Carregando

Residências em Psiquiatria no SUS-SP: quais são?

Residências em psiquiatria no SUS-SP
Descubra quais são as residências em Psiquiatria no SUS-SP

Fala, pessoal! Hoje vamos falar a respeito das residências em Psiquiatria no SUS-SP. Não tem como falar de residência médica sem falar do SUS-SP: é de longe um dos maiores processos seletivos tanto no que diz respeito ao número de candidatos quanto à quantidade de vagas disponíveis para inúmeras especialidades! Isso sem falar no rol de instituições envolvidas! São 50 instituições de ensino médico que disponibilizam, todo ano, vagas para residências médicas de acesso direto e pré-requisito. 

A quantidade de instituições participantes é o fator mais atraente para aqueles que desejam a residência médica no SUS-SP e também é o que torna todo o processo pra lá de disputado: pra você ter uma ideia, só no último processo seletivo, com acesso em 2020, foram 786 vagas, incluindo 545 vagas de especialidades de acesso direto.

E a Residência Médica em Psiquiatria no SUS-SP costuma ser bastante procurada por ter duração de 3 anos e a forma de ingresso ser por acesso direto, ou seja, basta ter concluído a graduação em Medicina. No último ano, 14 instituições das 50 que participam das residências do SUS de São Paulo ofereceram 59 vagas no total na residência em Psiquiatria no SUS-SP e em 2019 a relação candidato/vaga foi de 24,7.

Como é a residência no SUS-SP

O concurso de admissão à residência médica do SUS-SP (Sistema Único de Saúde de São Paulo) tem sido considerado, atualmente, o maior concurso de residência médica do Brasil com 50 diferentes instituições de ensino médico de todo o estado de São Paulo e uma disputa ferrenha entre centenas de candidatos. O processo seletivo é organizado pela  Fundação Vunesp e ficar bem classificado é o que vai te ajudar muito no leilão de vagas. É que é assim, depois de enfrentar toda a concorrência, a escolha da instituição acontece apenas no momento do leilão do SUS.

Isso porque a escolha do hospital pra fazer a residência médica está diretamente vinculada ao leilão e ao desempenho do candidato nas provas. Aqueles mais bem classificados e que conseguem ocupar os primeiros lugares em cada especialidade podem  escolher em primeira mão qual das 50 instituições participantes desejam ingressar. É uma espécie de “leilão” mesmo e quanto maior a nota final, maiores as opções de locais disponíveis para escolher e essa escolha depende da ordem de classificação em cada especialidade.

E pra você saber tudo sobre como é a prova do SUS de São Paulo dá uma olhada neste artigo completíssimo que fizemos sobre a prova de residência médica do SUS-SP direto ao ponto

A residência em Psiquiatria no SUS-SP

A gente sabe, e sabe bem, que o trajeto até a residência médica é extenso e exige bastante dedicação. E que ao longo desse caminho, muitas dúvidas podem surgir. Uma delas é onde fazer a residência? Mas se você já sabe que quer cursar sua residência médica no SUS-SP, ainda deve estar pensando: mas onde exatamente? Qual hospital escolher no leilão de vagas? Que tal começar por aqui: conheça alguns dos principais hospitais do SUS-SP para fazer residência médica. 

Pra quem já sabe que a Psiquiatria é seu caminho, mas ainda precisa de uma ajudinha na escolha do local da residência, vem com a gente! Mas deixa eu te falar uma coisa: conseguir uma vaga em Psiquiatria no SUS-SP não é tarefa fácil! No mais recente processo seletivo, o de 2020/2021, a residência médica em Psiquiatria no SUS-SP ficou em 7º lugar no ranking das especialidades mais disputadas, com 17,4 candidatos por vaga! Tudo isso porque a Psiquiatria é uma especialidade de acesso direto com 3 anos de duração e com um mercado em expansão no Brasil, o que atrai bastante os médicos recém-formados. 

Por isso, se preparar com foco e qualidade pra essa prova é muito importante! Quer saber quais são as instituições que oferecem vagas em Psiquiatria no SUS-SP? Dá só uma lida neste artigo aqui sobre os 3 hospitais mais concorridos para fazer residência médica em Psiquiatria no SUS-SP.  Depois, confere aí a lista completa que a gente fez pra você!

Instituição Número de Vagas
Associação Lar São Francisco de Assis na Providência de Deus 4
CAISM Franco da Rocha – Juquery 8
CAISM Philippe Pinel 3
Faculdade de Medicina da Universidade de Santo Amaro – UNISA6
Centro Universitário Pe. Albino – UNIFIPA – FAMECA3
Hospital Augusto de Oliveira Camargo – Indaiatuba 4
Hospital das Clínicas Luzia de Pinho Melo 2
Hospital Geral de Carapicuíba 2
Hospital Santa Marcelina 3
Instituto de Psiquiatria Américo Bairral 14
Prefeitura Municipal de Guarulhos 2
Secretaria de Saúde de Mauá4
Serviço de Saúde Dr. Cândido Ferreira 2
USCS – Universidade Municipal de São Caetano do Sul 2

São muitas opções, mas prepare-se para enfrentar uma batalha! A concorrência pode até ser grande, mas a sua força de vontade é maior!  Pra te ajudar nessa jornada, dá só uma olhada no Guia Estatístico gratuito com os 5 focos mais importantes e que mais caem na prova de residência médica do SUS-SP com base em uma análise que fizemos das provas dos últimos seis anos. Perde tempo não, corre lá!

E aí, curtiu saber mais sobre quais são as residências médicas em Psiquiatria no SUS-SP?

Então já passou da hora de se preparar para as provas de residência e a gente está junto com você! Para mandar bem é preciso estudar do jeito certo e com direcionamento – e é justamente nisso que o Intensivo São Paulo vai te ajudar: são 40 aulas direcionadas com foco na prova de residência médica do SUS-SP, além de contar com um Guia Estatístico do SUS-SP. Nele, você vai encontrar todos os temas e assuntos que mais caem em cada grande área na prova de residência médica do SUS-SP – assim vai poder direcionar bem melhor os seus estudos com questões! Clique AQUI e inscreva-se agora!

Quer mais conteúdo gratuito sobre todos os temas da residência médica? Então vai lá na Academia Medway que você vai encontrar tudo o que precisa, como, por exemplo, como está a concorrência da residência médica no SUS-SP por especialidade. 

Bora pra cima! Vamos estudar juntos! 

Receba conteúdos exclusivos!

Telegram
JoanaRezende

Joana Rezende

Carioca da gema, nasceu em 93 e formou-se Pediatra pela UFRJ em 2019. No mesmo ano, prestou novo concurso de Residência Médica e foi aprovada em Neurologia no HCFMUSP, porém, não ingressou. Acredita firmemente que a vida não tem só um caminho certo e, por isso, desde então trabalha com suas duas grandes paixões: o ensino e a medicina.