Fases das provas de Residência Médica: 7 diferenças

Você pode se perguntar: “Como faço para estudar pras provas de residência médica?” Não vale responder que: “ah, fazendo cursinho prático!”, ou então “pelos simulados que a faculdade ofereceu!”.

As simulações práticas podem ser muito úteis pela experiência que te trazem, para “sentir o clima” de uma avaliação nesse molde e para que você comece a controlar sua ansiedade.

Mas estudar mesmo é algo que pode ser feito aí, na sua própria casa, resolvendo questões!

Você só precisa entender como eles vão te cobrar conhecimento teórico nas estações. Ou seja, precisa saber bem as diferenças entre as provas de residência médica teórica e prática.

dicas para as provas de residência médica práticas

1) conhecer as etapas do exame

É muito ruim chegar ao local de prova sem ter em mente por quantas estações vai ter que passar. E principalmente, é bom já ter uma ideia de quais assuntos provavelmente vão cair e de quanto tempo deve gastar em cada uma das estações. 

2) esteja preparado para alguma “zica”

Pode ser que você zere uma estação inteira e perceba logo em seguida, ou trave sem saber o que fazer… Entre outras coisas comuns de prova. O que você pode fazer é deixar isso te abalar psicologicamente! É preciso ter garra para terminar o exame inteiro antes de começar a se lamentar.

Para saber mais dicas, confira nosso texto “Prova prática de residência médica: como se preparar”.

dicas para provas de residência médica teóricas

1) organização

Essa dica é para o pré-prova. Você precisa fazer um cronograma claro de quais concursos vai participar, quando e onde. É muito comum se embaralhar no calendário e acabar perdendo uma prova.  

2) estude provas de residência médica antigas

Conheça as instituições onde você vai prestar suas provas. É essencial saber os estilos de pergunta e os temas que mais caem. Para isso, é necessário sentar e refazer questões e mais questões a fim de entender a “vibe” de cada instituição.

Confira nosso texto 7 passos para brilhar nas provas teóricas de residência médica para mais!

A boa notícia é que as bancas examinadoras geralmente se baseiam no padrão que destacamos no Infográfico que você vai ver a seguir:

provas de residência diferenças

Percebeu a diferença?

A partir de agora leia as questões com outros olhos.

Em breve você já será capaz de “adivinhar” o que será cobrado de você antes mesmo de ler as perguntas. Dessa maneira, as provas serão mais dinâmicas e você se sentirá muito mais confiante na hora!

Esse foi um conteúdo apenas introdutório a um assunto tão importante para quem quer prestar provas de residência médica: as diferenças essenciais entre as avaliações teóricas e práticas.

Se você quiser se aprofundar na prova prática, baixe nosso ebook totalmente gratuito Como Brilhar nas Provas de Residência Médica, que vai te ajudar muito nas provas práticas.

Mas antes de chegar à prova prática, não se esqueça de que você precisa mandar bem nas provas práticas, e é preciso ficar atento aos bloqueios mentais que podem estar atrapalhando os seus estudos. Por isso, produzimos pra você o e-book gratuito Os 15 bloqueios que te impedem de ser aprovado na residência. Com ele, você vai conseguir identificar e vencer todos os bloqueios que estão te impedindo de ser aprovado na residência dos seus sonhos!

E tenha sempre em mente: você não vai conseguir estudar tudo!

Receba conteúdos exclusivos!

Telegram
MicaelHamra

Micael Hamra

Nascido em 1991, médico desde 2015, formado pela Faculdade de Medicina de Catanduva (FAMECA) e com Residência em Clínica Médica pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HC-FMUSP) finalizada em 2018. "Nunca quis seguir o fluxo. Sempre acreditei que existe uma fórmula do sucesso para cada um de nós. Se puder conquistar sua mente, poderá conquistar o mundo."