Revisão de Clínica Médica para Residência: Lesão Renal Aguda

Conteúdo / Residência Médica / Revisão de Clínica Médica para Residência: Lesão Renal Aguda

O seu foco de ingresso na residência médica são as instituições do estado de São Paulo? Bom, se sim, é importante estar muito ligado nos principais temas que essas faculdades costumam cobrar, não é? Para isso, relembrar os conteúdos é fundamental. Então, que tal aproveitar uma revisão de lesão renal aguda, tema da Clínica Médica?

Como nós acabamos de dizer, e isso é algo que reforçamos sempre na Medway, entender e estudar os principais temas cobrados pela instituição dos seus sonhos é fundamental para chegar lá. Assim, a chance de ter 80% de aproveitamento no seu processo seletivo é bem maior.

E sabe o que cai muito em Clínica Médica nas instituições paulistas? Lesão Renal Aguda. Por isso, a nossa professora Ana Karoline preparou uma aula especial com foco nesse assunto. Então, se você quer mesmo relembrar e reforçar aquele conteúdo sobre Insuficiência Renal Aguda, é só dar o play no nosso vídeo e aproveitar! 

Funções renais 

Antes de descobrirmos o que é lesão renal aguda nós precisamos revisar quais são as funções renais. O rim é responsável pela regulação de eletrólitos e água. Além disso, o  parênquima renal é responsável pela produção de determinados hormônios, como renina e eritropoetina, e a ativação da vitamina D. Outro papel importante desse órgão é a excreção de escórias nitrogenadas. 

Sabendo disso, podemos compreender que na insuficiência renal, vamos ter alterações compatíveis com as funções renais. Isso significa que nesse quadro, há um acúmulo de volume, potássio e ácidos e o aumento dos níveis séricos de ureia e creatina (escórias nitrogenadas). 

Tanto o acúmulo de volume quanto o acúmulo de escórias nitrogenadas são mais marcados no quadro de lesão renal aguda (LRA), apesar de acontecerem de maneira mais progressiva na doença renal crônica. 

O que é lesão renal aguda? 

Agora que entendemos sobre a insuficiência renal, precisamos compreender a insuficiência renal aguda. Basicamente, ela ocorre quando há uma queda abrupta, de horas a dias, da função renal. Com isso, temos um acúmulo de escórias nitrogenadas (ureia e creatinina), acúmulo de eletrólitos, como potássio e hidrogênio e pode ocorrer ou não uma oligúria. 

Tipos de insuficiência renal aguda 

Para saber identificar a causa da insuficiência renal, podemos classificá-la, de forma didática, em três tipos: Pré-Renal (nos vasos que chegam até o rim), Renal (doença intrínseca no rim) e Pós Renal (obstrução a partir dos cálices renais, da pelve renal). Vamos saber mais sobre elas? 

  • Pré Renal: é caracterizada pela hipoperfusão renal, que pode acontecer por uma ausência de fluxo sanguíneo ou até mesmo por uma redução do volume circulante efetivo. 
  • Renal/Intrínseca: pode acontecer por uma destruição em inúmeras topografias, como nos túbulos renais e nos glomérulos. Os mais clássicos são NTA e NIA. 
  • Pós Renal: a principal hipótese diagnóstica é uma obstrução, que pode ser grosseira — pela presença de cálculo, estenose, neo e HPB — ou mais discreta. O objetivo vai ser sempre desobstruir o rim. 

Nós falamos sobre esses três tipos mais a fundo no vídeo, então não deixe de conferir! 

Agora você sabe sobre a Lesão Renal Aguda! 

Se você curtiu essa revisão de lesão renal aguda, é claro que não para por aí. Depois da aula, o ideal é que você faça questões sobre os temas estudados — sempre com base nas suas instituições de interesse. E para encontrar essas questões com filtros para o seu direcionamento, aproveite o Aplicativo da Medway. Lá, você conta com 3.00 exercícios gratuitos e diversas outras funcionalidades.

E caso você não tenha noção de quais são os assuntos mais cobrados na prova da residência dos seus sonhos, a gente te dá uma mãozinha.

Na Academia Medway você conta com uma série de guias estatísticos que se baseiam nas últimas provas de cada instituição para te contar, a partir de dados, o que é mais recorrente nos processos seletivos de cada uma. É só aproveitar!

Agora, se quer dar um gás ainda maior na sua preparação, tenho mais uma dica para te dar. Que tal aproveitar o Intensivo São Paulo da Medway? Neste curso você vai contar com 40 aulas direcionadas para cada uma das principais instituições de residência do estado.

AlexandreRemor

Alexandre Remor

Nascido em 1991, em Florianópolis, formado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2015 e com Residência em Clínica Médica pelo Hospital das Clínicas da FMUSP (HC-FMUSP) e Residência em Administração em Saúde no Hospital Israelita Albert Einstein (HIAE). Fanático por novos aprendizados, empreendedorismo e administração. Siga no Instagram: @alexandre.remor