Só passa na residência médica da USP quem é de São Paulo?

Conteúdo / Residência Médica / Só passa na residência médica da USP quem é de São Paulo?

Muitos profissionais visam ir para um estado diferente do seu na hora de trabalhar. Seja por identificação, meta pessoal ou qualquer outro motivo. A residência médica da USP, por exemplo, é uma das residências mais buscadas, exatamente por ser de uma universidade renomada.

No entanto, existe uma certa ideia de protecionismo, e de que as instituições só aprovam quem é “de casa”. Porém, com base em dados dos aprovados em 2021, podemos perceber que não é bem assim.

Antes disso, sabemos que você está aqui porque está pensando na sua preparação para as provas de residência médica, então tenho uma sugestão:

Estou falando do Extensivo Medway, nosso curso que conta com mais de 2.950 questões autorais e 15 simulados ao longo do ano! Quer fazer parte da mesma preparação dos mais de 40% dos aprovados na USP-SP, Unifesp, Unicamp, USP-RP e Iamspe em 2023? Clique AQUI para conhecer mais!

E temos novidades para 2024: você pode adquirir o novo Extensivo São Paulo Presencial, que terá o bônus de uma aula presencial toda semana! Agora você tem diversas opções diferentes para se preparar para as provas de residência médica. Venha entender melhor AQUI!

Ainda não acabamos! Você vai poder ter acesso ao teste gratuito de 7 dias desse curso para descobrir! E de quebra poderá conhecer, na prática, os recursos como MedBrain, videoaulas completas e mais de 50 mil questões comentadas e simulados originais que fizeram parte da preparação de muitos candidatos aprovados. Tá esperando o que? Clique AQUI para começar agora!

No presente texto, vamos te mostrar que não necessariamente só quem é de São Paulo passa na residência médica da USP-SP. Quer ver por quê? Fique conosco e acompanhe. Boa leitura!

55,5% dos aprovados na residência médica da USP em 2021 não eram de São Paulo

Passar na residência médica da USP é o sonho de muita gente. Mas, afinal de contas, será que só passa na residência médica da USP quem é de São Paulo?

Apesar de São Paulo ser o estado com maior quantidade de aprovados, podemos justificar isso pela quantidade de faculdades de Medicina no extenso estado, e também pelo tamanho da população.

Já que existem mais médicos se formando aqui, é apenas natural que tenhamos mais aprovados do estado. No entanto, São Paulo representa apenas 44,5% dos aprovados na USP, no exame de 2021.

Os outros 55,5% aprovados são médicos que nasceram em outros estados, fazendo deles a maioria. Isso significa que o sonho de fazer residência na USP, para quem é de fora de São Paulo, não é impossível.

Em nosso Guia Definitivo da USP-SP, você sabe tudo o necessário para ser um médico residente da instituição. Desde a preparação inicial até as provas finais.

De quais estados são os aprovados na residência médica da USP-SP?

Agora que você já viu o panorama geral dos números, vamos falar mais sobre alguns dados animadores. Que não precisa ser de São Paulo para passar na residência médica da USP, você já sabe. Inclusive, em 2021, a maioria dos aprovados não era de São Paulo. Mas de quais estados são essas pessoas?

Além de São Paulo, os cinco estados que mais aprovaram médicos na residência da USP foram, em ordem:

  • Minas Gerais (38);
  • Bahia (21);
  • Paraná (18);
  • Rio de Janeiro (16);
  • Ceará (14).

Outros destaques também foram Espírito Santo, Goiás e o Distrito Federal. A partir desses dados, é possível perceber que ser aprovado é questão de esforço e não do estado, não é mesmo?

Infelizmente, houve alguns estados que não foram representados na lista de aprovados do ano passado: Acre, Amapá, Roraima e Tocantins. Mas, se você é de algum desses estados, esperamos ver o seu nome na lista de aprovados no próximo exame!

Preparado para lutar pela sua vaga na residência médica da USP?

