Curso de Prova Prática de Residência Médica: Como escolher?

Uma das melhores formas de se preparar de verdade é recorrer a um curso de prova prática de residência médica. Com essa opção, você vai saber o quê e como estudar, no que focar e como mandar bem perante os avaliadores. Mas, com tantas opções no mercado, como escolher a alternativa certa?

Nós trazemos a resposta: com uma análise dos pontos que realmente importam. Ao considerar os aspectos que impactam a nota e aumentam suas chances de aprovação, é possível investir seu tempo na preparação correta.

Para não ter mais dúvidas, veja quais são as nossas dicas para selecionar o curso de prova prática de residência médica ideal!

Avalie quais são as estações simuladas

como escolher um curso de prorva prática de residência médica
Estação Simulada no CRMedway 2019

Como estamos falando de uma avaliação que envolve a execução de várias atividades, um bom curso deve apresentar simulações das diversas áreas. Não adianta: se você não puder contar com estudos práticos e checklists, é melhor procurar outra opção.

Esse é um componente importante porque somente o conhecimento teórico não basta. Se não estiver preparado de verdade para o modelo de avaliação, é inevitável sofrer com o nervosismo e com perda de pontos que poderia ser evitada.

No nosso e-book gratuito Como brilhar nas provas práticas de residência médica damos várias dicas de como estar 100% preparado para essa etapa, incluindo checklists comentados das estações que são frequentemente cobradas nas principais instituições do Brasil – vale a pena dar uma olhada antes de começar a buscar por cursos.

Veja se os conteúdos são relevantes

Você já passou por uma situação em que pensou “gostaria que tivessem me dito X antes”? O ideal é, justamente, que o curso de prova prática de residência médica ofereça essa abordagem. Ou seja, ele deve trazer o que os especialistas gostariam de ter ouvido no começo da jornada em residência.

Sabe o que isso significa? Que as dicas devem ser relevantes e adequadas à prática. Afinal, tão importante quanto saber como analisar um caso clínico é descobrir o que fazer se notar que errou uma etapa ou se não souber uma resposta. Com domínio sobre essas situações, você vai driblar parte do nervosismo.

Analise se há aulas direcionadas às principais instituições

Além disso, um bom curso de prova prática de residência médica deve incluir uma abordagem para as principais instituições. É claro que não podemos prever quais serão as questões da USP ou do Sírio Libanês, mas conhecer o método de avaliação favorece o preparo.

Então, na hora de escolher o curso, não se esqueça de considerar isso. Dê aquela olhadinha nas aulas planejadas e veja se há etapas ligadas às provas das principais instituições. Com isso, é possível ter a certeza de que a prova ajudará no alcance dos seus objetivos.

Veja se o curso de prova prática de residência médica transforma sua mentalidade

A preparação técnica é indispensável e sobre isso não há dúvidas. Mas já parou para pensar na questão psicológica? Afinal, você precisa cuidar das suas emoções e da forma como pensa para conseguir a aprovação. E não pense que é só na hora da prova, pois é importante saber como se organizar, manter o foco e ser produtivo.

Um curso realmente completo também cuida dessa parte. Com uma atenção à questão do mindset, podemos dizer que a opção adequada vai ajudar na identificação do propósito e dos seus sonhos. Pode ter certeza que o caminho para o sucesso ficará mais claro dessa forma!

O curso de prova prática de residência médica será o seu grande apoio rumo à aprovação — desde que você o escolha corretamente. Então, use as nossas indicações para tomar a decisão certa!

Já que estamos falando de Prova Prática, nada melhor do que saber como ela realmente é! Em um mincurso gratuito e totalmente online, vamos te explicar como é e como brilhar na sua prova prática.

Receba conteúdos exclusivos!

Telegram
JoãoVitor

João Vitor

Capixaba, nascido em 90. Graduado pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e com formação em Clínica Médica pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HC-FMUSP) e Administração em Saúde pelo Hospital Israelita Albert Einstein (HIAE). Apaixonado por aprender e ensinar.