É comum que com o início do ano metas de todos os tipos sejam estabelecidas. Sejam elas relacionadas à saúde, comportamento ou estudos, é uma ideia normal buscar estipular objetivos para hábitos positivos. Caso você tenha estipulado uma meta de leituras para o este ano, talvez uma lista de livros médicos atualizada para 2024 sirva bem aos seus propósitos.
Aqui, a ideia é trazer algumas sugestões de livros sobre diversos temas dentro do universo da medicina, que vão contribuir para o estudo direcionado que os futuros ou atuais residentes já estão fazendo, seja em cursos preparatórios para residência ou nela mesma.
Além disso, algumas das opções podem te ajudar a entender mais sobre outros aspectos da área médica e aprender com a história de outros profissionais desse campo.
E mais: em alguns casos, essas leituras podem ter tudo a ver com a especialidade desejada ou em curso. Nesse caso, a ideia não é apenas contribuir na preparação para as provas de residência, mas aguçar os conhecimentos e estimular a busca por conteúdos em que você tenha curiosidade.
Uma ótima ideia, certo? Então vamos conferir melhor essa lista de livros médicos atualizada para 2024!
Nós sabemos que a rotina de quem está na preparação para a residência também pode envolver graduação, plantões, cursos livres e muito mais. Então, não leve essa lista como uma obrigação. Na verdade, são sugestões, e você pode fazer adaptações aos seus gostos e rotina. Isso para não falar dos próprios residentes.
Naturalmente, livros de ficção e não-médicos certamente fazem parte do seu planejamento. Diversão e estudo de outras disciplinas é sempre interessante — e muito importante. Então, se para você um livro médico já é o suficiente para bater a meta do ano, escolha o que melhor se adequar e caia de cabeça. Agora, se você é daqueles que devoram o que aparece pela frente, não deixe de aproveitar as oito opções abaixo!
Esta é uma organização desenvolvida por otorrinolaringologistas que atuam na Universidade Federal de São Paulo, a Unifesp, com atuação em medicina do sono.
Trata-se de uma área que compartilha temas de diversos currículos e especialidades, e por isso pode ser tão interessante. As pesquisas sobre medicina do sono, bem como espaços de atuação nessa área, vem crescendo muito. Não à toa, cada vez é mais importante para médicos que não sejam especialistas nesse tema tenham contato com conteúdos atualizados, uma vez que o impacto da qualidade do sono se dá em diversas esferas.
Com capítulos sobre fisiologia do sono, distúrbios respiratórios, insônias, hipersonias, parassonias e muito mais, esse livro de 416 pode também se tornar um importante material de consulta para futuros atendimentos. O livro é uma organização com a participação de diversos especialistas sobre o tema.
Editores: Fernanda Louise Martinho Haddad e Luis Carlos Gregório.
Coeditores: Danilo Anunciatto Sguillar, Fábio de Azevedo Caparroz, Milena de Almeida Torres Campanholo, Rafael de Andrade Balsalobre, Renato Prescinotto, Renato Stefanini, Rodrigo de Paiva Tangerina e Tatiana de Aguiar Vidigal.
Não há como fugir de discussões sobre os avanços científicos promovidos nos últimos tempos e como eles vêm impactando a medicina. Mas não para por aí. O perfil dos médicos, das faculdades e a própria interação dos novos profissionais com hospitais e pacientes também se alterou.
“As novas faces da Medicina” busca fazer uma ampla avaliação sobre esses diversos aspectos. A ideia é tratar não apenas das rápidas atualizações científicas a que o médico de hoje está submetido, mas também o aspecto prático e pessoal que também é significativo para a prática médica.
No livro, o autor busca falar com médicos recém-formados e em formação acerca de questões quentes. Escolha da profissão, formação, ensino, relação com os pacientes, a história do conhecimento e opções de áreas e formas de exercer a profissão são apenas algumas questões abordadas.
Autor: Protásio Lemos da Luz.
“Prevenção do Câncer” é um livro que busca lançar luz a dois aspectos fundamentais da medicina: saúde e educação. Com a contribuição de grandes autores e pesquisadores da área, o título tenta evocar discussões sobre a chamada “cultura da antecipação”. Como forma de abordar a prevenção e tratamento, o livro fala sobre ações educacionais na infância com o objetivo de colher frutos no futuro.
