Quais são as especialidades médicas com mais mulheres? Confira!

Conteúdo / Residência Médica / Quais são as especialidades médicas com mais mulheres? Confira!

Fala, galera! Hoje, como a maioria de vocês deve saber, é Dia Internacional da Mulher. Pensando nisso, trouxemos, de acordo com os dados da Demografia Médica 2023, quais são as especialidades médicas com mais mulheres. E aí, ficou curioso pra saber mais sobre o assunto? Então, continue a leitura com a gente! 

Afinal, quais são as especialidades médicas com mais mulheres?

As mulheres são predominantes em 19 especialidades médicas, enquanto os homens são maioria em 36. O cenário, como podemos observar, ainda não é o ideal. 

No entanto, muita coisa já mudou e estamos avançando cada vez mais. Hoje, médicas conseguem ocupar e se destacar em espaços que, anteriormente, eram preenchidos somente pelo gênero masculino. É preciso comemorar essa conquista e continuar lutando para que o cenário seja ainda mais igualitário. 

Agora, confira quais são as especialidades médicas que possuem mais mulheres

Dermatologia

A especialidade médica que sai na frente em se tratando do número de mulheres é a Dermatologia. A área conta com cerca de 8.236 médicas, que correspondem a 77,9% de todos os dermatologistas. 

Pediatria 

Na área da Pediatria, as mulheres também se destacam em relação à quantidade. De acordo com os dados da Demografia Médica 2023, cerca de 75,6% dos pediatras são do gênero feminino. 

Alergia e Imunologia 

As alergistas e imunologistas também são maioria! Isso porque 72,1% dos especialistas da área se identificam com o gênero feminino. E aí, esperava por essa? 

Endocrinologia e Metabologia 

A especialidade em questão está empatada com Alergia e Imunologia no tocante à porcentagem de mulheres. Isso porque, segundo os dados da Demografia Médica 2023, cerca de 72,1% dos especialistas são do gênero feminino. 

Outras especialidades 

Em Ginecologia e Obstetrícia, Hematologia e Hemoterapia e Genética Médica, as mulheres compõem pelo menos 60% dos especialistas. Enquanto isso, em Nutrologia, Medicina Física e Reabilitação e Gastroenterologia, os números são proporcionalmente equilibrados entre pessoas do gênero feminino e masculino.  

Pronto, agora você já sabe quais são as especialidades médicas com mais mulheres! 

Curtiu saber mais sobre as especialidades médicas que possuem mais mulheres? É importante comemorar a ocupação feminina nesses espaços e batalhar para que isso seja ainda mais comum! 

Está a fim de ser residente no Brasil? Então, venha conhecer os nossos Extensivos, que darão todo suporte que você precisa para conseguir a tão sonhada aprovação. Teste o Extensivo Medway por 7 dias totalmente gratuitos e conheça todos os benefícios que vão fazer a diferença nos seus estudos! 

GiuliaCardoso Masotti

Giulia Cardoso Masotti

Gaúcha, nascida no finalzinho de 1990, em 2011 migrou para Florianópolis completando sua graduação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2016. Fez Residência de Pediatria e Cardiologia Pediátrica pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Apaixonada por novos desafios, medicina e ensino.