multimídia? A maioria dos candidatos à residência médica nunca treinou para essa prova e não se sente preparado para encarar esse tipo de avaliação. Mas é aí que entra a boa notícia: aqui na Medway a gente fez um simulado específico, e acreditamos que esse pode ser um grande diferencial para os nossos alunos!

Ah! Pode contar com a gente! Dá só uma olhada nos simulados de provas multimídia que a gente preparou pra você ter uma experiência mais imersiva da avaliação e ficar mais tranquilo. Está tudo aqui nesta playlist, é só clicar!  

Já sabe que pode ser mesmo vantajoso fazer um curso preparatório para a prova prática de residência médica, né? 

Buscar um curso para a prova prática de residência médica é buscar planos eficazes e métodos certeiros pra você  estudar de forma estratégica e aumentar ainda mais as suas chances de ser aprovado na residência médica que você quiser! Não se esqueça: a  preparação para a prova prática não deve ser apressada e sim, planejada! 

Ah, e você sabia que a segunda fase faz toda a diferença na sua nota final? É isso mesmo! Ela pode, inclusive, te colocar em várias posições à frente dos concorrentes! E nessa parte da prova, é o CRMedway que irá te dar o necessário para mandar bem. São mais de 300 checklists na íntegra e mais de 40 estações simuladas para você ficar por dentro de tudo que rola na prova prática, além de ter em mãos um Atlas Multimídia para estudar por meio da revisão de imagens e muito mais! Faça já sua inscrição no CRMedway Online ou no CRMedway Online+Presencial clicando AQUI!

E se agora que você tem certeza de que pode contar com gente pra te ajudar a realizar seu sonho de conseguir uma vaga na residência médica, não pode deixar de conferir tudo o que precisa saber sobre seu edital e as provas.  

E que tal começar a estudar do jeito certo agora mesmo? Dá uma olhada na Academia Medway e comece a se preparar com nossos materiais gratuitos: guias estatísticos, ebooks, aulas grátis e muito mais!  E pra  começar, sugiro que você baixe o nosso e-book gratuito Como brilhar nas provas práticas de residência médica, que traz dicas valiosas de como estar 100% preparado para competir pela sua vaga com os melhores do país na sua especialidade, incluindo checklists comentados das estações que são frequentemente cobradas nas principais instituições do Brasil.

Tá esperando o quê? Bora pra cima!

Receba conteúdos exclusivos!

Telegram
AlexandreRemor

Alexandre Remor

Nascido em 1991, em Florianópolis, formado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2015 e com Residência em Clínica Médica pelo Hospital das Clínicas da FMUSP (HC-FMUSP) e Residência em Administração em Saúde no Hospital Israelita Albert Einstein (HIAE). Fanático por novos aprendizados, empreendedorismo e administração.