Carregando

Gasometria arterial na Covid-19: tudo que você precisa saber

E aí, galera! Beleza? Vamos falar de um assunto que está super em alta? O foco aqui é nos atermos à gasometria arterial na Covid-19. Caso você queira dar uma revisada sobre gasometria arterial, recomendo clicar aqui e conferir o post do nosso blog que desmistifica a gaso. Vamos lá?

Saiba mais acerca da Gasometria Arterial na Covid-19!
Saiba mais sobre a Gasometria Arterial na Covid-19.

A gasometria arterial na Covid-19

Primeiramente, em um paciente com infecção por Covid-19, a gasometria arterial tem imensa importância, tendo em vista que a Covid-19 é uma doença essencialmente pulmonar, que pode cursar com hipoxemia, hipercapnia, distúrbios ácido-básicos e insuficiência respiratória aguda.

Tendo em vista que a Covid-19 produz uma lesão do tipo Síndrome do Desconforto Respiratório Agudo (SDRA) – infiltrado pulmonar e hipoxemia na ausência de causa cardíaca ou outra que justifique o quadro –, o que mais vai nos importar na gasometria será a relação P/F, estratégias de melhorar a ventilação na tentativa de “abrir” o pulmão afetado e níveis de pCO2.

O que é a relação PaO2/FiO2?

Medida de oxigenação, dividida em 3 graus para classificar e diagnosticar a SDRA por gravidade, que compõe um dos critérios de Berlim. 

A hipoxemia é definida como P/F ≤ 300 + PEEP ≥ 5 cmH2O.

Nós, hígidos e sem doença pulmonar, teremos uma relação P/F entre 300-500. Se esta relação for < 300, indica que há algum problema com a troca gasosa. 

SDRA

LEVEP/F 201 a 300
MODERADAP/F 101-200
GRAVEP/F < 101

Para realizar essa conta, colocamos o valor da PaO2 mostrada na gasometria (exemplo: 75) e a FiO2 que estava no ventilador no momento da coleta da gasometria arterial. Se era 50%, então o cálculo ficará → 75/0,5 (por cento). Nesse caso, a relação P/F será de 150! 

Usamos essa relação para acompanhar a evolução do paciente, para decidir ajustar os parâmetros no ventilador e para decidirmos sobre a prona.

A prona é uma manobra onde o paciente é colocado de bruços com o objetivo de melhorar a ventilação do paciente que está refratário a medidas com ventilador mecânico. É bem consistente na literatura o benefício dessa manobra. 

O maior estudo sobre essa manobra na Covid-19 é o estudo PROSEVA, que mostrou benefício em mortalidade.

A prona é indicada para pacientes estáveis hemodinamicamente com P/F < 150. Esse cálculo consegue ser perfeitamente feito em pacientes sob ventilação mecânica e em pacientes que estão com Cateter Nasal de Oxigênio (CnO2) ou Máscara Não Reinalante (MNR)?

CnO2

Cada 1 L/min corresponde a um acréscimo de 3-4% na FiO2 do ar ambiente.

O máximo do catéter é de 45% (exemplo: 3L no catéter = 9-15% a mais na FiO2 – somar com 21% do ar ambiente).

Máscara não reinalante

Esta tem a capacidade de fornecer até 100% de FiO2 quando está setada em 12-15 L/min.

Tem um site de medicina intensiva muito legal e prático para fazer essa conta no dia a dia. É só clicar aqui!

Sobre gasometria arterial na Covid-19, é isso!

Confira mais conteúdos de Medicina de Emergência, dá uma passada lá na Academia Medway. Por lá disponibilizamos diversos e-books e minicursos completamente gratuitos! Por exemplo, o nosso e-book ECG Sem Mistérios ou o nosso minicurso Semana da Emergência são ótimas opções pra você estar preparado para qualquer plantão no país.

Caso você queira estar completamente preparado para lidar com a Sala de Emergência, temos uma outra dica que pode te interessar. No nosso curso PSMedway, através de aulas teóricas, interativas e simulações realísticas, ensinamos como conduzir as patologias mais graves dentro do departamento de emergência.

Referências

ANESI, George L. COVID-19: Management of the intubated adult. UpToDate, 10 ago. 2021. Disponível em: https://www.uptodate.com/contents/covid-19-management-of-the-intubated-adult. Acesso em: 4 dez. 2021.

ANESI, George L. COVID-19: Respiratory care of the nonintubated hypoxemic adult (supplemental oxygen, noninvasive ventilation, and intubation). UpToDate, 13 set. 2021. Disponível em: https://www.uptodate.com/contents/covid-19-respiratory-care-of-the-nonintubated-hypoxemic-adult-supplemental-oxygen-noninvasive-ventilation-and-intubation. Acesso em: 4 dez. 2021.

MALHOTRA, Atul. Prone ventilation for adult patients with acute respiratory distress syndrome. UpToDate, 12 jul. 2021.Disponível em: https://www.uptodate.com/contents/prone-ventilation-for-adult-patients-with-acute-respiratory-distress-syndrome. Acesso em: 4 dez. 2021.

THEODORE, Arthur C. Measures of oxygenation and mechanisms of hypoxemia. UpToDate, 4 mar. 2020. Disponível em: https://www.uptodate.com/contents/measures-of-oxygenation-and-mechanisms-of-hypoxemia. Acesso em: 4 dez. 2021.

Receba conteúdos exclusivos!

Telegram

É médico e quer contribuir para o blog da Medway?

Cadastre-se
FláviaTroiani

Flávia Troiani

Nascida em Santos em 1995 e formada pela Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES) em 2019, agora cursa sua residência de Clínica Médica pela Secretaria Municipal de Saúde (SUS - SMS) em São Paulo. Seu próximo passo é entrar em Cardiologia, inspirada pela sua mãe, médica da área.