Carregando

Faculdade de Saúde Pública promove 26 cursos em Programa de Verão da USP

Fala, pessoal! Tudo certo? Hoje vamos sair um pouco dos nossos assuntos mais tradicionais pra conversar um pouco sobre um evento que está se aproximando, e que pode ser muito interessante para vários de vocês: o Programa de Verão da USP!

Programa de Verão da USP? Como assim?

Para quem ainda não conhece, o Programa de Verão da USP é uma programação especial de cursos de extensão universitária oferecida pela Faculdade de Saúde Pública, sob responsabilidade de sua Comissão de Cultura e Extensão Universitária. O objetivo do evento é desenvolver e fortalecer, de maneira rica, os laços do ambiente acadêmico com a comunidade.

Em 2022, o programa chega à sua 29ª edição, no período de 17 de janeiro a 18 de fevereiro, em que serão oferecidos 26 cursos que refletem a diversificada atuação dos departamentos da Faculdade. Vale ressaltar que, por conta da pandemia de Covid-19, os cursos serão ministrados de forma híbrida, ou seja, parcialmente remota e parcialmente presencial.

Quais tipos de cursos são oferecidos?

Segue a lista!

  1. A arte da redação científica (remoto)
  2. A CIF e seu modelo biopsicossocial na clínica, na pesquisa e na gestão de serviços de saúde: experiências teóricas e práticas (remoto)
  3. A prática da redação científica (presencial)
  4. A saúde que se comunica: linguagem, análise de experiências e práticas de produção em rádio e podcast (remoto)
  5. Análise de Condições Necessárias (NCA) para desfechos em epidemiologia (remoto)
  6. Análise de conteúdo com suporte do software NVivo Release 1. Uma abordagem com diferentes autores na produção de dados em pesquisa qualitativa (remoto)
  7. Análise espacial em saúde pública (presencial)
  8. Atualidades em Ciência de Alimentos (remoto)
  9. Avaliação de sistemas e serviços de saúde (remoto)
  10. Classificação NOVA e o Guia Alimentar: teoria e prática (remoto)
  11. Epidemiologia de serviços de saúde (remoto)
  12. Indicadores ambientais como subsídio para o ordenamento territorial local e regional (remoto)
  13. Lendo, entendendo e apresentando dados em saúde pública (remoto)
  14. Machine learning para predições em saúde (presencial)
  15. Métodos epidemiológicos aplicados a programas de imunizações (remoto)
  16. Modelos de regressão aplicados à epidemiologia (remoto)
  17. Modelos idade-período-coorte (remoto)
  18. Os corpos na formação em Saúde (remoto)
  19. Pesquisa Ação Participativa e Empoderamento (remoto)
  20. Pesquisa-ação com jovens na crise da covid-19 (remoto)
  21. Poluição do ar — uma ameaça global à nossa saúde (remoto)
  22. Saúde planetária no Antropoceno: Que conexões com a saúde? Que determinantes sociais? Que ações intersetoriais e interdisciplinares? (presencial)
  23. Sistemas de Informação Geográfica Participativos (SIGP) para planejamento urbano e saúde ambiental (remoto)
  24. Sistemas alimentares saudáveis e sustentáveis (remoto)
  25. Tecnologias de imageamento aéreo: o uso de drones para diagnóstico, monitoramento e planejamento ambiental e urbano (remoto)
  26. Variáveis de confusão, mediadores e modificadores de efeito: princípios para sua análise em estudos epidemiológicos (presencial)

Legal! E como eu me inscrevo no Programa de Verão da USP?

É bem simples, na verdade! Basta que, entre os dias 18 de outubro e 6 de dezembro de 2021, você entre no site da Faculdade de Saúde Pública e clique no botão “Inscrever-se”, no menu que fica na parte superior esquerda do site. Lá, você cria uma conta no sistema do Programa (ou faz o login, caso já possua uma conta), e então seleciona os cursos que deseja fazer. Recomendamos não demorar, pois as vagas são limitadas!

Após selecionar os cursos desejados e verificar se as datas estão corretas, finalize sua inscrição e gere um boleto. O prazo para o pagamento deste boleto é de 2 dias úteis, então não enrola, hein?

O preço de cada curso varia. Alguns, como o de Atualidades em Ciência dos Alimentos, custam apenas 60 reais, enquanto outros, como o de Modelos de Regressão Aplicados à Epidemiologia, chegam aos 600 reais. Em geral, pode-se dizer que a média dos preços fica na casa de 250 reais. Em todo caso, antes de fechar o boleto, pense bem nas escolhas que vai fazer! De resto, é só aproveitar!

Agora, sabe onde você também pode encontrar conteúdos ricos, mas de graça? Na Academia Medway! É só escolher um ebook, minicurso ou qualquer outro material e aproveitar! Dedique-se e aproveite muito! Use esse aprendizado para começar a direcionar seu foco para a residência médica. 

E se você está no 5º ou 6º ano já pensando em se preparar para ingressar em uma instituição, que tal aproveitar o Extensivo Medway? Por lá, você se prepara para as principais instituições de São Paulo, com direcionamento e uma base de conteúdos completa.

É isso, moçada! Até a próxima!

Receba conteúdos exclusivos!

Telegram
JoãoVitor

João Vitor

Capixaba, nascido em 90. Graduado pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e com formação em Clínica Médica pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HC-FMUSP) e Administração em Saúde pelo Hospital Israelita Albert Einstein (HIAE). Apaixonado por aprender e ensinar.