Carregando

Dicas para quem vai viajar para São Paulo para fazer a prova de residência

As provas de residência não são um período fácil. Além de toda a preparação necessária, ainda há outros aspectos a serem planejados. Sabemos que a maioria das pessoas precisa se deslocar para São Paulo, a fim de chegar ao seu local de provas. Por isso, neste artigo, temos como objetivo dar dicas e prestar um serviço para os candidatos às provas de residência médica que vão se deslocar para fazer a sua prova em São Paulo. Você vai viajar para alguma prova de residência em São Paulo? Não planeje nada antes de ler o nosso conteúdo! Siga conosco e boa leitura!

A cidade de São Paulo

De início, vamos falar um pouco sobre São Paulo em si. A cidade é uma das principais do Brasil. Sendo conhecida, também, como o centro financeiro do país, por ser uma cidade grande em extensão territorial e relevância.

Quando se fala em cultura e tradição, São Paulo tem de sobra. Uma imensidão de instituições culturais marca presença na cidade, que tem bairros dedicados a culturas específicas, como a coreana e a japonesa.

Toda essa pluralidade é coroada com uma rica arquitetura, de tirar o fôlego. Não é incomum ver um prédio maior do que o outro, desafiando as leis da física e embelezando a paisagem da cidade.

A cidade de São Paulo também é bem populosa. Você sabia que a capital é uma das cidades mais populosas de todo o mundo?

Mais de 12 milhões de pessoas vivem na capital, segundo o IBGE.

Distância para outras cidades

Dentre as cidades mais importantes do Estado, temos Osasco, que fica na região metropolitana do estado. A distância da capital é de apenas 16 quilômetros. Outra cidade que fica perto da capital é Santo André, a 17 quilômetros de distância de São Paulo.

Outras principais capitais do entorno, por sua vez, como o município de Campinas, por exemplo, estão a 98 quilômetros de distância da capital do estado de São Paulo. Isso dá cerca de duas horas de carro.

Um exemplo interestadual pode ser o Rio de Janeiro, que fica a 358 quilômetros de São Paulo. Em geral, uma viagem de carro entre os estados dura de 5 a 7 horas.

Prova de residência em São Paulo

Agora que você já sabe um pouco mais de São Paulo, vamos falar sobre as principais provas de residência em São Paulo, que você provavelmente vai fazer um dia! Confira mais!

USP

A prova de residência da Universidade de São Paulo (USP) é uma das mais concorridas. Por isso é bom se preparar para todas as fases!

A primeira fase da prova ocorreu no dia 27 de novembro de 2021. A avaliação do currículo, parte da segunda fase, ocorre de 10 a 14 de janeiro de 2022. Essa avaliação de currículo vai ocorrer de modo online ou presencial.

Unifesp

Outra prova de residência em São Paulo é a da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). No ano de 2021, ela ocorreu no início do ano, em janeiro.

A segunda fase, a prova prática informatizada, foi no dia 10 de janeiro de 2021. O edital da Unifesp 2021 não divulgou o local da prova, mas essa informação pôde ser acessada por meio do número de inscrição.

SUS-SP

A próxima prova de residência em São Paulo que vamos falar é a do SUS-SP. Nessa prova de residência médica, a fase é única. Por conta disso, há menor necessidade de deslocamentos por parte de pessoas que moram longe da capital.

A última prova ocorreu no dia 10 de janeiro de 2021. O local de prova costuma ser divulgado apenas com poucos dias de antecedência. Por isso, é bom ficar de olho no site da banca examinadora, caso você tenha essa prova como alvo.

Santa Casa

A Santa Casa de São Paulo, um dos primeiros hospitais do país, tem mais de 400 anos de história. Essa é uma das principais provas de residência médica na cidade de São Paulo.

A última prova de residência médica da ISCMSP teve a primeira fase no dia 20 de dezembro de 2020, e a segunda no dia 9 de janeiro de 2021.

