O que mais cai no Enare? Confira os assuntos mais cobrados!

Conteúdo / Residência Médica / O que mais cai no Enare? Confira os assuntos mais cobrados!

E aí, você sabe o que mais cai no Enare? O Exame Nacional de Residência é um processo unificado e realizado pela Ebserh (Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares) junto ao MEC, para facilitar o acesso aos programas de mais de 80 instituições brasileiras.

A cada ano, as vagas aumentam, mas a concorrência também cresce. Por isso, é muito importante que você estude com foco total. A gente traz aqui uma análise com base nos últimos 5 anos dessa prova, para mostrar os assuntos e temas que aparecem com mais recorrência.

Assim, você consegue se dedicar ao que ainda não domina bem e se concentra de verdade no que vale a pena. Inclusive porque tentar cobrir tudo em um curto espaço de tempo dificilmente será uma boa estratégia para quem quer passar de primeira, não é verdade? Então, vamos lá? Confira neste artigo o que a gente preparou!

Confira o que mais cai no Enare por especialidade

Para entender o que mais cai no Enare, o ideal é separar os conteúdos por especialidade. A prova conta com 100 questões de múltipla escolha para programas de acesso direto, que englobam as 5 grandes áreas médicas. Veja a seguir o que cada uma delas pede com maior recorrência!

E se você está se perguntando como iniciar seus estudos para garantir uma vaga de R1, se liga! O Intensivo Enare é a resposta!

O curso é totalmente direcionado para a maior prova de residência médica do Brasil e te oferece recursos imperdíveis, como aulas totalmente focadas no Enare, simulados autorais seguindo o padrão da prova, guia estatístico com os assuntos que mais caem e muito mais! Você não vai perder essa oportunidade né? Não perca tempo e se cadastre na nossa lista de espera para garantir sua chance de se preparar para a residência com a gente!

Clínica Médica

A prova de Clínica Médica do Enare segue a linha da maioria de outras instituições. A Cardiologia é o tema mais abordado, e aparece com 24,39% de frequência. E a diferença de recorrência é bastante em relação aos demais temas cobrados pela banca.

A Neurologia, por exemplo, está presente em 12,19% das questões analisadas, metade da Cardiologia. Mas dê atenção assim mesmo, porque afinal, você precisa ir bem em tudo o que cai de verdade, certo? Na lista de temas ainda entram a Neurologia, a Reumatologia e a Endocrinologia.

Em relação aos assuntos que mais caem, o top 5 traz pontos principais de todos esses temas citados. Fique de olho especialmente em:

·         taquiarritmias;

·         distúrbios hidroeletrolíticos e acidobásicos;

·         abuso de substâncias;

·         tireoide;

·         síndrome metabólica.

Cirurgia Geral

Na Cirurgia Geral, a campeã dos temas leva o mesmo nome da especialidade e aparece em 25,64% das questões analisadas, por isso é bom dar uma repassada geral. Mas, bem perto, com 23,07%, está a Cirurgia do Aparelho Digestivo, então dê atenção para ambas na mesma proporção. Uma boa dica é recorrer às provas de edições antigas do Enare para verificar a extensão e o estilo dos enunciados, que na Cirurgia Geral geralmente são um pouco mais complexos.

A Gastroenterologia é outra subespecialidade bastante presente na prova, assim como a Cirurgia Plástica e a Hepatologia. Essa última tem uma constância menor de abordagem, mas espere pelo menos duas questões relacionadas e não deixe de estudar.

E em relação aos assuntos mais cobrados, o que dizer? Eles estão muito bem alinhados com a proporção dos temas que aparecem nas provas, olha só:

·         tumores gastrointestinais;

·         esôfago;

·         cuidados pré-operatórios;

·         anestesia;

·         trauma abdominal.

Ginecologia e Obstetrícia

Já na Ginecologia e Obstetrícia, questões sobre parte e doenças clínicas na gestação aparecem na mesma proporção: em 15% das questões analisadas. Em seguida, vem a Ginecologia Endócrina, com 12,5%.

O sangramento na gestação e puerpério também é bastante cobrado, no empate com o tema anterior. E, por fim, a lista se encerra com o sangramento uterino anormal. Como você pode ver, quase tudo gira em torno da gravidez.

Dessa maneira, os assuntos que mais aparecem não poderiam ser diferentes. Eles incluem os seguintes pontos:

·         indução e condução do trabalho de parto;

·         Palm-Coein;

·         vulvovaginites;

·         tumores do colo uterino;

·         sangramento da segunda metade da gestação.

Pediatria

Para a prova de Pediatria, concentre-se em Neonatologia, Infectologia e Pneumologia. Esses temas caem de 10% a 12,5% das questões. Não deixe de cobrir também a Gastroenterologia e a Hematologia voltadas para o tratamento pediátrico.

Por fim, a Cardiologia também faz uma aparição expressiva nas provas, algo que nem todo mundo espera na prova de Pediatria. Sobre os assuntos mais cobrados, a sala de parto aparece na frente.

Mas é preciso focar nos outros assuntos que completam o top 5 indispensável na hora dos estudos. Aqui estão eles:

·         onco-hematologia;

·         intestino;

·         ética e documentação;

·         distúrbios obstrutivos.

Preventiva

Não dá para deixar a Preventiva de lado, não é mesmo? Aqui, quem sai na frente na recorrência em questões é o Sistema Único de Saúde, como não poderia ser diferente. O SUS está presente em cerca de 32,5% das questões das últimas provas do Enare.

Em seguida, os temas mais cobrados são atuação médica, com 17,5%, outros assuntos médicos, com 15%, Epidemiologia, com 12,5% e medidas de saúde coletiva, com 10%. Inclusive, esse último tema foi o que mais cresceu, e a tendência é que apareça cada vez mais nas provas futuras.

E com base nisso, quais são os assuntos mais cobrados em Preventiva? Dedique-se bastante aos seguintes:

·         atenção básica;

·         níveis de prevenção;

·         perfis indicadores demográficos;

·         estudos epidemiológicos (análise estatística e aplicação);

·         aspectos históricos do SUS.

Tá pronto pra estudar o que mais cai no Enare?

Por aqui, a gente já falou sobre o que é o Enare e como é a residência médica nas instituições credenciadas. Vale a pena mergulhar nessas informações também, para saber o que te espera no futuro, depois da aprovação.

Outro fator que deve ser lembrado. Como o número de vagas do Enare é muito grande, um leilão é realizado para que quem tem a maior nota, consiga prioridade para escolher a instituição na qual deseja fazer residência.

Sendo assim, é muito importante se dedicar muito e ter uma boa nota e sair na frente dos concorrentes, que não são poucos. Com essa análise, você com certeza já tem uma vantagem a mais para se dar bem.

E agora que você sabe o que mais cai no Enare, não deixe de preparar! É muito importante que você se dedique ao máximo para encarar a prova e conseguir conquistar de vez a vaga no programa dos seus sonhos.

Nessa missão, a gente também pode te ajudar. Confira com mais detalhes nosso Guia Estatístico do Enare e aproveite para se cadastrar na lista de espera do Intensivo Enare, um curso especialmente desenvolvido para quem quer foco total nesse processo seletivo. Pra cima!

JoãoVitor

João Vitor

Capixaba, nascido em 90. Graduado pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e com formação em Clínica Médica pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HC-FMUSP) e Administração em Saúde pelo Hospital Israelita Albert Einstein (HIAE). Apaixonado por aprender e ensinar. Siga no Instagram: @joaovitorsfernando