Carregando

Programas de residência médica de acesso direto com mais especialistas

Quem está na reta final da faculdade de Medicina já está de olho nas possibilidades de especialização, né? Então, chegou a sua hora de conhecer todas as opções de residência médica de acesso direto, que são aquelas que você não precisa cursar uma especialização intermediária. Se você já tem o bacharelado ou está em vias de conclusão, vem com a gente conhecer quais são os programas de residência médica de acesso direto com mais especialistas. 

O que são programas de residência médica de acesso direto?

Os programas de residência médica com acesso direto são aqueles em que a especialidade não faz exigência de que o médico tenha algum pré-requisito ou qualquer outra especialização prévia, além da graduação em Medicina. 

Logo, qualquer médico recém-formado ou mesmo com anos de atuação profissional vai precisar apenas cumprir as etapas do concurso — provas teórica e prática, entrevista e análise do currículo — exigidas pela instituição escolhida para se tornar um residente.

Mas não pense você que só por não precisar de nenhum pré-requisito além da graduação completa, você está tranquilo! As residências de acesso direto são super disputadas e exigem preparação adequada e muita dedicação aos estudos. 

Outra coisa interessante é que aquelas áreas básicas da Medicina — Clínica Médica, Cirurgia, Pediatria, Preventiva e Ginecologia e Obstetrícia — são as disciplinas que compõem as provas seletivas e também são residências médicas de acesso direto. Isso sem falar que elas também funcionam como pré-requisito para outras especializações. 

Quais são as especialidades de acesso direto com mais especialistas?

A residência médica é uma modalidade de pós-graduação que foi instituída no Brasil no final dos anos 70, mais precisamente em 5 de Setembro de 1977, pelo decreto nº 80.281. Neste mesmo documento, o Ministério da Educação (MEC) criou o Conselho Nacional de Residência Médica (CNRM), órgão responsável pelo credenciamento dos Programas de Residência Médica com acesso direto ou com pré-requisito, e por garantir a qualidade das especializações oferecidas aos profissionais.

Já falamos aqui quais são as opções de residência médica de acesso direto. Pra saber, é só clicar no link! Pra te ajudar, também listamos aqui as especialidades de acesso direto e a duração de cada uma delas. Dá uma olhada:

Mas, vamos ao que interessa: quais são as especialidades de acesso direto e a duração de cada uma delas? Dá só uma olhadinha nessa lista:

Especialidade Duração 
Acupuntura 2 anos
Anestesiologia3 anos
Clínica Médica2 anos
Cirurgia Geral2 a 3 anos 
Dermatologia3 anos
Genética Médica3 anos
Ginecologia e Obstetrícia3 anos
Homeopatia2 anos
Infectologia3 anos
Medicina de Família e Comunidade 2 anos
Medicina de Emergência3 anos
Medicina do Trabalho2 anos
Medicina do Tráfego2 anos
Medicina Esportiva3 anos
Medicina Física e Reabilitação3 anos
Medicina Legal2 anos
Medicina Nuclear3 anos
Medicina Preventiva e Social2 anos
Neurocirurgia5 anos
Neurologia3 anos
Oftalmologia3 anos
Ortopedia e Traumatologia3 anos
Otorrinolaringologia3 anos
Patologia3 anos
Patologia Clínica/Medicina Laboratorial 3 anos
Pediatria 2 anos
Psiquiatria3 anos
Radiologia e Diagnóstico por Imagem3 anos
Radioterapia3 anos

Agora, se o que você quer mesmo é saber quais são as 10 especialidades de acesso direto com mais especialistas no Brasil e avaliar se a residência médica dos seus sonhos está entre elas, confere aqui a lista que a gente fez pra você, baseada no estudo Demografia Médica no Brasil, realizado pela USP em 2020: 

Especialidade Quantidade de especialistas no país
Clínica Médica48.997
Pediatria 43.699
Cirurgia Geral 38.583
Ginecologia e Obstetrícia 33.309
Anestesiologia25.484
Medicina do Trabalho 19.797
Ortopedia e Traumatologia 17.906
Oftalmologia15.523
Radiologia e Diagnóstico por Imagem 14.225
Psiquiatria 11.977

O que é o estudo Demografia Médica no Brasil?

O estudo intitulado Demografia Médica no Brasil é um levantamento, resultado do Acordo de Cooperação Técnica entre a Universidade de São Paulo (USP) e o Conselho Federal de Medicina (CFM), sobre as características e a evolução da população de médicos no país. Há dez anos ele é conduzido pelo professor Mário Scheffer, líder do grupo de pesquisa sobre o tema junto ao Departamento de Medicina Preventiva da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP).

Segundo o estudo mais recente, realizado em 2020, o Brasil atingiu o marco histórico de meio milhão de médicos. A Demografia Médica no Brasil ainda trouxe dados atualizados sobre a demografia, a distribuição, o trabalho e a inserção dos médicos no sistema de saúde. Isso sem contar que a publicação fez comparações do Brasil com outros países e analisou o perfil dos estudantes de graduação e a expansão dos cursos de Medicina e da Residência Médica brasileiros. O estudo Demografia Médica no Brasil de 2020 também mostrou a contagem e o perfil dos médicos especialistas nas 55 especialidades médicas reconhecidas. 

Você já está estudando para a residência médica?

Agora você já sabe quais as especialidades de acesso direto com mais especialistas! Mas, quando o assunto é estudar para a residência médica, você tem que se preparar com quem sabe que foco e direcionamento são a chave do sucesso! E nisso, a gente é especialista! Está meio perdido? Ainda não começou a estudar? Está esperando o quê? Galera, independentemente da escolha da especialidade, é importante que você saiba que uma boa preparação para a residência é fundamental e a Medway pode ajudar nisso! 

A gente te ajuda com cursos online que vão permitir que você estude de onde quiser e possa dar início ao seu sonho de fazer a residência médica. Dá só uma olhada nos Extensivos São Paulo, nossos cursos que rolam ao longo do ano com simulados, apostilas e acesso a mais de 17 mil questões comentadas! Além disso, há diversas opções de duração para que você adapte sua preparação ao seu momento de formação, esteja você no quinto ano, no sexto, ou recém-formado! 

Quer saber mais sobre os programas de residência médica? Então você não pode deixar de ler nossos conteúdos gratuitos na Academia Medway! É lá que você vai encontrar tudo o que você precisa saber pra mandar bem nas provas de residência médica, como o Guia Estatístico da Santa Casa

Se você quer conhecer os programas de residência médica mais buscados de São Paulo, continue navegando aqui no nosso blog!

Estamos com você em direção ao seu sonho! Bora pra cima, moçada!

Receba conteúdos exclusivos!

Telegram
AlexandreRemor

Alexandre Remor

Nascido em 1991, em Florianópolis, formado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2015 e com Residência em Clínica Médica pelo Hospital das Clínicas da FMUSP (HC-FMUSP) e Residência em Administração em Saúde no Hospital Israelita Albert Einstein (HIAE). Fanático por novos aprendizados, empreendedorismo e administração.