Inteligência Artificial: aliada ou vilã para os estudos da residência médica?

Conteúdo / Residência Médica / Inteligência Artificial: aliada ou vilã para os estudos da residência médica?

A Inteligência Artificial é uma realidade em praticamente todas as áreas da nossa vida. E na residência médica, isso não poderia ser diferente! Afinal, a tecnologia é e sempre foi uma grande aliada na hora de estudar, se usada da maneira certa, para não se tornar uma vilã.

Com a ajuda da IA, você pode encontrar esse caminho e usar todas as descobertas a seu favor. Inclusive para entender qual é a melhor técnica de estudos para você e conseguir priorizar, de fato, o que é mais importante estudar para as provas de residência.

Se interessou por esse assunto? Então continue a leitura para saber mais e tirar todas as suas dúvidas antes de aproveitar o que esse recurso tem a oferecer.

IA e a otimização dos estudos para a residência médica

Nos estudos para a residência médica, a Inteligência Artificial é usada em plataformas que identificam as necessidades dos alunos. Assim, podem personalizar o aprendizado de cada um, e oferecer sugestões, técnicas e conteúdo alinhado com o que o aluno realmente precisa.

A IA também consegue reconhecer o nível de conhecimento do estudante e registrar sua evolução na medida em que ele estuda. Além de apontar focos de atenção para melhoria e disciplinas em que o aluno se dá bem naturalmente.

Outra atividade otimizada pela IA é a correção de questões de residência médica. Você encontra na internet ferramentas que reúnem questões de provas de instituições de todo o país e corrige suas respostas depois. Algumas, até com explicações mais detalhadas.

Além disso, é possível avaliar seus resultados em testes e simulados e fazer um monitoramento de desempenho com essa tecnologia. Ou seja, são muitas possibilidades, e todas elas de grande contribuição para que você se prepare para as provas.

Como a Inteligência Artificial pode ajudar durante os estudos

A gente sabe que muitas dificuldades aparecem ao longo dos estudos para a residência médica. Mas a Inteligência Artificial pode ajudar em alguns pontos importantes para que você tenha mais rendimento e cumpra seu cronograma. Veja só!

Priorização de conteúdo

A IA pode propor, com base nas instituições ou na especialidade que você quer cursar, a priorização de conteúdo para seus estudos. Assim, você sabe o que estudar primeiro, e com mais foco, e o que pode ficar para depois, sem precisar se aprofundar.

Organização do tempo

Quando a IA identifica seu perfil, suas dificuldades e suas facilidades, ela pode oferecer estratégias valiosas de organização do tempo. A partir delas, você consegue aproveitar melhor seu horário de estudos e respeitar a prioridade que colocou no conteúdo, sem se sobrecarregar.

Acesso a materiais de qualidade

Se você tem dificuldade de encontrar materiais de qualidade para se preparar para a residência, a IA entra em cena novamente. Ela consegue não apenas encontrá-los, para montar uma lista com aqueles que se encaixam em seu perfil de estudos.

Planejamento

Se por acaso você tem dificuldades em montar seus cronogramas e planejar seus estudos, a IA pode ajudar também nesse caso. Ela monta programações especiais para você, dentro do tempo que você tem disponível para estudar e com base nas suas prioridades de conteúdo, para que você tenha um cronograma justo e não fique sobrecarregado.

Mentoria e orientação

Por vezes, é tanto conteúdo para estudar e tantos prazos para cumprir, que mesmo sabendo o que priorizar parece que nada rende. A IA está presente em plataformas de mentoria e orientação para ajudar você a compreender suas dificuldades, saná-las e te ajudar a ter muito mais produtividade.

Deve-se confiar 100% no que nos diz a IA?

A tecnologia nunca funciona totalmente bem. É uma ilusão pensar isso: máquinas também apresentam falhas, e precisam de intervenção humana para ajustar seu funcionamento e oferecer os resultados certos.

Não é que você não pode ou não deve confiar na Inteligência Artificial. A melhor dica é usar plataformas de IA que apresentem uma comprovação segura de que funcionam bem.

Basicamente, o princípio é o mesmo das fake news. Não basta jogar a sua dúvida no Google e acreditar de cara no primeiro resultado que aparece, sem explorar outras possibilidades e checar as fontes, certo?

Com a IA, você precisa ter certeza de quem é o desenvolvedor responsável pelo sistema, se outros usuários tiveram bons resultados e se a plataforma tem uma funcionalidade adequada. Assim, você pode investir seu tempo de estudos nesse recurso e torná-lo uma parte importante da sua preparação.

Quando você conta com plataformas seguras e otimizadas, não precisa ter medo! Você pode confiar em praticamente tudo o que ela propõe, e se algo não bater de imediato, você pode realizar adaptações de acordo com o seu perfil.

Por exemplo, se uma IA avaliou suas respostas a um questionário e sugeriu determinada técnica de estudos que você não conseguiu colocar em prática em um primeiro momento, não quer dizer que ela está completamente errada. 

Você pode simplesmente repensar alguma etapa dessa proposta, fazer do seu jeito e aparar as arestas para ter o resultado que você espera.

O desempenho da Inteligência Artificial nas provas de residência

A Inteligência Artificial também recebeu aprovação recente para ser usada em provas de residência. O Chat GPT, criado pela empresa Open AI, que cria textos a partir de instruções e perguntas dos usuários, é uma ferramenta que será utilizada em breve nos exames norte-americanos.

A intenção é que esse tipo de IA ajude a reconhecer fraudes, contribua para a aplicação da Medicina em contextos educativos e ainda permita uma tomada de decisões clínicas mais inteligentes. As pesquisas ainda estão em curso, mas em breve teremos mais novidades sobre como a funcionalidade dessa tecnologia acontece na prática.

E então, gostou de saber mais sobre o uso da Inteligência Artificial nos estudos para a residência médica? Como você pode ver, ela pode sim ser uma ótima aliada para a sua preparação, se usada do jeito certo e em plataformas desenvolvidas por fontes confiáveis. Se você tem a oportunidade de acessar o recurso, vale a pena fazer o teste!

Quer ficar por dentro de mais novidades e atualizações na área da Medicina? Cadastre-se agora mesmo em nossa newsletter e recebe tudo diretamente em seu e-mail!

Ana KarolineBittencourt Alves

Ana Karoline Bittencourt Alves

Catarinense nascida em 1995, criada em Imbituba e apaixonada por uma praia. Formada pela Universidade Federal de Santa Catarina em 2018, com residência em Clínica Médica pela Universidade de São Paulo (USP-SP 2019-2021) e professora de Clínica na Medway. "Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua produção ou a sua construção. Quem ensina aprende ao ensinar e quem aprende ensina ao aprender" - Paulo Freire. Siga no Instagram: @anakabittencourt