O que é um tutor na residência médica?

Conteúdo / Residência Médica / O que é um tutor na residência médica?

E aí, amigos! Já pensou em ter um papel ativo na educação dos residentes? Ser tutor na residência médica é um papel muito importante no desenvolvimento de novos doutores. Hoje vamos te mostrar o que é essa função e como ela é importante nesse ciclo.

Algumas pessoas nunca pararam para pensar em quem avalia ou ajuda os alunos. Esse texto vai te dar uma luz no fim do túnel sobre esse tema, tranquilo? Segue para saber mais!

Afinal, o que é um tutor na residência médica?

Em literaturas europeias, o tutor é título de um professor que se preocupa em ensinar o aluno a “aprender a aprender”. Assim, o papel do tutor na residência médica não é nada além do profissional da saúde que tentará passar o melhor ensinamento para os residentes, fornecendo feedback e suporte do ensino durante sua formação.

Os tutores de residência médica são geralmente médicos experientes em uma especialidade específica que trabalham em estreita colaboração com os residentes para ajudá-los a desenvolver habilidades clínicas e de tomada de decisão.

Na agricultura, o tutor é aquele que ajuda uma planta nova e frágil com seu crescimento. Na residência, um bom tutor ao seu lado é um dos fatores primordiais para o sucesso da sua formação. 

Qual é o papel de um tutor? 

Um médico tutor não ajuda apenas com o desenvolvimento do conhecimento clínico. Como dito anteriormente, ele também ajuda o residente a “aprender a aprender”. Mas o que é isso? Bom, cada momento da residência é um aprendizado para o residente — a ideia é ajudá-lo a absorver os mínimos detalhes e conteúdos. 

E isso não vai ajudar só na residência médica, pois até um médico sênior se depara com algo novo de vez em quando (mais comum do que vocês imaginam). Um profissional da saúde precisa saber como transformar todas suas experiências em sabedoria.

Dessa forma, o médico tutor tem um papel grande no crescimento pessoal do aluno. Afinal, não é apenas o desenvolvimento clínico do residente que é avaliado para promoção, mas também o desenvolvimento de atitudes éticas, como o comportamento ético, relacionamento com a equipe de saúde e com o paciente, além do interesse pelas atividades. 

Assim, os papéis de um tutor na residência médica são:

  • auxiliar os residentes na compreensão da teoria e prática médica em sua especialidade;
  • orientar os residentes no desenvolvimento de habilidades clínicas e de comunicação;
  • avaliar o progresso dos residentes e fornecer feedback regular sobre seu desempenho;
  • participar de reuniões e discussões de casos com os residentes para revisar casos e discutir opções de tratamento;
  • promover a ética profissional e a responsabilidade social entre os residentes;
  • ajudar a desenvolver planos de carreira para os residentes após a conclusão do programa de treinamento.

Como se tornar um tutor na residência médica?

Para se tornar um tutor de residência médica, você precisa de alguns requisitos mínimos, e são eles: 3 anos de experiência na especialidade e a conclusão do Mestrado na sua área de atuação. 

Claro, varia de especialidade para especialidade, mas sabemos que o caminho é longo para ter todos esses requisitos e nem todos querem atuar na área de ensino dos residentes, então não é um mercado saturado para achar trabalho.

Ainda sim, caso seu desejo seja ser o melhor tutor possível nos melhores hospitais, você pode adquirir habilidades ao longo da faculdade de Medicina ou na própria residência médica para potencializar suas habilidades de ensinar e seu currículo. 

Portanto, recomendamos um acúmulo de experiência de monitoria durante esses anos de universitário e residente. Além de rechear seu currículo, você vai entender os melhores caminhos para ensinar os novos médicos e qual é a forma mais eficaz de comunicação. 

Curtiu saber mais sobre o assunto?

Entendeu a importância do papel do tutor na residência médica? Um bom tutor pode elevar o nível da residência médica, é uma tarefa muito importante para a melhora da Medicina e devem ser muito valorizados.

É um longo caminho para chegar no nível de tutor, mas garanto que, se for seu desejo, você vai ajudar a criar ótimos médicos para o mundo! 

Está a fim de ser o novo residente? Então, venha conhecer os nossos Extensivos, que darão todo suporte que você precisa para conseguir a tão sonhada aprovação. Teste o Extensivo Medway por 7 dias totalmente gratuitos e conheça todos os benefícios e as ferramentas que vão fazer a diferença nos seus estudos!

DjonMachado

Djon Machado

Catarinense e médico desde 2015, Djon é formado pela UFSC, fez residência em Clínica Médica na Unicamp e faz parte do time de Medicina Preventiva da Medway. É fissurado por didática e pela criação de novas formas de enxergar a medicina. Siga no Instagram: @djondamedway