Carregando

Edital do Revalida 2022/1: confira na íntegra

Fala, galera! O edital do Revalida 2022/1 está disponível e contém um monte de informações importantes para quem vai prestar a prova. Por isso, a gente decidiu preparar esse post, que será bem esclarecedor e reunirá as partes mais importantes do documento, ajudando você a enfrentar esse desafio.

Edital do Revalida 2022/1: confira na íntegra
Edital do Revalida 2022/1: confira na íntegra

Mas, atenção! Isso não será motivo para deixar de ler o edital na íntegra, combinado? Aqui a gente apresenta apenas um resumo com o que você precisa priorizar, mas sempre há um ou outro detalhe que vale a pena verificar de maneira formal para não dar bobeira. Até porque não rola ter chegado tão longe para perder a chance de fazer a prova!

Então, vamos lá! A seguir, além de datas e detalhes do edital do Revalida desse semestre, você ainda pode tirar suas dúvidas sobre a prova. Confira!

Revalida: como é a prova e quem precisa fazer?

A prova do Revalida é obrigatória para todo mundo que se formou em Medicina em outro país, mas que, apesar disso, deseja atuar na profissão em território brasileiro.

A obrigatoriedade da prova também é válida para pessoas de outras nacionalidades, mas que querem trabalhar no Brasil. Portanto, o processo não é exclusivo para pessoas de nosso país.

O objetivo do Revalida é permitir que diplomas estrangeiros tenham validade no Brasil. A avaliação é desenvolvida por especialistas e visa confirmar se a capacidade de atendimento dos candidatos é compatível com as regras aplicadas em solo nacional.

A prova é totalmente padronizada para todo país. Há alguns anos, ela ficou um tempo sem ser aplicada, então é impossível perder a oportunidade de fazê-la agora e não correr o risco de ter que enfrentar um grande hiato novamente no futuro.

Sua realização acontecia pelo MEC, mas, atualmente, tem aplicação feita por instituições credenciadas. A prova consiste em duas etapas, para que seja mais completa e realmente consiga analisar por completo o conhecimento dos participantes.

Para se inscrever e fazer a prova, você precisa enviar seu diploma no ato da inscrição. Será preciso apresentar, ainda, alguns documentos pessoais frente e verso.

A escolha da instituição depende dos lugares disponíveis para fazer a prova, e de qual deles você escolherá. A dica é se decidir pela universidade mais próxima, para que você não tenha que lidar com um deslocamento longo. Em geral, as cidades em que a prova acontece são capitais.

As fases da prova são eliminatórias, por isso é indispensável estudar bastante para cada uma delas por igual. A seguir, vamos mostrar o que ocorre em cada etapa, com orientações atualizadas pelo edital do Revalida 2022/1.

Prova teórica

A prova teórica conta com questões objetivas e discursivas. Na parte objetiva, é preciso responder a 100 questões que envolvem várias áreas da Medicina. Os candidatos têm 5 horas para terminá-la.

A parte discursiva tem 5 questões abertas. Você deverá justificar a abordagem escolhida, conforme o que é descrito no enunciado. Para essa etapa, são disponibilizadas mais 3 horas.

A prova teórica do Revalida acontece em várias cidades do Brasil, em todas as regiões. É importante verificar as atualizações do edital para conferir onde você deve fazê-la.

Prova prática

A prova prática da segunda etapa, por sua vez, tem a intenção de verificar a capacidade do médico de lidar com questões recorrentes do dia a dia. Ela conta com 10 etapas, nas quais o candidato lida com pacientes fictícios e apresenta diagnósticos.

Depois dessa fase, o resultado oficial é divulgado com os nomes dos aprovados. Se você atingir a nota de corte, está classificado e pode solicitar a validação do diploma estrangeiro para uma instituição credenciada, que emite um certificado comprobatório.

Edital do Revalida 2022/1: datas importantes

E então, deu para captar a essência da prova? Agora que você já sabe como ela funciona, é hora de conferir as datas importantes registradas no edital do Revalida 2022/1 para não perder nenhum prazo!

AçãoSubaçãoPeríodo
InscriçãoInscrição17 a 21/01/2022
Pagamento da taxa de inscrição26/01/2022
Atendimento Especializado e Tratamento por Nome SocialSolicitação17 a 21/01/2022
Resultado28/01/2022
Recurso31/01 a 04/02/2022
Resultado do Recurso09/02/2022
Análise dos DiplomasEnvio do diploma17 a 21/01/2022
Resultado28/01/2022
Recurso31/01 a 04/02/2022
Resultado do Recurso09/02/2022
Aplicação1ª Etapa06/03/2022
Gabarito da prova escrita objetiva (P1) e padrão de resposta da prova escrita discursiva (P2)Divulgação versões preliminares09/03/2022
Recurso versões preliminares09 a 14/03/2022
Divulgação versões definitivas definitivos11/04/2022
ResultadosResultado definitivo (P1)11/04/2022
Resultado provisório (P2)11/04/2022
Recurso do resultado provisório (P2)11 a 15/04/2022
Resultado definitivo (P2) e resultado final da 1ª etapa06/05/2022

Anotou tudo por aí? Essa tabela é um excelente guia para que você fique por dentro de cada etapa e divulgação de resultados e descubra o quanto antes se conseguiu passar ou não.

A proposta da aplicação semestral da prova é ajudar mais formados a validarem seus diplomas, para que possam atuar tranquilamente e dentro da lei. Para completar, quem reprovar não precisa esperar um ano inteiro para tentar mais uma vez.

Inclusive, vale lembrar que não existe um limite sobre a realização da prova do Revalida. Se você não passar de primeira, é possível refazê-la quantas vezes for preciso para conseguir validar seu diploma do exterior.

E, se por acaso você for aprovado na primeira fase, mas reprovado na segunda, você pode repetir somente essa última nas duas edições seguintes do Revalida. São muitas chances de conseguir seu certificado, mas é sempre bom passar de primeira, então não deixe de se preparar com muito foco.

Sobre o edital do Revalida 2022, é isso!

O próximo passo é se preparar para fazer uma boa prova e garantir de vez a validação de seu diploma para atuar em território nacional. Foco nos estudos, na leitura do edital e na estrutura da prova para se dar bem, combinado?

E agora que você já leu sobre o edital do Revalida 2022/1, sabe o que pode ajudar você nesse momento e na preparação para outros processos seletivos, como aqueles de residência médica? Nossos conteúdos exclusivos, que estão disponíveis na Academia Medway e no aplicativo da Medway. Não perca tempo e acesse!

Receba conteúdos exclusivos!

Telegram
DjonMachado

Djon Machado

Catarinense e médico desde 2015, Djon é formado pela UFSC, fez residência em Clínica Médica na Unicamp e faz parte do time de Medicina Preventiva da Medway. É fissurado por didática e pela criação de novas formas de enxergar a medicina.