Qual é o diferencial na preparação para a prova prática de residência médica?

A prova prática corresponde a 40% da nota de vários dos principais processos seletivos de residência médica. E, cada vez mais, tem cobrado conceitos teóricos. Por isso, acreditamos que é muito importante ter foco na preparação para a prova prática desde o início, ou seja, nunca deixar para a última hora!

Uma das melhores formas de se preparar de verdade é recorrer a um curso de prova prática de residência médica que vai fazer você brilhar nesse momento. Aqui na Medway, com o CR Medway, temos comprovado o impacto desse apoio na nota e no aumento das chances de aprovação. Nada como investir tempo na preparação certa!

Mas como um curso de prova prática de residência médica como o CR Medway pode fazer a diferença no desempenho do médico que está tentando uma vaga no programa de residência médica dos sonhos?

Logomarca do CRMedway, curso de preparação para a prova prática de residência médica

Primeiramente, com o CR Medway, você vai saber não apenas o quê, mas como estudar, no que focar e como mandar bem perante os avaliadores. Talvez você, assim como eu, tenha tido pouca experiência com prova prática durante a graduação. Talvez até já tenha ouvido falar em OSCE…

Mas a verdade é que não se trata apenas descobrir o diagnóstico, ou só saber a conduta. A preparação para a prova prática de residência médica envolve uma série de habilidades (desde a interação com o ator até o manejo adequado, englobando até o pós-consulta em alguns casos) que, sem um treinamento específico, são dificilmente abordadas na graduação — ou até em outros cursinhos. 

A realização de checklists, sempre com um bom embasamento teórico, é uma etapa fundamental no seu processo! Claro, ir “acostumando” sua mente a pensar com mindset de prova prática também é da maior importância. O ideal é que toda vez que você estiver estudando um tema, pense em como ele seria cobrado numa estação, repassando o tema na sua cabeça, sistematizando pontos principais da anamnese, exame físico, exames complementares cruciais, conduta etc.

Evolua na preparação para a prova prática com o CR Medway

Antes de 2018, não havia muitas alternativas de preparação para a prova prática de residência médica: ou você escolhia um dos cursos práticos presenciais disponíveis no mercado (que geralmente são bem caros) ou estava sozinho nessa etapa do processo seletivo.

Pensando nisso, nos dedicamos à criação de um curso online que entregasse exatamente o que você precisa para ter uma excelente nota nessa fase. Revisamos mais de 250 estações de processos seletivos de todo o Brasil e vimos que a prova prática tem mudado drasticamente nos últimos anos e que era possível se preparar online.

Assim, baseamos toda a estrutura do curso de acordo com as estações mais frequentes das principais instituições do país dos últimos cinco anos, incluindo USP, Unifesp, Unicamp, USP-RP, Unesp, UFPR, CERMAM, UFG etc.

Ao assistir às aulas do CR Medway, você vê como as provas práticas funcionam na realidade. Isso acontece por meio de diversas simulações e dicas para que você tenha uma autonomia completa para chegar na hora da prova e resolver qualquer questão.

O valor de uma experiência presencial na preparação para a prova prática

Mesmo vendo que era perfeitamente possível se preparar online, sabemos que uma experiência presencial vale a pena, especialmente para quem quer viver o dia de prova na prática.

Turma 2 do CRMedway presencial 2019, focados na preparação para a prova prática de residência médica
Turma 2 do CRMedway presencial 2019

Pensando nisso, a Medway desenvolveu o CR Medway Online + Presencial, que traz, além do conteúdo online, um treinamento único baseado nas estações práticas das principais instituições do Brasil. É a oportunidade perfeita para trocar experiências com outros alunos e estar com os professores da Medway absorvendo ainda mais conhecimento. Você ainda tem uma boa chance de se preparar psicologicamente para o exame.

Em 2019, foram 14 turmas de alunos que obtiveram os subsídios necessários para aplicar em qualquer situação-problema, garantindo sua aprovação depois de muito tempo de treino. O resultado? A aprovação em massa dos nossos alunos, como você vai ver agora!

O que dizem os aprovados que contaram com o CR Medway

A lista de aprovados que contaram com a preparação para a prova prática oferecida pela Medway para conquistar a residência médica dos sonhos é enorme, e você confere todos aqui. De qualquer forma, separamos alguns dos depoimentos mais marcantes de quem sentiu o impacto do CR Medway no seu desempenho.

Depoimentos dos nossos alunos

“Graças ao CR Medway, consegui me sair muito bem na estação prática de Cirurgia, que foi essencial para minha aprovação!”

Lucas Prontes, aprovado na residência médica da USP-SP

“Aprovado em Radiologia no Hospital Israelita Albert Einstein com 78,25% da prova prática! Todas as estações da prova estavam no curso de vocês!”