Para você que visa a residência médica da USP, já sabe que o sonho é possível (por mais que, às vezes, possa parecer impossível). Por isso, vamos falar um pouco mais sobre a etapa de preparação. Definitivamente, uma das mais importantes quando se almeja uma residência ou qualquer tipo de carreira no mundo da medicina.

Os Extensivos 2022 da Medway são a melhor forma de se preparar para os exames, E eles têm 3 possibilidades, as quais vamos explicar a seguir. Veja abaixo um pouco de cada um dos cursos!

Extensivo São Paulo

O primeiro é o Extensivo São Paulo. Esse tem como intuito a preparação para as provas de residência em São Paulo, no ano de 2022. Você quer uma preparação mais rápida e eficiente para as provas de 2022? Essa é a opção correta.

A duração total do curso é de um ano, sendo a melhor opção para quem quer aliar rapidez a materiais eficazes. Invista em sua capacitação para chegar ao dia da prova com toda a matéria bem estudada e na cabeça.

Extensivo Programado

O Extensivo Programado, nesse caso, é um curso para quem tem um pouco mais de tempo e quer se preparar de um modo mais gradativo para os exames. Com a duração de 2 anos, os alunos que fizerem o Extensivo Programado vão estar prontos para as provas de residência de 2023. O tipo de preparação é completo para as provas teóricas de São Paulo, tendo o benefício de serem 4 cursos em 1.

No primeiro ano, o aluno constrói o conhecimento e toda a base teórica de seus estudos. Com essa base pronta, o que corresponde a 80% do total, o segundo ano fica reservado para os 20% restantes. Que, no caso, é referente aos ajustes finais.

Extensivo Base

O Extensivo Base, por sua vez, visa dar uma base de estudos sólida aos alunos. O curso é para os alunos que estão no 5º ano e querem começar a sua preparação para os exames e provas de residência. Sabemos que o estudo bem-feito começa bem antes da prova, não é mesmo?

Ao dar início à preparação mais cedo, você tem a vantagem de ter um conhecimento cumulativo, de modo a chegar na prova o mais preparado possível. As revisões são constantes e visam sempre manter o ritmo, e estão presentes nesse e em todos os extensivos mencionados.

Além disso, os extensivos que falamos têm todas as vantagens que a Medway te oferece, como a comodidade de estudar por vídeo aulas online (ao vivo e gravadas) e um aplicativo exclusivo com milhares de questões comentadas, para que você pratique o que aprendeu. Temos também simulados originais elaborados por nossa equipe, desde o primeiro ano de curso.

As nossas apostilas são digitais e atualizadas. O aprendizado quando você estuda conosco é efetivo, pois nos esforçamos para tal. O material do aluno é digital e atualizado sempre, e oferecemos um suporte ao estudante, de modo que você possa tirar as suas dúvidas acerca da matéria.

A Universidade de São Paulo é uma das mais conhecidas instituições de ensino do estado. A residência médica da USP é, portanto, uma excelente opção. E o sonho de quem mora fora de São Paulo é possível, por meio da preparação adequada.Você gostou do nosso conteúdo? Com a Medway, você tem Extensivos exclusivos para cada caso. No Extensivo São Paulo, você estuda por um ano e se prepara para as provas de residência de 2022. O Extensivo Programado te prepara ao longo de dois anos para se dar bem nos exames. Já o Extensivo Base forma a sua base de estudos desde o começo. Estude com a Medway e garanta sua vaga na residência médica da USP!

JoanaRezende

Joana Rezende

Carioca da gema, nasceu em 93 e formou-se Pediatra pela UFRJ em 2019. No mesmo ano, prestou novo concurso de Residência Médica e foi aprovada em Neurologia no HCFMUSP, porém, não ingressou. Acredita firmemente que a vida não tem só um caminho certo e, por isso, desde então trabalha com suas duas grandes paixões: o ensino e a medicina. Siga no Instagram: @jodamedway