Einstein

Outra prova de residência em São Paulo que é muito famosa é a do Hospital Albert Einstein, conhecido e renomado em São Paulo.

A última primeira fase ocorreu em 15 de novembro de 2021, e a segunda fase, que é uma prova prática de habilidades, vai ocorrer nos dias 4 e 13 de janeiro de 2022, junto com a entrevista e análise curricular. O local vai ser o Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein.

Iamspe

A última prova que vamos falar é a do Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual (Iamspe), que tem provas logo para o começo do ano de 2022. Com certeza, vários de vocês estão se preparando para o exame.

A primeira fase é uma prova objetiva, que acontece no dia 8 de janeiro de 2022, com local a ser disponibilizado no site da banca Quadrix, três dias antes da prova. A segunda fase, por sua vez, ocorre no mesmo dia à tarde. A terceira fase, de análise curricular e entrevista, é exclusiva para a área de Neurocirurgia, e acontece de 11 a 15 de fevereiro de 2022, com local a ser divulgado.

Dicas para a cidade

Fazer uma prova em outro estado não é simples. Não é indicado apenas chegar no dia da prova e partir neste mesmo dia. Por conta disso, neste tópico, vamos trazer algumas dicas de como você pode passar os seus dias em São Paulo. Veja mais!

Hospedagem

Quando se fala em hospedagem, é importante levar em conta o local de realização das provas para que você tenha fácil acesso no geral. Afinal, ninguém quer ter que se deslocar muitos quilômetros no dia da realização do exame, quando a ansiedade e nervosismo já vão estar a mil, não é mesmo?

Por isso, a dica é procurar um hotel, albergue ou hostel que seja a uma distância razoável do seu local de prova. Caso você deseje se deslocar dentro da cidade, leve esse fato em consideração. Além disso, escolha um local seguro. Mesmo que você não conheça os arredores, procure a avaliação da hospedagem na internet.

A título de exemplo, a prova do Iamspe, que vai acontecer no Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein, é perto do Hotel Ibis. E, por sua proximidade com a Avenida Paulista, já é uma forma de estar perto do centro da cidade.

Como última dica, vale a pena se atentar à reserva. Prefira escolher opções que permitam o cancelamento gratuito. Deste modo, você pode cancelar a hospedagem caso o local de prova mude ou seja revelado faltando poucos dias para a prova.

Alimentação

São Paulo é um paraíso quando se fala de opções em alimentação. Existem opções para todos os gostos, de todas as nacionalidades e para todos os bolsos. Além disso, a capital paulista tem diversas opções de delivery.

É bom, antes de viajar, procurar locais para comer na proximidade de sua hospedagem. Afinal de contas, você pode chegar e preferir não sair do quarto, para descansar da viagem. Da mesma forma, é bom descansar antes da prova, evitando procurar restaurantes no dia.

A título de exemplo, podemos citar a Avenida Paulista, que é perto do local de prova do Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual. Por sorte, existem diversos lugares nos arredores e na própria avenida para tomar um café, almoçar, jantar e até mesmo fazer um lanche.

Vale a pena, também, ter em seu celular aplicativos de delivery para os momentos em que você prefira não sair do quarto. Uber Eats, iFood, entre outros, podem te salvar em um momento de desespero.

Transporte

Ao viajar para fazer a sua prova de residência em São Paulo, é importante se atentar às formas de transporte que podem ser utilizados no dia da sua prova. Em São Paulo, o transporte público é altamente eficaz, e o metrô e o trem se integram aos terminais rodoviários. Além disso, existem uma grande diversidade de linhas de ônibus que cruzam a cidade.

Por conta do trânsito da cidade, pode ser válido verificar uma opção que envolva o metrô e o trem para chegar ao seu local de prova (com antecedência, é claro). Para te ajudar nessa missão, você pode contar com diversos aplicativos. Um deles é o Metrô de São Paulo Oficial, aplicativo oficial da CPTM para que você planeje as suas rotas para seus compromissos na cidade de São Paulo usando o Metrô.

