Carregando

Residência médica na Associação Lar São Francisco de Assis na Providência de Deus pelo SUS-SP

Chegou o tão aguardado momento para o estudante de Medicina: escolher onde entrar para a residência médica! São Paulo costuma ser a primeira opção de boa parte do pessoal, mas isso não significa que você precisa se concentrar apenas na capital. Os arredores da cidade também contam com excelentes instituições! Por isso, a ideia aqui é mostrar um pouco da residência médica na Associação Lar São Francisco de Assis na Providência de Deus pelo SUS-SP, uma das ótimas opções que você tem para concorrer.

A instituição está localizada em Jaci, SP, com uma atuação que se estende por outros estados brasileiros, como Goiás, Paraná, Rio de Janeiro e Pará. Só por aí, dá para ter uma ideia de toda a sua estrutura, não é mesmo?

Quer saber um pouco mais sobre o trabalho da Associação, suas atividades, estrutura e, é claro, suas oportunidades para residentes? Continue a leitura que a gente conta tudo!

História

A Associação e Fraternidade São Francisco de Assis na Providência de Deus é uma entidade cristã sem fins lucrativos, fundada pelo Frei Francisco, que inicialmente atendia pelo nome de Padre Nélio Joel Angeli Belotti. Ela foi inaugurada em 1975, com uma equipe reduzida de voluntários que cuidava de apenas 7 pacientes.

Ao longo dos mais de 30 anos de trajetória, a Associação passou por vários momentos de expansão. Hoje, estima-se que atendeu mais de 40 mil dependentes químicos em seus ambulatórios espalhados por São Paulo e demais estados brasileiros, além de fazer a gestão de uma série de hospitais gerais e unidades de saúde. É um trabalho pautado em muito esforço e, principalmente, na humanização dos serviços prestados.

Além do tratamento oferecido para dependentes químicos, a instituição ainda desenvolve uma série de projetos educacionais voltados para crianças e adolescentes. O objetivo é prevenir o uso de drogas desde a mais tenra idade. Para completar, ainda mantém uma missão no Haiti, que presta atendimentos de saúde, nutrição e educação, e uma unidade em Portugal.

Hoje, a Associação é reconhecida como uma das mais importantes entidades filantrópicas do Brasil. Ela é mantida por doações e convênios com o Governo Municipal, Estadual e Federal. Por isso, também prioriza os atendimentos encaminhados pelo Sistema Único de Saúde.

Números e estrutura

Além do programa de residência médica na Associação Lar São Francisco de Assis na Providência de Deus, a estrutura do local engloba uma série de outros serviços de saúde. Como, por exemplo, ambulatórios de especialidades, pronto-socorro, farmácia de alto custo, entre outros.

Para completar, os pacientes ainda podem aproveitar, durante seu tratamento, a hospedagem em albergues ou na casa abrigo, tudo sob a gestão da Associação. A instituição ainda conta com comunidades terapêuticas de recuperação, ambulatório para diagnóstico e tratamento de álcool e drogas e cerca de 60 projetos sociais em execução no momento.

Ao todo, dentro do hospital, são 550 leitos ativos, todos destinados a pacientes do SUS. Mais de 7 milhões de pessoas dos 45 municípios foram atendidas pela associação, que emprega também uma equipe médica e administrativa formada por aproximadamente 3 mil pessoas.

Os próximos planos de expansão da instituição estão voltados para a Unidade de Terapia Intensiva, que conta com mais de 10 leitos, com a criação Central de Transplantes e com a construção da unidade de radioterapia. Ou seja, mais oportunidades se abrirão, tanto para residentes, quanto para médicos formados e, é claro, pacientes.

Residência médica na Associação Lar São Francisco de Assis na Providência de Deus

A residência médica na Associação Lar São Francisco de Assis na Providência de Deus acontece nos hospitais que estão sob sua gestão, como é o caso do Hospital Universitário São Francisco na Providência de Deus. O encaminhamento dos residentes acontece de acordo com a especialidade escolhida.

Os programas de residência, por sua vez, têm a duração de 2 a 3 anos. O único programa que exige pré-requisito é o de Endoscopia, e o restante é de acesso direto. Veja, a seguir, uma lista completa do que é oferecido pela associação e a quantidade de vagas:

  • Clínica Médica: 2 vagas;
  • Área Cirúrgica Básica: 7 vagas;
  • Cirurgia Geral: 1 vaga;
  • Ortopedia e Traumatologia: 3 vagas;
  • Otorrinolaringologia: 2 vagas;
  • Psiquiatria: 4 vagas;
  • Dermatologia: 2 vagas;
  • Cirurgia Plástica: 1 vaga;
  • Neonatologia: 1 vaga;
  • Medicina Intensiva Pediátrica: 1 vaga;
  • Endoscopia: 2 vagas.

O processo seletivo do SUS-SP: porta de entrada para a residência médica na Associação Lar São Francisco de Assis na Providência de Deus

Mas, afinal, como é o processo seletivo do SUS-SP para tentar uma vaga na residência médica na Associação Lar São Francisco de Assis na Providência de Deus? Bem, a primeira coisa que você precisa saber é que ele é de fase única! Ou seja, não precisa se preocupar com prova prática e entrevista.

