Carregando

Prova de residência médica e gabarito do IAMSPE 2021

Quem fez a prova de residência médica do IAMSPE 2021 (que aconteceu em 12/12/20) viu de perto que essa prova mudou um pouco o molde no ano da pandemia e consistiu em somente 80 questões — ao invés das tradicionais 100 — de múltipla escolha, para serem realizadas em 3 horas e meia. Não é um tempo dos mais longos, então muita gente teve que correr contra o relógio!

E você, fez a prova do IAMSPE 2021? Achou difícil? Colocamos aqui o link para a prova na íntegra e o gabarito. Mas, se você está aqui porque vai fazer a prova do IAMSPE 2022 e quer mais é saber como foi a prova no ano passado e tirar as suas dúvidas sobre as questões, continua aqui com a gente também…

A Medway vai te acompanhar por toda a reta final dos processos seletivos de residência médica 2022! Para ficar por dentro de tudo isso, fique de olho no nosso artigo completo de cobertura das provas de residência médica 2022 AQUI.

O gabarito do IAMSPE 2021 e a prova de residência na íntegra

Mas agora vamos falar do que provavelmente você mais está procurando agora: a prova objetiva na íntegra e o gabarito, que você pode baixar aqui.

Se você fez a prova de residência médica do IAMSPE 2021, já deixa aqui nos comentários o que você achou da prova teórica — e até das questões de prova multimídia.

Ah, e a gente não tá esquecendo que vocês também fizeram a prova prática multimídia não, tá? Felizmente, o IAMSPE já até divulgou o caderno de questões e as diretrizes de resposta, então você também já pode dar uma olhada na prova na íntegra aqui.

Você também pode se interessar por: Notas de corte da residência médica no Iamspe 2021 por especialidade

Correção da prova ao vivo para alunos Medway

No dia 14/12/20, fizemos a correção da prova de residência médica do IAMSPE 2021 em uma live exclusiva para os nossos alunos, com direito a comentários do nosso time de professores sobre todas as questões e o que foi cobrado em cada grande área – da mesma forma que fizemos com a prova da Unifesp, aliás! Sempre juntando o conteúdo padrão-ouro com o “bizuzinho” para você não errar mais os mesmos conceitos nas provas que ainda estão por vir!

Se você for nosso aluno, escreva nos comentários se você curtiu a live de correção da prova objetiva e das questões de prova multimídia do IAMSPE 2021 e continue contando com a gente para a correção das próximas provas, hein? Como a gente sempre diz, estamos juntos até o final!

Você pode assistir à gravação completa da live de correção da prova de residência médica e gabarito do IAMSPE 2021 aqui mesmo:

Vai fazer a prova do IAMSPE 2022? Então fica atento, pois vai rolar live de correção dela também! Clique AQUI para acessar o link da live e ativar o lembrete.

Mas o que já podemos adiantar da prova do Iamspe 2021?

Preparamos uma análise padrão-ouro da prova objetiva do IAMSPE 2021 para vocês, mas, se você ainda não conseguiu assistir e está morrendo de ansiedade, já te adianto que alguns assuntos que caíram os nossos alunos tiraram de letra!

É o caso dessa aula aqui do Marcos Marangoni, o Marcão, professor de Ginecologia e Obstetrícia na Medway, que foi muito bem lembrado por um dos alunos tanto na prova teórica quanto na prática!

Muitos alunos tiveram bons resultados na prova do IAMSPE 2021 por conta das aulas da Medway!

Teve ainda questão de SHU, que esteve no conteúdo da revisão da Ana Karoline dos últimos dias, e de Estenose Aórtica, que fez parte de uma das aulas do Gabriel Sgarbosa no CRMedway, nosso curso voltado para prova prática, como bem lembrou uma das nossas alunas:

prova do IAMSPE 2021 - imagem ilustrativa

Em Pediatria, em uma das revisões finais, abordamos Doença Celíaca, um tema que caiu na prova! Muita gente soube direitinho o que fazer por causa disso, é mole? Dá só uma olhada nesses relatos:

Na parte de Pediatria da prova do IAMSPE 2021, muitos alunos Medway também se deram bem
prova do IAMSPE 2021 - imagem ilustrativa
Elogio a Prof. Joana Rezende

Agora fique com a opinião dos nossos professores sobre como foi a prova de cada grande área na primeira e segunda fase do processo seletivo de residência médica da IAMSPE 2021:

Questões de Clínica Médica

Para o Alexandre Remor, o Alê, e o João Vitor, a prova foi “bem direta”. Segundo o Alê, apesar de ter mudado o padrão, os focos não mudaram.

“Apesar de ter mudado o padrão, os focos não estavam tão diferentes do que havíamos tratado no Intensivo São Paulo. Se você fez as provas antigas, vai ver que em Clínica Médica, houve de 4 a 5 questões muito parecidas com as da prova do ano passado. Mudou tanto assim com a mudança da banca? Eu não acho. A prova continuou com questões muito diretas – achei que foram até mais diretas, com menos raciocínio. Acredito que teve apenas uma questão de Clínica que exigiu muito raciocínio, na prova teórica”

Questões de Medicina Preventiva

Para o Djon Machado, professor de Medicina Preventiva aqui da Medway, no geral, a prova objetiva teve um nível de dificuldade de fácil a moderado, mas as questões de prova multimídia foram bem difíceis.

