Quais são as instituições com maior nota de corte em SP por especialidade?

Conteúdo / Residência Médica / Quais são as instituições com maior nota de corte em SP por especialidade?

Você sabe quais são as instituições com maior nota de corte em SP em processos de residência médica que aconteceram recentemente? Se não, é hora de se atualizar com a gente e usar essas informações para direcionar ainda melhor seus estudos.

Isso porque as notas de corte não apenas indicam competição, mas também o compromisso das instituições em selecionar os melhores profissionais para contribuir significativamente para o avanço da Medicina. Ou seja, a exigência é mesmo muita, mas faz parte! E você precisa caminhar de acordo com ela, se quiser finalmente ter o seu lugar ao sol.

Então, vamos ao que interessa! Ah, e não se esqueça: a nota de corte se refere à pontuação atingida pelo último candidato da lista de convocados para a segunda fase, certo? Bora nessa!

Afinal, quais são as instituições com maior nota de corte?

A seguir, você confere um apanhado geral sobre as instituições com maior nota de corte em SP nos últimos processos seletivos de residência médica. Assim, pode ter uma ideia do que te espera no futuro e de como precisa ser seu desempenho para conquistar a tão sonhada vaga em uma delas.

Cirurgia Geral

Na USP, a Cirurgia Geral destaca-se com uma nota de corte impressionante de 75,00. A Unifesp e a Unicamp mantêm elevados padrões com notas de 7,50 e 7,53, respectivamente, enquanto o ISCMSP registra 7,60 na pontuação.

Era de se esperar que a USP ficasse mesmo na frente nesse ranking, Afinal, essa é uma instituição referência nacional e internacionalmente nessa especialidade.

Neurocirurgia

A busca por especialização em Neurocirurgia atinge níveis extraordinários de competitividade. A USP lidera com uma nota de corte de 76,00, seguida de perto pela Unifesp, Unicamp e ISCMSP, que registram notas elevadas de 7,90, 7,88 e 7,80, respectivamente.

Como você pode ver, o nível de desempenho dos candidatos dessas instituições é muito similar. E altíssimo, como era de se esperar, o que mostra que você precisa se preparar, e muito, para prestar a prova nessas instituições.

Ginecologia e Obstetrícia

A USP mantém uma nota respeitável de 72,00 para Ginecologia e Obstetrícia, enquanto Unifesp e Unicamp seguem com notas de 7,10 e 7,49, respectivamente.

O ISCMSP mais uma vez apresenta elevada competitividade com uma nota de 7,60. A importância desses profissionais na saúde materna é refletida na demanda por essas especialidades.

Dermatologia

A Dermatologia emerge como uma especialidade altamente concorrida, com notas expressivas que seguem o padrão dos últimos anos para a especialidade. A USP e o ISCMSP compartilham uma nota de corte de 72,00, enquanto Unifesp e Unicamp apresentam notas de 7,30 e 7,89, respectivamente.

O Sírio Libanês, por sua vez, destaca-se com uma nota de 76,00, sendo a nota de corte mais alta entre as instituições analisadas, o que pode surpreender muita gente.

Otorrinolaringologia

Com uma nota de corte de 72,00 na USP e 7,40 na Unifesp, a Otorrinolaringologia evidencia a concorrência nessa área especializada em ouvidos, nariz e garganta. Unicamp e ISCMSP registram notas de 7,74 e 7,80, respectivamente, refletindo a demanda por especialistas em condições otolaringológicas.

Psiquiatria

A busca por especialização em Psiquiatria revela variações nas notas de corte entre as instituições. Na USP, a nota estabelecida é de 70,00, e demonstra a exigência da instituição para candidatos que desejam se especializar nessa área.

A Unifesp apresenta uma nota de 7,00, a Unicamp registra 7,63 e o ISCMSP estabelece a sua nota de corte em 7,50. Essas notas refletem diferentes critérios e padrões de avaliação em Psiquiatria, com cada instituição priorizando habilidades específicas e características desejadas para os futuros profissionais nesse campo.

Oftalmologia

A especialidade de Oftalmologia, centrada nos cuidados com os olhos, também revela variações nas notas de corte entre as instituições. Na USP, a nota de corte é de 71,00, indicando um nível de exigência para os candidatos.

A Unifesp apresenta uma nota de 7,20, enquanto a Unicamp registra 7,39 e a ISCMSP estabelece a sua nota em 7,80. Essas diferenças refletem a ênfase de cada instituição em aspectos específicos da Oftalmologia e a busca por profissionais altamente qualificados na área crítica da medicina ocular.

Neurologia

Na USP, a Neurologia lidera com uma nota de 74,00, enquanto Unifesp, Unicamp e ISCMSP registram notas de 7,30, 7,50 e 7,50, respectivamente. Essa é uma especialidade complexa, mas que tem atraído cada vez mais a atenção de médicos residentes em todo o país.

É por esse motivo, também, que a nota se mostra bastante alta. Portanto, se você pensa em prestar a prova nessas instituições e focar na Neurologia, é preciso mergulhar nos estudos desde já.

Anestesiologia

A Anestesiologia, essencial em procedimentos cirúrgicos, tem como o líder do ranking o Hospital Sírio Libanês, que apresenta notas elevadas de 75,00. Em seguida, a especialidade destaca-se na USP com uma nota de 71,00. Unifesp, Unicamp e ISCMSP apresentam notas de 7,50, 7,23 e 7,3, nessa ordem.

Essa especialidade está entre as que mostraram uma crescente busca por parte dos candidatos nos últimos processos seletivos. Presente em diversas atividades médicas, o anestesiologista trabalha normalmente em equipe, sendo um membro essencial e com alta demanda por todo o país.

Algo pode mudar em relação às instituições com maior nota de corte em SP?

Sim, as instituições com maior nota de corte em SP nos próximos anos. Pode até ser uma mudança pouco expressiva, mas acontece, porque o número de candidatos, o nível da prova e o desempenho dos participantes sempre pode ser diferente na medida em que a procura por especialização em Medicina aumenta.

O que você viu aqui serve como base para quando chegar a sua vez de prestar o exame, então continue a se atualizar a respeito dos números na medida em que você faz suas tentativas e que continua a estudar com dedicação para passar. Essas informações devem ser sempre usadas como incentivo, e não como uma competição negativa, combinado?

No mais, é isso aí! Agora você já sabe quais são as instituições com maior nota de corte em SP e nas principais especialidades médicas. O próximo passo é se preparar bastante para superar essa galera! Lembre-se também de acessar o Medway Radar para ficar de olho em apostas e dicas para várias provas, inclusive das instituições citadas aqui, além de uma série de lives pós-exame com nossa equipe de professores. Esperamos você!

DjonMachado

Djon Machado

Catarinense e médico desde 2015, Djon é formado pela UFSC, fez residência em Clínica Médica na Unicamp e faz parte do time de Medicina Preventiva da Medway. É fissurado por didática e pela criação de novas formas de enxergar a medicina. Siga no Instagram: @djondamedway