Quantas residências um médico pode fazer?

Conteúdo / Residência Médica / Quantas residências um médico pode fazer?

Escolher a profissão no vestibular pode não ser tão difícil. Se você sempre sonhou em ser médico, foi a decisão mais fácil de todas. Por outro lado, com a residência, pode não ser bem assim. Muita gente se pergunta quantas residências um médico pode fazer.

Isso acontece pela falta de identificação com a escolha inicial. Outra possibilidade é não ter gostado do dia a dia na especialidade ou adquirir mais afinidade com outras experiências na área médica. Por isso, esse é o momento de refletir sobre qual residência médica fazer.

Se você se pergunta “quantas residências médicas posso fazer?”, é a hora de descobrir a resposta e entender melhor a situação. A seguir, confira diversas informações sobre a lei de residência médica e quantas residências um médico pode fazer.

Quantas residências médicas é possível fazer?

A resposta para essa pergunta varia de acordo com o tipo de residência desejada. Em primeiro lugar, o Ministério da Educação (MEC) e o Conselho Nacional de Residência Médica (CNRM) proíbem repetir programas de residência médica em especialidades concluídas. 

De acordo com a resolução nº 2/2005 do CNRM, também não é permitido concluir mais de duas residências diferentes, se uma não for pré-requisito para a outra. Então, na prática, é possível fazer duas residências distintas, em qualquer instituição ou estado.

Além disso, você só pode cursar uma área de atuação específica em cada especialidade, o que exige atenção. Portanto, se você concluiu a graduação em Medicina, mas ainda não sabe em qual área seguir, utilize esse momento para refletir sobre os setores que você possui mais afinidade para fazer a escolha adequada.

Como a transferência de residência funciona?

Se você decidir não concluir a primeira residência na instituição escolhida por algum motivo, é viável realizar a transferência. Ela deve ser autorizada pela Comissão de Residência Médica (COREME) do estado e receber parecer favorável da Comissão do outro estado, se for o caso.

No entanto, só é possível fazer a mudança de instituição, não de especialidade. Então, ela só serve quando você tem algum problema com o local da residência ou uma necessidade que justifique a mudança. A transferência também só é concedida uma vez para cada residente.

Como identificar a residência ideal para seu perfil?

Agora que você já sabe quantas residências um médico pode fazer, o indicado é identificar a escolha certa antes de entrar no programa. Ainda que haja mais uma chance, o melhor é sentir que acertou de primeira.

Por isso, comece pensando nos seus interesses ao longo da faculdade e do internato. Veja quais situações despertaram a sua atenção e o que atraiu seu interesse. Lembre-se de que será necessário ter muita dedicação para ser aprovado e fazer residência médica, então você precisa gostar.

Considere seu perfil e suas habilidades. Se você for empático e paciente, a Pediatria pode ser uma alternativa. Já se gostar de desafios constantes e muito dinamismo, a Clínica Geral é uma boa pedida. Avalie as habilidades exigidas com cuidado para definir a escolha da especialidade.

Além disso, procure conhecer a rotina dos profissionais da área antes de tomar a decisão de qual especialidade ingressar na residência médica. Depois de ver o dia a dia, é mais fácil determinar se essa é a opção adequada.

Conheça o nosso Extensivo e prepare-se de forma ideal para as provas

Quando alguém perguntar “quantas residências um médico pode fazer?”, você já sabe que a resposta são duas, no máximo. Aproveite as nossas dicas e faça a escolha certa logo de cara!

Para se preparar do jeito certo para conquistar sua vaga na residência médica, fica nossa dica: o nosso Extensivo! A partir dele, você encontra o programa que mais se adequa ao seu tempo de preparação para ser aprovado nas provas.

Independentemente do extensivo escolhido, você tem acesso a videoaulas on-line (ao vivo e gravadas), simulados das principais instituições de São Paulo e aplicativo com milhares de questões para ajudar na preparação.

AlexandreRemor

Alexandre Remor

Nascido em 1991, em Florianópolis, formado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2015 e com Residência em Clínica Médica pelo Hospital das Clínicas da FMUSP (HC-FMUSP) e Residência em Administração em Saúde no Hospital Israelita Albert Einstein (HIAE). Fanático por novos aprendizados, empreendedorismo e administração. Siga no Instagram: @alexandre.remor