O transporte na capital é bem acessível, com o bilhete do metrô, por exemplo, custando, atualmente, em dezembro de 2021, R$4,40. Vale a pena baixar o aplicativo TOP, para fazer a compra de bilhetes de metrô de forma prática por seu celular, e entrar na estação por meio do QR Code.

Outros aplicativos de transporte que podem ser utilizados são os prestadores de serviço de locomoção, como Uber e 99Pop. Apesar de ser uma opção mais cara, se os compararmos ao transporte público, eles ganham em conforto e podem ser uma boa opção para chegar ao seu local de prova. No entanto, leve em conta que o trânsito da capital paulista nem sempre é dos melhores.

O que fazer na cidade

E, por último, é importante saber algumas alternativas de lazer e cultura para que você possa aproveitar e também visitar a cidade. Afinal de contas, é essencial conhecer um pouco o local também, não é mesmo?

Anteriormente mencionamos a Avenida Paulista, e vamos começar por ela. Lá, você pode encontrar de tudo um pouco. Há bons locais para comer, entretenimento e muita gente para conversar.

Se você for aos domingos, dia que o trânsito é fechado para carros, vai aproveitar apresentações ao ar livre e ainda mais diversão. Na Paulista, não deixe de ir ao MASP (às terças e primeira quarta-feira do mês a entrada é gratuita) e ao Japan House ver exposições e um pouco de cultura em sua viagem.

Além disso, podemos citar alguns bairros que merecem a sua atenção. Um deles é o bairro da Liberdade, o famoso bairro japonês. Apesar de ser conhecido dessa forma, o bairro apresenta uma pluralidade de comércios, bares e locais que englobam todas as culturas. É excelente para se fazer compras e conhecer mais da cultura japonesa, por meio do Museu Histórico da Imigração Japonesa.

Outros pontos turísticos que podem entrar no seu roteiro, caso você tenha tempo, são a Rua 25 de Março e o Mercado Municipal de São Paulo (ou Mercadão), excelentes para compras. E também vale mencionar a Pinacoteca de São Paulo e o Beco do Batman.

Preparando-se para a prova de residência em São Paulo?

Para você, que está se preparando para alguma prova de residência em São Paulo, a melhor opção é se preparar o máximo possível para que a tão sonhada vaga na especialidade seja sua. Para isso, é importante ter foco e um bom material de estudo.

Mais do que estudar muitas horas, é preciso estudar de forma ativa e com qualidade. Estudar duas horas, mas com concentração, vale mais a pena do que várias horas e sem foco. Por isso, a preparação é parte importante até o último momento.

Uma ótima forma de se preparar para as provas de residência em São Paulo é por meio do Intensivo São Paulo. Com o programa, você tem aulas direcionadas por cada instituição, além de questões comentadas e materiais exclusivos. É a melhor forma de se estudar e estar preparado para conquistar a sua vaga.

Fazer questões é algo essencial para complementar o seu estudo. Não apenas para testar os seus conhecimentos, mas também para pegar o padrão da banca. E o app da Medway tem mais de 11 mil questões, juntamente de inéditas, que seguem o padrão das bancas.

Para quem vai fazer alguma prova de residência em São Paulo em 2022, é bom se preparar com antecedência. Tanto nos estudos como na hora de planejar a viagem. Desse modo, você faz uma prova muito mais tranquila e sabe que vai dar o seu melhor para conseguir a sua tão almejada vaga.Você gostou do nosso conteúdo? Esperamos que tenha sido de grande ajuda na hora de planejar sua viagem para a prova de residência em São Paulo. Para estar bem-preparado para os exames, assim como para a prova da primeira fase da faculdade, conte com o Intensivo São Paulo!

Receba conteúdos exclusivos!

Telegram
JoãoVitor

João Vitor

Capixaba, nascido em 90. Graduado pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e com formação em Clínica Médica pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HC-FMUSP) e Administração em Saúde pelo Hospital Israelita Albert Einstein (HIAE). Apaixonado por aprender e ensinar.