Notas de corte da residência médica no Enare 2023 por especialidade

Conteúdo / Residência Médica / Nota de corte da residência médica do Enare 2023

Por se tratar do processo seletivo unificado mais abrangente do Brasil, o Enare chama a atenção de um grande volume de médicos pelo País. Além da grande quantidade de vagas, instituições de diversos estados fazem parte do processo seletivo. E caso você tenha prestado esse processo seletivo, a nota de corte do Enare 2023 certamente está entre uma das suas principais prioridades.

Você pode tirar não apenas essa, como diversas outras dúvidas no blog da Medway. Vale lembrar que os processos seletivos para residência médica possuem particularidades. Especialmente no caso do Enare, devido ao tamanho do processo em número de instituições e candidatos, é importante estar sempre atento aos detalhes.

Antes de tudo, se você já está se perguntando como iniciar os estudos para garantir uma vaga de R1 através do Enare, se liga nessa dica! O Intensivo Enare é a resposta!

O curso é totalmente direcionado para a maior prova de residência médica do Brasil e te oferece recursos imperdíveis, como aulas totalmente focadas no Enare, simulados autorais seguindo o padrão da prova, guia estatístico com os assuntos que mais caem e muito mais! Você não vai perder essa oportunidade né? Não perca tempo e se cadastre na nossa lista de espera para ter a chance de se preparar com a gente!

Agora, bora entender melhor esse processo seletivo e descubra as notas de corte do Enare a seguir!

Notas de corte da residência médica no Enare 2023

No caso do processo seletivo de 2022 com acesso em 2023, foram 77 instituições oferecendo vagas para as especialidades de acesso direto. E não foram poucas as vagas oferecidas. No total, 2.662 delas foram abertas para o processo seletivo de acesso no próximo ano.

Neste ano, o Enare mudou o formato de aprovação para a segunda fase, e de acordo com o edital da instituição, estarão classificados para a segunda fase os candidatos que alcançarem no mínimo 50% dos pontos da prova, que compôs a primeira etapa do processo seletivo. E, essa regra é válida para os candidatos de todos os programas de residência médica.

A prova de residência médica do Enare 2023

A prova de residência médica do Enare de 2022 para acesso em 2023 possui duas fases. As notas de corte destacadas aqui dizem respeito ao piso para conseguir passar da primeira para a segunda delas.

A primeira etapa do exame foi constituída por uma prova objetiva, que equivale a 90% da nota final. Os outros 10% que compõem a nota final ficam para a segunda fase, que consiste na análise curricular dos candidatos. Aqueles que conseguiram atingir a nota de corte, passam para a próxima fase.

Para ver mais sobre o resultado da primeira fase, acesse o nosso artigo específico sobre o tema aqui!

Foi para a segunda fase?

Se você foi um dos aprovados para a etapa seguinte do processo seletivo de residência médica, está a um passo de entrar na instituição que você deseja. E isso não é qualquer coisa! Além de uma grande concorrência, você também conseguiu encarar uma das maiores provas de acesso à residência médica no Brasil.

É claro, um curso como o Intensivo Enare da Medway seria importante pelos meados do ano, quando a prova ainda não foi aplicada. Contudo, se os estudos precisarem continuar no próximo ano, ele não deixa de ser uma opção. E ainda assim, existem diversos outros cursos da Medway para você!

Prepare-se para a prova!

Por fim, se você está precisando de um apoio para se preparar para os exames, venha conhecer os nossos Extensivos, que darão todo suporte que você precisa para conseguir a tão sonhada aprovação. Teste o Extensivo Medway por 7 dias totalmente gratuitos e conheça todos os benefícios e as ferramentas que vão fazer a diferença nos seus estudos!

JoãoVitor

João Vitor

Capixaba, nascido em 90. Graduado pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e com formação em Clínica Médica pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HC-FMUSP) e Administração em Saúde pelo Hospital Israelita Albert Einstein (HIAE). Apaixonado por aprender e ensinar. Siga no Instagram: @joaovitorsfernando