Iago Taturci, aprovado na residência médica do Hospital Albert Einstein

“Eu fiz a prova para Radiologia no Einstein e fiquei em terceiro lugar de seis vagas (…). Eu fiquei com 88 pontos na prática, foi a segunda maior nota prática de rádio. Eu saí do 20º colocado para o terceiro lugar”

Rodrigo, aprovado na residência médica do Hospital Albert Einstein

“Venho de uma faculdade que não faz provas práticas e, mesmo assim, com a ajuda de vocês, fui aprovada na UEL e na PUCCAMP, e estou no aguardo (com chances) de algumas listas rodarem em SP”

Laura Maria, aprovada nas residências médicas da UEL e da PUCCAMP

“O curso prepara e nos dá segurança não só para as provas práticas, mas também para as provas teóricas. Simplesmente sensacional!”

Lia Yumi, aprovada nas residências médicas da PUC-SP, Famerp e São Cristóvão (SUS-SP)

“Eu subi 20 posições depois da prova prática (que foi bem difícil e fora do padrão). Com certeza, o curso fez toda a diferença para isso… principalmente em saber como agir quando não sabemos algo e continuar pontuando o resto”

Laura Maria, aprovada na residência médica da SCMSP

“Fiz o curso presencial de última hora porque vi que tinha alguma chance de ir para as provas práticas de segunda fase. Quando fui chamada para a segunda fase da Santa Casa, estava em 162º, quase no corte, fui fazer a prova prática sem nenhuma expectativa! Com certeza o curso de vocês foi o que me fez subir 63 posições e me colocar lá dentro!”

Thassia Alves, aprovada na residência médica da SCMSP

“Passei em terceiro lugar no Sírio Libanês em Dermatologia! Com certeza ter assistido ao curso online ao longo do ano e depois ter treinado muito os checklists no presencial e em casa valeu a pena!”

Camila Estefan Semeghini, aprovada na residência médica do Sírio Libanês

“No início, pensei em não fazer prova de residência com segunda fase de prova prática. Nunca tinha treinado nada parecido na universidade. O curso de vocês me ensinou tudo da segunda fase. (…) Ainda me pergunto como consegui tirar 7,07 naquela prova prática (risos), mas acredito que os passos iniciais e essenciais que vocês sempre falavam ajudaram muito na pontuação”

Renata Silva, aprovada na residência médica da Unicamp

“Em 2018 o que me tirou foi a prova prática e passei o ano de 2019 todo morrendo de medo de fazer a mesma coisa, mas graças ao curso online eu fui pra prova com mais tranquilidade e, mesmo não sabendo toda a estação, tentei explorar o máximo de pontos com o que aprendi com vocês. Deu certo!”

Roberta Parma, aprovada na residência médica da Unicamp

“Passei perto do corte na teórica e precisava dar um gás na prática e na entrevista para continuar sonhando. Fui bem na prática e fiquei com 9,87 na entrevista. Subi 42 posições e cada décimo foi essencial para que eu pudesse me matricular”

Igor Cerejo Almeida, aprovado na residência médica da Unifesp

“Passando para dizer que fiz o CR Medway Online e Presencial, e o curso de entrevista me ajudou muito na minha aprovação em Clínica Médica na USP. Subi de 62 para 27 com a segunda fase!”

Bruna Laurindo, aprovada na residência médica da USP-SP

“Se não fosse a oportunidade de fazer um curso com preço acessível, eu não teria feito uma preparação pra segunda fase. Se eu não tivesse me preparado pra segunda fase baita desafiadora que foi a da USP, eu não teria passado lá em Clínica Médica”

Rafael Carneiro, aprovado na residência médica da USP-SP

“Tentei as provas da USP e da Unicamp, mas não botava muita fé. Fiz o CR Medway Online para as provas práticas e consegui passar em ambas pra Cirurgia, além do SUS-SP e do HUSE! Me deu muita noção do que era a prova prática e mudou muito meu resultado”

Rafael Júnior, aprovado nas residências médicas da USP, Unicamp, SUS-SP e HUSE

“Claro que é resultado de diversos fatores, mas o curso de vocês foi essencial para me preparar ainda mais para a prova prática. Fui no corte pra segunda fase, tirei umas notas mais altas na prática e alcancei meu objetivo. Passei em oitavo no curso que sempre sonhei”

José Diogo Souza, aprovado na residência médica da USP-RP

João Wiese, aprovado na USP, na SCMSP, na Unicamp, na USP-RP e na UFPR

Bora começar a escrever a sua história de sucesso?

A prova prática de residência médica causa um pouco de nervosismo, mas não é preciso ter medo! Nossos alunos já mostraram que o preparo é a chave para o sucesso. Ao saber como estudar corretamente, você aumenta suas chances de mandar bem nessa hora, mesmo que você nunca tenha tido contato com provas práticas na universidade.

Receba conteúdos exclusivos!

Telegram
AlexandreRemor

Alexandre Remor

Nascido em 1991, em Florianópolis, formado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2015 e com Residência em Clínica Médica pelo Hospital das Clínicas da FMUSP (HC-FMUSP) e Residência em Administração em Saúde no Hospital Israelita Albert Einstein (HIAE). Fanático por novos aprendizados, empreendedorismo e administração.