O livro tem 240 páginas e é fruto da contribuição de especialistas gabaritados da área. Ele conta com capítulos sobre a importância do manejo multiprofissional no tratamento do câncer, tabagismo, câncer de pulmão, câncer de pele, câncer de mama, câncer infantil, hereditariedade e nutrição.
Editor: Ricardo César Pinto Antunes.
Editores associados: Antônio André Magoulas Perdicaris e Roberto Gomes.
Este livro é uma excelente ideia para aqueles especialistas de diversas áreas que buscam compreender as manifestações cutâneas que podem ser apresentadas nas reações adversas a drogas. Não se trata apenas de um livro de consulta para dermatologistas, mas para especialistas de diversas especialidades, como a Pediatria, a Clínica Médica e diversas outras.
Com 49 capítulos, “Reações adversas às drogas: o espectro dermatológico na prática clínica” traz imagens ilustrativas coloridas em suas páginas. Essa é uma forma de compreender ainda melhor os aspectos visuais associados a esse tipo de reação. Com 816 páginas, o título é de autoria de um dermatologista e uma pediatra.
Autores: Paulo Ricardo Criado e Roberta Fachini Jardim Criado.
Lançado em 2016, esse livro foi escrito após uma palestra de Ana Cláudia Quintana Arantes em um TED Talks que viralizou na internet. Sendo uma das maiores referências sobre Cuidados Paliativos no Brasil, a autora fala sobre o tema sob uma perspectiva totalmente diferente.
Ao pensar nos cuidados paliativos, a escritora nos faz refletir que o nosso medo não deveria ser o da morte em si, mas de chegarmos ao fim da vida sem sequer aproveitá-la. Com essa leitura é possível repensar muitas questões sobre cuidados paliativos e oferecer às pessoas a oportunidade de viverem bem até o dia de sua partida.
Editora: Sextante.
Para quem se interessa por história e cirurgia, este livro é a escolha certa. Em Medicina dos Horrores, a historiadora Lindsey Fitzharris vai contar sobre como era o universo da cirurgia no século XIX.
Lugares abafados, procedimentos assistidos por plateias lotadas, operações sem luvas, falta de higiene básica e falta de anestesia são algumas das características que representam o cenário daquela época.
Mas é nessa realidade que surge Joseph Lister, um jovem médico que mudou o curso da história. Essa é uma boa opção para quem deseja desvendar o campo cirúrgico no século XIX.
Editora: Intrínseca.
No livro Estação Carandiru, vamos acompanhar o relato de 10 anos de atendimento voluntário do médico brasileiro Drauzio Varella na Casa de Detenção de São Paulo — o maior presídio do país.
Além de saber como era a rotina e o trabalho do médico na prevenção à AIDS, vamos conhecer o código penal não-escrito que organiza o comportamento da população carcerária, e entender mais sobre o sistema carcerário brasileiro. O livro recebeu o Prêmio Jabuti em 2000 e foi transformado em filme em 2003.
Editora: Companhia das Letras.
Por fim, o último livro, também escrito por Drauzio Varella, é O médico doente. Nessa obra, vamos acompanhar o relato da própria experiência do médico com a proximidade da morte, após ter contraído febre amarela.
Apesar de ser um médico cancerologista e conviver com a morte todos os dias, Drauzio não estava preparado para estar no papel inverso, como paciente. Assim, a leitura traz de perto a experiência do doutor e nos faz refletir sobre o exercício da prática médica.
Editora: Companhia das Letras.
Ok, essa lista de livros médicos fez a diferença para o seu planejamento anual? Porque nós esperamos ter ajudado! Mas, como conhecimento nunca é pouco, ainda temos mais uma dica para dar.
Estamos falando sobre a Academia Medway, nossa página de conteúdos exclusivos sobre residência médica e medicina de emergência para você aproveitar gratuitamente. Por meio da academia, basta procurar o conteúdo — ou, é claro, os conteúdos — que mais tem a ver com a sua necessidade e fazer os downloads.
E-books sobre AVC, choque, PALS, ACLS, infarto e crises de asma são apenas algumas das opções segmentadas para medicina de emergência. Agora, se o assunto é preparação para a residência, por lá você também conta com guias estatísticos e treinamentos para algumas das principais instituições de residência do país. Não vai perder, certo? Então acesse agora mesmo a Academia!
Catarinense e médico desde 2015, Djon é formado pela UFSC, fez residência em Clínica Médica na Unicamp e faz parte do time de Medicina Preventiva da Medway. É fissurado por didática e pela criação de novas formas de enxergar a medicina. Siga no Instagram: @djondamedway