Carregando

Residência no Hospital das Clínicas de Marília (FAMEMA): história, números e estrutura

Está pensando sobre onde fazer a sua residência médica? A gente tem mais uma dica para você! Considere o Hospital das Clínicas de Marília (FAMEMA)! Essa renomada instituição recebe alunos e residentes de todo o país desde 1957, e tem um foco maior nas áreas de cirurgia, infectologia e obstetrícia.

 Saiba tudo sobre o hospital famema marília.
Fachada da Faculdade de Medicina de Marília

Para completar, o hospital FAMEMA de Marília conta com uma infraestrutura incrível, o que tornará a sua experiência ainda mais completa e interessante. Não é à toa que ele é conhecido como um dos maiores e mais renomados do país, e ainda localizado em uma cidade com ótima qualidade de vida para facilitar a sua adaptação.

Curtiu saber de tudo isso? Mas tem muito mais sobre esse grande centro hospitalar! Confira, a seguir, outros detalhes importantes antes de decidir se é por lá mesmo que você deseja construir a sua carreira.

A história do Hospital das Clínicas de Marília

O Hospital das Clínicas de Marília iniciou suas atividades na década de 1950, mas somente em 1966 é que a FAMEMA, Faculdade de Medicina de Marília, começou a funcionar de verdade e a permitir atendimentos a pacientes como parte da prática dos seus estudantes.

Já em 1994, a FAMEMA passou a responder à nível estadual, sob responsabilidade da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação. Ou seja, fica claro que o papel do hospital para a sociedade tinha logo nessa época uma grande importância, não é mesmo?

A FAMEMA ainda conta com outras instituições de apoio, como a FUMES e a FAMAR, que contratam os funcionários. Sendo assim, é possível constatar um crescimento enorme ao longo desse tempo: muitos alunos e residentes vieram, futuramente, a serem contratados oficialmente pelo hospital.

Isso significa que se você decidir seguir este caminho, tem muitas chances de continuar a exercer suas atividades por lá! Afinal, experiência e conhecimento você terá em peso ao longo da residência.

Números e estrutura do hospital FAMEMA de Marília

Hoje, o hospital FAMEMA de Marília atende cerca de 62 municípios. Sabe o que isso quer dizer? Que pouco mais de 1 milhão de vidas são cuidadas e tratadas todos os dias neste centro hospitalar.

O trabalho é direcionado para a assistência de média e alta complexidade. É referência em inúmeras especialidades, principalmente por ter uma atuação voltada pela perfeita organização de ensino e prática.

Em relação à infraestrutura, o prédio é enorme, com aquela arquitetura característica da década de 1950. Mas não se engane! Tudo o que você encontra lá dentro acompanhou muito bem a evolução tecnológica que vivemos agora. São centenas de equipamentos de última geração, que servem para a operação de 11 leitos hospitalares, sendo 24 deles destinados à Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Em um cálculo rápido, por ano estima-se que mais ou menos 6.000 internações são realizadas no hospital, além de mais de 5.000 cirurgias. Além da infectologia, das cirurgias e da obstetrícia, o hospital ainda é reconhecido por seus diagnósticos definitivos e tratamentos para todos os tipos de câncer.

A residência médica no Hospital das Clínicas de Marília

De fato, a residência médica no Hospital das Clínicas de Marília é superconcorrida. Por isso, é fundamental que você preste muita atenção em todos os itens do edital, que abre geralmente no fim do ano, por volta do mês de novembro.

É possível escolher entre programas em áreas básicas, de acesso direto ou com exigência de pré-requisito. O aluno ainda pode escolher fazer anos opcionais para completar a residência com outros conhecimentos específicos.

Entre os programas mais requisitados, estão a Cirurgia Básica, a Clínica Médica, a Medicina de Família e Comunidade, a Obstetrícia e Ginecologia e a Pediatria. A duração varia de 2 a 3 anos de atividades, com um total de vagas ofertadas entre 4 e 12, a depender da área escolhida.

Em relação às especialidades com pré-requisito, o processo será um pouco mais apertado. Os programas oferecidos incluem Cardiologia, Endocrinologia e Metabologia, Geriatria, Hematologia e Hemoterapia, Reumatologia, Cirurgia do Aparelho Digestivo, Urologia, entre outros. A duração costuma ter o mesmo prazo, mas as vagas são em menor quantidade: entre 1 e 2, apenas.

Em geral, o processo seletivo contém duas etapas: uma prova prática e uma entrevista. É fundamental que você se prepare com a mesma dedicação para ambas, pois a avaliação dos residentes é bastante criteriosa de acordo com os resultados obtidos por cada um. Portanto, procure fazer provas e questões de outras edições do processo, tenha um cronograma de estudos rígido e concentre-se bastante em seus objetivos.

Por que fazer residência médica nesse hospital?

Mas por que, afinal, escolher a residência médica no hospital FAMEMA de Marília? Se você está pesquisando por possibilidades de residência, sabe que existem várias instituições de muita qualidade em todo o Brasil. Porém, vale a pena se atentar para os diferenciais desse grande centro hospitalar.

Por exemplo, agora você já sabe em quais áreas e setores da Medicina ele se destaca, certo? Portanto, se a área em que você quer atuar faz parte dessa lista, ponto para esse hospital! Se você procura por qualidade de vida e não quer viver em uma grande capital, para ter uma adaptação mais rápida à rotina médica, esse é outro ponto positivo em relação a esse hospital.

Em relação ao dia a dia, saiba que a sua experiência será muito interessante e repleta de conhecimento. Você estará sob a tutoria de profissionais reconhecidos nacional e internacionalmente e, além da prática no hospital, poderá desenvolver outros projetos paralelos de pesquisa.

Já pensou em representar essa instituição em um evento fora do país? Pois é! É esse tipo de conquista que você terá se decidir fazer a sua residência no FAMEMA. Serão muitas horas de estudo e dedicação, mas, sem dúvidas, você será muito bem recompensado. Não apenas em relação a salário, mas em conhecimento e no prazer de saber que está salvando vidas, concorda?

Bom, deu para captar um pouquinho do que você encontrará no Hospital das Clínicas de Marília com essa leitura? Se você ficou empolgado para fazer a sua residência lá, é hora de começar a se preparar e a se informar. Deixe todas as dificuldades de lado e embarque com a gente em uma jornada de muito sucesso!

E aí, curtiu?

Agora que você já sabe tudo sobre a concorridíssima residência médica no Hospital das Clínicas de Marília (FAMEMA), você vai precisar se preparar muito bem para as provas. Por isso, te deixo uma dica: dá uma conferida no nosso ebook 15 bloqueios que te impedem de ser aprovado na residência médica. Caso você se identifique com alguns bloqueios e esteja procurando maneiras de melhorar nos estudos para brilhar na prova da residência, te convido a dar uma olhada no nosso curso preparatório Intensivo São Paulo. Nele, você tem acesso a um estudo direcionado e específico para as provas teóricas das principais instituições de São Paulo, pra você passar naquela sua residência dos sonhos! É isso galera, até a próxima!

Receba conteúdos exclusivos!

Telegram
AlexandreRemor

Alexandre Remor

Nascido em 1991, em Florianópolis, formado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2015 e com Residência em Clínica Médica pelo Hospital das Clínicas da FMUSP (HC-FMUSP) e Residência em Administração em Saúde no Hospital Israelita Albert Einstein (HIAE). Fanático por novos aprendizados, empreendedorismo e administração.