Edital de residência médica da SMS-SP (Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo) 2022: tudo que você precisa saber

Se você estava ansioso para fazer sua inscrição e, finalmente, entrar na instituição dos seus sonhos e se esse sonho é um dos hospitais da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo (SMS-SP), chegou a hora! O edital de residência médica da SMS-SP, o Susinho, está entre nós e, como de costume, estamos aqui para te trazer as principais informações.

Como sempre, lembre-se de que ler o edital completo é muito importante, então não deixe de conferir o documento na íntegra clicando aqui.

Agora bora para as novidades?

Inscrições para a residência médica da SMS-SP (Susinho)

  • Quando: De 25 de outubro, a partir das 8h, até 25 de novembro (até às 23h59)
  • Taxa de inscrição: R$ 142,00
  • Onde: Site da IADES

Se liga: as inscrições estão abertas e ocorrem somente pela internet, por meio da página de acompanhamento da seleção, que é o site do www.iades.com.br, o Instituto Americano de Desenvolvimento. Logo depois de se inscrever, já aproveita para pagar a taxa, uma vez que o processo de inscrição só é finalizado depois do pagamento. O boleto pode ser pago até o dia 26 de novembro, mas não marca bobeira, tá? É um detalhe que parece pequeno, mas pode ser determinante na sua inscrição! 

Como em anos anteriores, é no ato da inscrição que o candidato escolhe a especialidade em que deseja concorrer. Pensa com carinho no que vai selecionar, pois depois não dá pra mudar, hein? É também nesse momento que você precisa sinalizar se tem alguma deficiência, se precisa de isenção na inscrição, se deseja concorrer às vagas destinadas a negros ou se deseja utilizar nome social.

Vagas das especialidades de acesso direto

Dá uma olhada aqui embaixo nas vagas previstas para cada especialidade segundo o edital de residência médica da SMS-SP 2022 e já vai pensando no que vai escolher: 

Programa DuraçãoVagas previstas
Anestesiologia 3 anos 7
Cirurgia Geral3 anos29
Clínica Médica2 anos81
Dermatologia3 anos4
Medicina de família e comunidade2 anos20
Neurocirurgia5 anos1
Ginecologia e Obstetrícia3 anos52
Ortopedia e traumatologia3 anos28
Otorrinolaringologia3 anos1
Pediatria3 anos56
Psiquiatria3 anos14

Prova de residência médica da SMS-SP 2022: o que muda

Pouca coisa muda em relação à prova de residência médica do Susinho 2022, que continua contando com uma fase única, composta de uma prova objetiva de múltipla escolha de caráter eliminatório e classificatório. Vem saber mais detalhes de como vai ser:

Fase única: Prova objetiva de múltipla escolha

  • Quando: 12 de dezembro de 2021
  • Onde: Local a ser divulgado
  • Duração: 3h30

Nem o local nem o horário da prova foram divulgados pelo edital, por isso é importante ficar de olho no site do IADES, que é onde essas informações serão publicadas na data provável de 8 de dezembro.

A prova objetiva é composta de 50 questões, cada uma valendo 1 ponto e terá pontuação final variando de 0 a 50. Para ser aprovado, o candidato precisa acertar pelo menos 40% das questões, tendo ao menos um acerto em cada disciplina. Já a classificação acontece por especialidade, das maiores notas para as menores. O jeito é lutar por uma nota alta, já que ela vai definir a classificação e a escolha da instituição da residência, conforme vamos explicar logo logo.

Os resultados oficiais saem no Diário Oficial de São Paulo e também no site do IADES, sem previsão de data ainda.

Leilão de vagas da SMS-SP, o Susinho

Muita gente já conhece como funciona o leilão de vagas no SUS-SP. O que você precisa saber é que o processo da residência médica no SUS pela Secretaria Municipal de São Paulo é bem parecido. Na prática, os candidatos com as melhores classificações podem escolher as instituições onde querem cursar a residência.

As datas e horários para a escolha de vagas ainda não foram definidas, mas todos que forem convocados vão ter que comparecer pessoalmente a um anfiteatro, onde assinam uma lista de presença. Depois de escolherem, os aprovados já realizam a matrícula no mesmo dia – depois disso não dá mais pra voltar atrás, hein? Não comparecer nessa convocação significa desistência da seleção, então não dorme no ponto!

Instituições participantes do leilão, segundo o edital de residência médica da SMS-SP 2022

De acordo com o edital, haverá vagas em 12 hospitais municipais de São Paulo:

Pronto para mandar bem na prova de residência médica do Susinho?

Especialmente nesse caso em que você só vai ter uma fase para mostrar a que veio, é fundamental caprichar na preparação para mandar bem na hora, hein? Mas não precisa subir as paredes, pois ainda dá tempo de estudar para ir bem na prova de residência médica do Susinho. Com o Intensivo São Paulo você vai ter acesso a um Guia Estatístico Avançado com os temas que mais caem em cada grande área na prova de residência médica da SMS-SP. Além disso, alunos do Intensivo SP ainda têm acesso gratuito e irrestrito ao aplicativo da Medway, com mais de 10.000 questões e possibilidade de filtrá-las e direcioná-las para o seu estudo.

Bora pra cima?

Receba conteúdos exclusivos!

Telegram
JoãoVitor

João Vitor

Capixaba, nascido em 90. Graduado pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e com formação em Clínica Médica pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HC-FMUSP) e Administração em Saúde pelo Hospital Israelita Albert Einstein (HIAE). Apaixonado por aprender e ensinar.