“Achei a prova multimídia difícil porque faltou muita clareza em demonstrar dentro do enunciado o que eles esperavam como gabarito. Acho que isso pode ter prejudicado. Foi uma prova que pegou mais o feeling do aluno do que cobrou conhecimento, e esse tipo de prova é bem complicado. A prova objetiva fugiu um pouco do padrão do IAMSPE dos últimos anos, que eu considerava uma das mais específicas. Agora achei que eles foram mais básicos nos enunciados. Mudou também o padrão por ter perdido um pouco de ênfase em indicadores hospitalares e SUS, mas mantiveram bastante uma pegada em relação a epidemias e endemias, e teve uma questão de imunização na prova discursiva, além de uma parte de declaração de óbito, que era muito forte lá”.

Questões de Ginecologia e Obstetrícia

Marcos Marangoni, o Marcão, professor de Ginecologia e Obstetrícia na Medway, disse que teve muitas questões “polêmicas” nas questões de Ginecologia e Obstetrícia do IAMSPE 2021.

“Essa prova de GO foi difícil. Achei bem difícil para uma prova de acesso direto. A gente conseguiu cobrir 6 dos 8 focos que caíram nas aulas do IAMSPE do Intensivo São Paulo. É uma prova que tem uma dificuldade enorme, pois eles pedem muitas particularidades e referências muito específicas, o grau de dificuldade do IAMSPE é esse mesmo.”

Questões de Cirurgia Geral

Na parte de Cirurgia, o Gabriel Sgarbosa, que é professor de Cirurgia aqui na Medway, disse que muita gente ficou preocupada com as questões de Cirurgia Geral do IAMSPE, mas a prova não é impossível – e muita coisa foi adiantada no conteúdo do Intensivo São Paulo e do CRMedway.

“Das 16 questões de Cirurgia da prova teórica do IAMSPE, a gente deu 14 no módulo do IAMSPE do Intensivo São Paulo. É uma prova difícil, mas só é impossível se você não sabe o que ela cobra”

O Sérgio, que também faz parte do time de Cirurgia da Medway, concordou que a prova é difícil, mas também disse que não podíamos esperar algo diferente.

“As questões de Cirurgia do IAMSPE representam muito bem o que é o serviço de Cirurgia Geral. É um serviço muito forte, que tem muita qualidade. A gente não ia esperar questões que não demandassem raciocínio clínico. As questões cobraram aquilo que é batido, que é comum, mas não entregaram nada de bandeja. Todas tinham um certo raciocínio. Cobraram muito detalhe. Tinha que ficar muito atento a vários detalhes do enunciado para conseguir gabaritar”

Questões de Pediatria

A prova de Pediatria teve alguns recursos possíveis na parte de Pediatria, mas não foram tantos assim. Falei um pouco disso na live:

“A prova teve um feeling de que foi meio corrida. Deu a impressão de que tinha que ser feita rápido para caber no tempo e de que muitas informações absolutamente necessárias tiveram que ser suprimidas na hora da questão. Isso pegou muita gente e abriu margem para recursos”

Por enquanto é isso! As provas de 2021 já foram, mas a preparação pra 2022 começou. Bora pra cima!

Se você ainda não prestou a prova do IAMSPE e tá aqui só pra ter uma ideia do que te espera no final de 2021, te convido a conhecer o Extensivo São Paulo, nosso curso que acontece ao longo do ano com videoaulas sobre os temas que você realmente precisa saber pra passar na residência dos seus sonhos. Com o Extensivo, você ainda tem acesso ao nosso app com milhares de questões comentadas e ganha, como bônus, o curso Intensivo a partir do meio do ano! Tá esperando o que? Inscreva-se agora!

Ah, e pra finalizar, eu tenho um convite pra você, estudante de Medicina que está estudando bastante para as provas de residência médica: estamos com tudo pronto para a Masterclass deste ano! Na Masterclass, o maior evento de Mentoria em residência médica do Brasil, você vai aprender o caminho para chegar aos 80% e ser aprovado em todas as provas de residência que você prestar. E a edição 2022 está cheia de novidades! Entre os dias 17 e 23/01, além de 3 aulas grátis, você vai ter plantões de dúvidas com o time de mentores da Medway e até a oportunidade de testar a Medway Mentoria gratuitamente! Inscreva-se!

Receba conteúdos exclusivos!

Telegram
JoanaRezende

Joana Rezende

Carioca da gema, nasceu em 93 e formou-se Pediatra pela UFRJ em 2019. No mesmo ano, prestou novo concurso de Residência Médica e foi aprovada em Neurologia no HCFMUSP, porém, não ingressou. Acredita firmemente que a vida não tem só um caminho certo e, por isso, desde então trabalha com suas duas grandes paixões: o ensino e a medicina.