Você conhece o concurso da FJG para residência médica e as opções de acesso direto? Geralmente, após a faculdade de medicina, o profissional busca alguma especialização, também conhecida como residência.
Em algumas, você entra logo depois da graduação, mas em outras, precisa cursar uma especialização intermediária. As que estão disponíveis apenas para quem tem o bacharelado são conhecidas como especialidades de acesso direto.
Para isso, preparamos um conteúdo especial para você saber como o acesso direto funciona. Continue a leitura para compreender sobre o programa da FJG para residência médica e os caminhos para ingressar na instituição de sua preferência.
A FJG (Fundação João Goulart) é uma instituição do Rio de Janeiro que realiza periodicamente um concurso para capacitação de profissionais de Medicina. Assim, realiza projetos para o desenvolvimento de qualidade das políticas públicas do estado.
O concurso disponibiliza vagas para diversos hospitais municipais do Rio de Janeiro e apresenta vagas em várias especialidades, tanto de acesso direto quanto com pré-requisitos.
Para ter acesso às informações sobre as etapas do processo seletivo, você deve conferir o edital. A partir dele, é possível encontrar todos os detalhes sobre o cronograma de datas para cada fase, a divulgação dos resultados e as chamadas para matrícula.
Antes de seguir, se você está aqui é porque deseja realizar as provas de residência médica, certo? Então conheça o Extensivo Medway, que vai te preparar ao longo de 1 ou 2 anos para você ser aprovado nas residências mais concorridas de São Paulo. Quer se juntar às mais de 2.000 aprovações Medway no estado? Então o melhor ainda está por vir: você pode testar gratuitamente, durante 7 dias, o curso que preparou quase metade dos aprovados da USP e da Unifesp, incluindo aulas, simulados, questões comentadas e muito mais. Clique AQUI e inscreva-se agora.
Agora, voltando ao assunto, as residências de acesso direto são denominadas R1. Já as que exigem pré-requisitos, como outras especializações, são conhecidas como R3. Não se engane com o termo “acesso direto”, já que não é nada fácil entrar em cursos desse tipo.
É preciso passar em um concurso muito disputado, como o da FJG para residência médica, que requer uma excelente preparação. A boa notícia é que há cursos que podem ajudar nisso, como os que oferecemos.
Vale prestar atenção nos editais de concurso para residência, mesmo que você ainda não esteja no último ano de Medicina. Para verificar o cronograma do programa da FJG para residência médica, consulte todas as informações no site da instituição.
Manter-se informado sobre essas questões ajuda na sua preparação e, principalmente, na formatação do seu currículo. Isso porque muitas instituições fazem uma análise curricular como parte da seleção.
A prova de residência é dividida em duas fases. A primeira é composta por uma avaliação teórica, com questões sobre Clínica Médica, Cirurgia Geral, Ginecologia, Pediatria e Medicina Preventiva e Social.
Já na segunda fase, é preciso fazer uma prova prática, que inclui avaliação, hipótese diagnóstica e prescrição do paciente. Neste link, você entende melhor como uma avaliação prática para residência funciona.
Como última etapa do processo seletivo, o candidato à residência passa por uma entrevista. Geralmente, essa fase é considerada bem subjetiva, e o sucesso do médico depende muito dos critérios dos avaliadores da banca.
A residência médica foi instituída em 1977 como uma modalidade de pós-graduação. No mesmo decreto que autoriza a residência no nosso país, o MEC criou o CNRM (Conselho Nacional de Residência Médica), que se responsabiliza pelo credenciamento dos cursos.
Os principais concursos do país, incluindo o da FJG para residência médica, oferecem uma grande variedade de áreas para quem quer ingressar na carreira médica. Confira a lista de especialidades de acesso direto e a duração de cada uma abaixo.
As residências médicas conhecidas como R3 exigem um pré-requisito do aluno, como uma especialização em Clínica Médica, Pediatria ou Cirurgia Geral. Confira a lista com as opções de R3 na especialidade prévia.
Ser médico não é fácil: há muitos obstáculos para ultrapassar. Porém, com certeza, é uma profissão muito recompensadora, principalmente para quem tem a vocação de cuidar da saúde das pessoas.
Agora que você conheceu o processo seletivo da FJG para residência médica e as principais informações para ingressar em um programa de acesso direto, aproveite para conferir nosso conteúdo exclusivo sobre como criar um plano de estudos para alcançar o sonho de ser um residente!
Carioca da gema, nasceu em 93 e formou-se Pediatra pela UFRJ em 2019. No mesmo ano, prestou novo concurso de Residência Médica e foi aprovada em Neurologia no HCFMUSP, porém, não ingressou. Acredita firmemente que a vida não tem só um caminho certo e, por isso, desde então trabalha com suas duas grandes paixões: o ensino e a medicina. Siga no Instagram: @jodamedway