Plantão no Natal e Ano Novo: como fica?

Conteúdo / Residência Médica / Plantão no Natal e Ano Novo: como fica?

Depois da adrenalina dos jogos da Copa do Mundo, é impossível não se contagiar pelo clima de fim de ano e férias. E aí, para quem trabalha na área da saúde, sempre fica a questão: e o plantão no Natal e Ano Novo, como vai ser? Para muita gente, não dá para fugir desse compromisso, e tá tudo bem, porque faz parte da profissão.

Mas vale a pena ter as informações em mãos para se organizar e até ver se rola fazer alguns ajustes com o RH, no caso das instituições particulares, ou mesmo uma troca com um colega, se a instituição permitir. 

Além disso, com o esquema em mãos, fica mais fácil encarar os desafios que essas datas especiais trazem e se preparar melhor para prestar um atendimento de qualidade, seja qual for a época do ano.

Então, vamos lá? A seguir, você confere um pouco mais sobre como os plantões para dezembro podem se organizar e já tem uma ideia do que esperar, seja como residente, estagiário ou médico.

Afinal, como fica o plantão no Natal e Ano Novo?

O plantão de Natal e Ano Novo acontece nos dias 25 e 31 de dezembro, respectivamente. Aqui, a gente mostra uma previsão de como tudo vai funcionar, de acordo com a maioria dos órgãos e secretarias de saúde do Brasil.

Mas é claro que mudanças podem acontecer de acordo com cada região do país. Por isso, fique de olho e não se esqueça de confirmar nossos dados, para cumprir com seu cronograma de trabalho corretamente, certo?

Vale lembrar ainda que, normalmente, essas datas exigem que os profissionais atuem em sistema de escala. Por vezes, isso pode ser bem flexível se bem combinado com superiores e colegas, mas talvez também seja bem restrito. 

Avalie suas possibilidades e combine tudo muito bem, tanto para assegurar questões trabalhistas quanto para garantir o bom funcionamento da instituição. No mais, é provável que tudo ocorra da seguinte maneira:

UPA/CRS

Em Unidades de Pronto Atendimento e Centros Regionais de Saúde, o funcionamento será 24 horas. Isso porque são espaços que oferecem atendimento de urgência e emergência por demanda espontânea.

Os atendimentos acontecem de acordo com a classificação de risco. Então, a necessidade de plantão de Natal e Ano Novo é certa.

SAMU 192

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência está disponível 24 horas para a população, como você sabe. Portanto, quem trabalha com ele já está habituado a plantões.

E aos atendimentos, que ocorrem por demanda. Será apenas uma questão de conferir se você será chamado em uma das duas noites de feriado.

CAPS, Unidade de Acolhimento e Residência Terapêutica

Os Centros de Apoio Psicossocial estarão na ativa durante as duas semanas de fim de ano. Ou seja, inclusive nos dias 25 e 31.

O atendimento é feito 24 horas. Dessa maneira, você precisa averiguar como o sistema de escala será estruturado e conferir seu horário de atuação.

Vacinação

As unidades e postos de saúde que aplicam vacinação também têm horários especiais nesse fim de ano. Embora não estejam disponíveis 24 horas por dia, você poderá ser chamado no período pré-determinado.

Geralmente, ele se estabelece entre 7h e 11h, e depois entre 12h e 17h. Mas pode ser que algumas unidades decidam vacinar apenas em um desses períodos nos dias 25 e 31.

CCZ

Já os Centros de Controle de Zoonoses também terão plantões mais moderados. Nas últimas semanas do ano, o trabalho acontecerá das 6h às 21h.

Entre os atendimentos que acontecerão dentro da normalidade, estão o recebimento de animais com leishmaniose, aplicação de vacina antirrábica e coleta de sangue. Alguns centros aproveitarão as datas para abrir processos de adoção de animais na parte da tarde.

URR

As Unidades de Resposta Rápida estarão em plantão 24 horas. Os espaços prestam atendimento aos profissionais de saúde da rede pública e particular.

Seu principal objetivo é oferecer orientações, tratamentos, exames e outros procedimentos inerentes a doenças de notificação compulsória. Caso precise de atendimento com o médico, essa informação é valiosa.

SAE

Os Serviços de Atendimento Especializados ficam fechados nos dias 24, 25 e 31. Dessa maneira, não há atendimento ambulatorial e o agendamento de consultas será pausado e esquematizado novamente para os outros dias disponíveis.

Essa determinação também vale para o acolhimento realizado pela equipe multiprofissional. O que inclui psicólogos, assistentes sociais, equipes de enfermagem e demais profissionais atuantes.

UBS/UBSF

Por outro lado, as Unidades Básicas de Saúde e de Saúde da Família costumam fechar não somente nos dias 25 e 31. Mas também nos dois ou três dias anteriores a eles, conforme a localização.

Dessa maneira, serviços ambulatoriais, consultas, curativos e outros procedimentos mais simplificados estarão suspensos. O mesmo é válido para o SESAU, suas repartições e serviços, como é o caso do Cartão SUS.

E é assim que funciona o plantão no Natal e Ano Novo

Mais uma vez, é importante reforçar que esses horários podem mudar, especialmente quando se trata do serviço público de saúde municipal. As prefeituras podem estabelecer outros horários de funcionamento, então nunca deixe de checar.

Na rede particular, os médicos podem ter um pouco mais de flexibilidade para ajustar seus horários. Então, não há como passarmos uma previsão, porque cada instituição trabalha com um sistema diferente, conforme sua área de especialização ou com as demandas de pacientes para serviços de internação, UTI e demais atendimentos.

Mas é isso! Agora você está por dentro de como costuma ser o plantão no Natal e no Ano Novo. Portanto, é só se preparar para conciliar suas atividades na saúde com o período de férias e encerrar mais um ano com chave de ouro e muitas conquistas na área da Medicina e da saúde.

Depois, bola pra frente, porque muita coisa nos espera, inclusive outros feriados e plantões, não é mesmo?

Gostou do que viu por aqui? Não deixe de continuar a se informar sobre outros assuntos como esse, acessar mais dicas e orientações sobre a residência médica, porque se você ainda não tem que fazer esses plantões agora, eles te esperam lá na frente, quando você se tornar um residente. 

Acompanhe mais conteúdos sobre medicina, dicas de estudos e Cobertura de Prova no nosso Blog, e ative as notificações para não perder nada!

BrunoBlaas

Bruno Blaas

Gaúcho, de Pelotas, nascido em 1997 e graduado pela Universidade Federal de Pelotas (UFPEL). Residente de Clínica Médica na Escola Paulista de Medicina (UNIFESP). Filho de um médico e de uma professora, compartilha de ambas paixões: ser médico e ensinar.