No entanto, isso não é motivo para relaxar. É super importante que você saiba todos os detalhes acerca da prova, porque a sua vaga depende totalmente da nota que você conseguir. Então, fique de olho nas dicas e recomendações sobre a prova do SUS e comece a se preparar com foco total nas exigências. Vamos lá?

Como é a prova

A prova do SUS-SP tem 100 questões objetivas de múltipla escolha, com alternativas de A a D. É uma prova considerada um tanto quanto previsível, portanto, na hora de estudar, não deixe de fazer as questões das provas anteriores.

Confira uma imagem ilustrativa associada à Residência médica na Associação Lar São Francisco de Assis na Providência de Deus!
Saiba mais sobre o processo seletivo do SUS-SP

Isso não significa que não possa ocorrer uma surpresa ou outra, certo? Então faça estudos direcionados, mas ao mesmo tempo abrangentes, para conseguir se dar bem. Os enunciados não costumam dar espaço para muitos questionamentos, ou seja: ou você sabe responder, ou realmente não sabe.

Você terá 4 horas para fazer a prova e só poderá deixar a sala após 3 horas. É um período considerado até rápido em comparação a outras provas de instituições igualmente concorridas, mas não se deixe enganar, porque isso não é sinônimo de algo fácil, beleza? É preciso mergulhar de cabeça na preparação.

O local da prova só é divulgado alguns dias antes da data prevista no edital. Então, não deixe de ficar de olho nas atualizações para não ser pego desprevenido. Afinal, sua preparação também tem a ver com se programar para chegar ao local, levar os materiais certos, entre outros detalhes descritos no próprio edital. Leia com atenção!

Concorrência por especialidade em 2021

E como é a concorrência por especialidade? Antes de falar das principais, vale lembrar que a lista é baseada nas vagas e especialidades ofertadas por todas as instituições vinculadas ao SUS-SP, contando com a Associação.

Em 2021, a especialidade que saiu na frente em termos de concorrência foi a Neurocirurgia. Foram 40,7 candidatos por vaga, dá para acreditar? Em seguida veio a Oftalmologia, com 30,5 candidatos por vaga, seguida pela Cirurgia Geral, com 26 candidatos por vaga.

A Psiquiatria, uma das especialidades mais procuradas para ser cursada na Associação, também teve uma demanda alta, com 17,4 candidatos por vaga. Essa pequena lista é apenas um parecer para você perceber que sim, embora seja de fase única e dê a possibilidade de escolha de instituição pelo leilão, tem muita gente correndo atrás do mesmo sonho.

Apesar disso, nada de desanimar! É muito importante que você tenha muito foco e disciplina para estudar, porque as oportunidades pelo leilão são ótimas para quem tem uma boa nota na prova.

Leilão de vagas do SUS

E por falar nesse tal leilão, como ele funciona? Simples! Quanto maior a sua nota final na prova, mais opções você terá para escolher a instituição em que fará residência. A sua escolha, assim, depende inteiramente da sua classificação.

A classificação com a nota de corte sai um pouco antes do leilão. Se você estiver acima dela, automaticamente está permitida a participação no leilão. Porém, você escolhe de acordo com a sua posição, então o ideal é estar muito bem colocado para escolher primeiro.

Todo esse processo de verificação de classificação e escolha depende da atenção do candidato. Se ele julgar pertinente participar do leilão, terá que comparecer no local indicado pela organização, uma vez que as escolhas normalmente acontecem de forma presencial.

A principal vantagem desse esquema é que o SUS costuma divulgar seus resultados por último, bem depois da grande maioria dos processos seletivos de outras instituições. Com isso, muita gente que fez a prova acaba desistindo, porque já se matriculou em outra residência, e você terá ainda mais chances se quiser manter o foco em um hospital do SUS-SP.

Sobre a residência médica na Associação Lar São Francisco de Assis na Providência de Deus, é isso!

É isso aí! Agora você sabe tudo o que precisa fazer e no que deve focar para abocanhar sua vaga na residência médica na Associação Lar São Francisco de Assis na Providência de Deus. Portanto, não perca tempo, comece a organizar seu cronograma e entre de cabeça nessa jornada, porque a recompensa você já sabe: vale a pena!

Ah, e pra finalizar, eu tenho um convite pra você, que quer ter uma preparação incrível para as provas de residência médica do próximo ano! O Extensivo São Paulo, como você já deve ter ouvido falar, tem ajudado muitos alunos na conquista da tão desejada vaga na instituição dos sonhos. Então, a nossa equipe decidiu dar de presente 7 dias de teste grátis para você aproveitar todos os benefícios que o nosso extensivo oferece! É isso mesmo: são 7 dias totalmente gratuitos para aprimorar os seus estudos e aumentar as suas chances! Não vai perder, hein? Inscreva-se clicando aqui!

Receba conteúdos exclusivos!

Telegram
AlexandreRemor

Alexandre Remor

Nascido em 1991, em Florianópolis, formado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2015 e com Residência em Clínica Médica pelo Hospital das Clínicas da FMUSP (HC-FMUSP) e Residência em Administração em Saúde no Hospital Israelita Albert Einstein (HIAE). Fanático por novos aprendizados, empreendedorismo e administração.