Fala, pessoal! Tudo bem aí? Hoje é dia de falar sobre os sintomas da depressão, tratando das minúcias do quadro clínico desses pacientes. Preparado? Então, continue a leitura para ficar craque no assunto!
O que sabemos dos transtornos depressivos é que eles têm apresentação clínica variada, podendo ser um pouco desafiador diagnosticá-los em alguns casos, beleza? Por isso, com este texto, a nossa intenção é que tudo fique mais fácil.
Na área da Psiquiatria, dividimos os sintomas em psíquicos, comportamentais e físicos, para entendermos melhor o quadro clínico do nosso paciente. Alguns desses sintomas não são necessários para o diagnóstico, mas devem ser avaliados e valorizados.
Agora você pode conferir, abaixo, um quadro com todos os sintomas comuns dos transtornos depressivos, incluindo os psíquicos, comportamentais e físicos. Vamos lá!
Sintomas psíquicos | Humor deprimido; Perda de prazer; Perda de interesse/motivação; Baixa autoestima; Culpa; Indecisão; Ideias ou planos suicidas; Redução de libido; Hipersensibilidade; Perfeccionismo; Pessimismo ou desesperança; Sentimento de desamparo; Irritabilidade; Ansiedade ou nervosismo; Distorções cognitivas; Redução da concentração; Sensação de estresse. |
Sintomas comportamentais | Tentativa de suicídio; Alentecimento ou agitação psicomotora; Ataques de raiva; Redução da produtividade; Redução das atividades de lazer; Isolamento social; Esquiva da intimidade emocional e sexual; Uso ou abuso de substâncias; Vitimização; Automutilação. |
Sintomas físicos | Fadiga ou falta de energia; Insônia ou hipersônia; Aumento ou perda de apetite; Aumento ou perda de peso; Sensação de peso em braços e/ou pernas; Disfunção sexual; Dor; Cefaleia; Tensão muscular; Queixas gastrointestinais; Taquicardia; Palpitações; Sensação de queimação. |
Bom, saber o que acompanha os episódios depressivos do nosso paciente nos ajuda a dividir a depressão em alguns subtipos, que levam em consideração também as características do episódio, a polaridade, o curso, os fatores desencadeantes e a gravidade.
Assim, vamos conseguir instalar o melhor tratamento para o nosso paciente. Lembrando que o tratamento também será abordado em outro texto, beleza? Agora, direto ao ponto: de acordo com o Manual de Clínica Psiquiátrica da Unifesp, podemos dividir a depressão nos seguintes subtipos:
É isso, pessoal! Gostou de saber mais sobre os sintomas da depressão? Então, aproveite para conferir mais conteúdos como este na Academia Medway. Aqui, você encontra e-books e minicursos completamente gratuitos.
Se quiser acumular mais conhecimento ainda sobre a área, o PSMedway, pode ser uma boa opção. Em nosso curso, vamos te mostrar exatamente como é a atuação médica na sala de emergência. Então, não perca tempo!
Bianca Bolonhezi. Nascida em São Paulo/SP em 1996, formou-se em medicina pela Faculdade de Medicina do ABC em 2020. Apaixonada pelo comportamento humano e seus desdobramentos. Uma ávida leitora que, no meio de tantos livros, se encantou pela educação.