É bem capaz que você já assistiu a algum filme em que ocorre um crime, e o corpo da vítima é levado para os médicos descobrirem exatamente o que aconteceu. Bom, na vida real, quem cuida disso é a perícia médica.
Se você tem curiosidade sobre o que é perícia médica, basta lembrar que, embora ela se pareça bastante com uma consulta normal, tem um detalhe que faz a diferença: o objetivo é exclusivamente legal, ou seja, o médico que realiza a atividade não está em busca de indicar um tratamento.
Outra diferença é que, durante a perícia médica, algumas nomenclaturas são alteradas. Quem a recebe é chamado de periciando, enquanto o médico responsável por ela ganha o título de perito ou médico legista.
Vale destacar que, mesmo durante a perícia médica, ainda é feito o procedimento padrão de uma consulta: anamnese, exame físico e solicitação de exames (quando for necessário).
Na hora de cogitar para que serve a perícia médica, considere que existem muitos motivos para ela ser solicitada: desde resoluções de crimes, com a vítima ainda viva ou morta, até a solicitação de benefícios no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
Isso porque a avaliação de um perito é necessária para atestar que o solicitante do benefício do INSS está realmente impossibilitado de trabalhar e apto a receber o auxílio.
Após o fim da consulta, o profissional deve preparar o Laudo Médico, ou seja, o resultado da perícia médica. Nele, estão todas as informações coletadas pelo perito, assim como a conclusão a que ele chegou.
Inclusive, por meio desse Laudo, as autoridades fazem uma análise e tomam a decisão judicial que pode mudar a vida das outras pessoas. Por isso, o profissional que trabalha na perícia médica precisa prestar atenção aos detalhes e ter muita ética.
É indicado que a pessoa interessada na área faça uma especialização em perícia médica, afinal, o cargo conta com grandes responsabilidades. Conforme explicamos, o perito ajuda a resolver questões judiciais e criminais.
Além disso, certas áreas requerem concursos, como a de aprovação de benefícios para o INSS. Logo, uma especialização em perícia médica prepara o interessado para esse tipo de prova.
Na maioria dos cursos, além de Química e Biologia, há matérias como Direito e Sociologia, justamente para que o profissional esteja apto a auxiliar no campo jurídico.
O perito pode atuar no Instituto Médico Legal (IML), para descobrir e atestar a causa da morte de uma vítima, por exemplo. Nesse ambiente, o profissional faz autópsias, visando identificar o que levou ao óbito.
Além disso, existe a possibilidade de trabalhar em empresas privadas, para realizar consultorias em questões jurídicas, bem como se aliar a organizações relacionadas à Medicina do Trabalho.
Por fim, o médico também pode seguir na carreira acadêmica, dando aula não apenas no curso de Medicina e em pós-graduações, mas até no curso de Direito, justamente por conta da possibilidade de solucionar crimes.
Quanto ao salário, o valor tem uma média de R$ 13.500, mas pode variar levando em consideração a região, o concurso passado e as funções desempenhadas. Caso o interessado opte pela área acadêmica, pode ganhar ainda mais.
Apesar de serem áreas diferentes, ambas atuam fazendo avaliações para a Justiça tomar a decisão mais acertada. Na Psiquiatria Forense, por exemplo, é traçado um perfil psicológico de um procurado.
Dessa forma, as avaliações psicológicas ajudam o profissional a identificar o nível de consciência ou inimputabilidade do indivíduo sobre as suas ações, o que pode mudar a decisão da Justiça.
Enquanto isso, a perícia médica foca mais na parte física. A análise busca saber se o paciente está fisicamente incapacitado para o trabalho ou se o crime deixou marcas no corpo.
Porém, em ambas as áreas, o especialista atua motivado por ordem judicial ou por requerimento do próprio suspeito, algo que faz parte da estratégia de defesa do indivíduo em alguns casos.
Agora que você já sabe tudo sobre perícia médica, curtiu a ideia de fazer essa especialização? Aproveite o tema e dê uma olhada no nosso artigo sobre Traumatologia Forense. Dessa forma, você sabe mais sobre o assunto e melhora seu desempenho para garantir a aprovação.
Vale destacar que, além dos nossos cursos preparatórios, temos materiais gratuitos, com conteúdos para estudos, como e-books e minicursos. Não perca tempo e confira todo o nosso material.
Paulistano nato, criado nas ruas do Ipiranga, médico ginecologista e obstetra formado na UNICAMP, mestrado em Saúde Reprodutiva pela UNICAMP, e professor da Gineco-Obstetrícia da Medway. Só nasce grande filhote de monstro. Siga no Instagram: @marcosgineco