Carregando

Saiba o que é preciso para ingressar na residência da UFRN

O concurso público para ingressar na residência da UFRN neste ano está vigente. Atualmente, o processo está convocando os aprovados da lista de espera, porém, por ser muito concorrido, vale acompanhar o passo a passo do concurso!

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) possui um concorrido programa de residência para formação de médicos. Todo ano, são milhares de inscritos disputando vagas nas diversas formas de especialização.

O programa de residência da UFRN foi autorizado pelo Ministério de Educação (MEC) e executado pelo Núcleo Permanente de Concursos (Comperve), com aprovação do Conselho Nacional de Saúde (CNS).

Cronograma do concurso

Com base no último edital para a realização da prova para médico residente da UFRN, confira os prazos de todas as etapas do concurso. Lembrando que a preparação não se restringe somente aos estudos. O acadêmico deve estar atento a todas as fases do exame. 

  • Divulgação do edital: 27 de dezembro de 2021;
  • Período de inscrição: 11 de outubro de 2021 até 21 de outubro de 2021;
  • Período para efetuar pagamento: 11 de outubro de 2021 até 01 de novembro de 2021;
  • Solicitação de isenção: 11 de outubro de 2021 até 21 de outubro de 2021;
  • Resultado da isenção: 22 de outubro de 2021;
  • Validação da inscrição: 04 de novembro de 2021;
  • Locais de prova: 07 de dezembro de 2021;
  • Aplicação da prova: 12 de dezembro de 2021;
  • Solicitação de recurso: 48 horas a partir da divulgação do gabarito oficial;
  • Envio da documentação: 13 de dezembro até 26 de dezembro;
  • Resultado da prova objetiva: 29 de dezembro de 2021;
  • Divulgação do resultado da prova da análise curricular: 14 de janeiro de 2022;
  • Recurso da prova de análise curricular: 48 horas a partir da divulgação da prova de análise curricular;
  • Resultado final: 27 de janeiro de 2022

Disponibilidade de vagas

Para residência da UFRN, 105 vagas foram distribuídas nos diferentes programas de especialidades. A seguir, confira as vagas em cada programa: Atenção à Saúde da Criança (12), Terapia Intensiva Adulto (13), Cardiologia (7), Atenção Psicossocial (3), Saúde Materno-Infantil (14) e Atenção Básica (44). 

Aplicação da prova e análise curricular

O programa para ingressar na residência médica da UFRN é desenvolvido em duas etapas. A primeira consiste na prova objetiva de caráter classificatório, em que o acadêmico precisa ser aprovado para dar prosseguimento no concurso.

Os candidatos que prosseguem na disputa por uma vaga na residência médica, participam da segunda etapa, que contém a análise curricular, em que são atribuídas pontuações ao candidato. 

Na análise curricular foi exigido documento em papel timbrado assinado pelo responsável da Instituição contendo a data de início e término das atividades, como também a carga horária semanal. 

Para comprovação documental foi possível conseguir pontos em mais de dez categorias, entre elas: monitoria, pesquisa e iniciação científica, projeto de extensão, estágio não obrigatório, publicação de artigos em revista científica, proficiência em língua estrangeira (inglês), trabalhos científicos, entre outros. 

Domine as duas etapas do concurso

Foi de responsabilidade do candidato acompanhar todas as etapas do processo seletivo, como as exigências, o envio das documentações para a análise assim como a pontuação de cada etapa e de cada comprovação. Veja a seguir alguns detalhes. 

A prova objetiva da UFRN teve duração de 4 horas para sua realização e foi composta por 50 questões subdivididas no formato de 35 questões de conhecimento geral, e 15 questões de conhecimentos específicos de acordo com a especialidade escolhida. 

Apenas prosseguiu no certame para a segunda etapa na qual foi realizada a análise do currículo, o candidato que obteve no mínimo 60% de acertos totais na prova objetiva. 

Sobre as pontuações, a prova objetiva teve valor total de 10 pontos com cada questão valendo 1 ponto. A etapa da análise curricular teve valor total de 10 pontos, com cada comprovação possuindo uma pontuação individual. Para conferir os valores consulte o edital na íntegra. 

Outras informações

Os programas de residência da Universidade Federal do Rio Grande do Norte terão duração de dois anos, sob o regime de 60 horas semanais em que o residente irá se dedicar em tempo integral e em formato de plantões. 

Os aprovados tiveram direito a uma bolsa no valor de R $4.106,09, durante toda a vigência do programa, não sendo possível ter matrícula ativa em outro programa de residência ou desempenhar atividade profissional durante o período. 

Os aprovados nos programas de residência da UFRN foram alocados no Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL), Hospital Universitário Ana Bezerra (HUAB), e na Escola Multicampi de Ciências Médicas (EMCM).  

Independente de qual programa de residência o candidato tenha se inscrito, pode escolher em qual município do Rio Grande do Norte desejou realizar a prova, tendo sido disponibilizado três opções: Natal, Caiacó e Santa Cruz.

Seja aprovado na residência médica da UFRN com a gente!

Quanto antes você começar a preparação para a residência da UFRN, mais chances tem de alcançar seu sonho. Somos seu guia de acesso a tão sonhada vaga por meio de cursos especializados efetivos e que cabem no seu orçamento. Comece seu planejamento agora!

Receba conteúdos exclusivos!

Telegram
JoanaRezende

Joana Rezende

Carioca da gema, nasceu em 93 e formou-se Pediatra pela UFRJ em 2019. No mesmo ano, prestou novo concurso de Residência Médica e foi aprovada em Neurologia no HCFMUSP, porém, não ingressou. Acredita firmemente que a vida não tem só um caminho certo e, por isso, desde então trabalha com suas duas grandes paixões: o ensino e a medicina.