Carregando

Sociedade Brasileira de Urologia: tudo o que você precisa saber

É a missão da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) trazer à tona, discussões e conhecimento das doenças urológicas pra alertar homens e mulheres da importância da prevenção e tratamento de doenças relacionadas à especialidade. Quer saber qual é a especialidade do urologista? Então é só clicar no link.

Chegou a hora de você conhecer a sociedade médica que organiza um dos três maiores congressos do mundo na especialidade: a Sociedade Brasileira de Urologia! 

A Sociedade Brasileira de Urologia

A Sociedade Brasileira de Urologia é uma associação científica sem fins lucrativos que busca representar todos os médicos do país que fizeram a especialização em Urologia, a especialidade clínica e cirúrgica responsável pelo diagnóstico e tratamento das enfermidades do sistema urinário de ambos os sexos e do sistema genital masculino.

imagem ilustrativa sociedade brasileira de urologia
Saiba mais sobre a Sociedade Brasileira de Urologia

A Sociedade Brasileira de Urologia foi fundada em 13 de maio de 1926 e conta atualmente com 24 regionais espalhadas por todo o Brasil, para ajudar a coordenar e monitorar a atividade urológica em seus estados. A SBU tem bastante adesão dos especialistas da área e congrega hoje aproximadamente 90% dos urologistas brasileiros, ou seja, um total de mais de 4 mil profissionais, que, dentro da entidade, se dividem em nove categorias, desde o aspirante até o honorário. 

Um dado estatístico interessante que a Sociedade Brasileira de Urologia mantém constantemente atualizado é a porcentagem de médicos atuantes por gênero e região do Brasil: cerca de 90% dos urologistas são homens. A maioria deles, um total de 58%, trabalha na região Sudeste, no Sul estão 16,5%, no Nordeste 14%, no Centro-oeste 8,2% e no Norte 3,3% de médicos urologistas.

Como se associar à SBU

Quem tem interesse em se associar à Sociedade Brasileira de Urologia pode acessar o site da instituição. Depois do preenchimento dos dados solicitados e o envio dos documentos, é só aguardar em média 20 a 30 dias para que a confirmação seja dada. Esse é o prazo mensurado pela instituição para que a análise e a aprovação dos documentos sejam feitas. Mas pode ser que adiante e você já tenha em mão, num tempo menor, a sua titulação. 

E mesmo que você ainda tenha concluído a Residência Médica em Urologia já pode associar-se como Membro Aspirante que é a categoria em que se enquadram os médicos em treinamento nas Residências de Urologia reconhecidas pela Sociedade Brasileira de Urologia e/ou pela Comissão de Residência Médica. Mas é importante lembrar que o aspirante só pode permanecer nesta categoria por até três anos, enquanto durar sua residência médica.

O que faz a Sociedade Brasileira de Urologia

Além de defender a especialidade por meio dos muitos cursos oferecidos para estimular o aperfeiçoamento do médico e manter o nível de excelência nas atividades, a Sociedade Brasileira de Urologia oferece diversos benefícios como acesso à publicações científicas, jornais e revistas com temas relevantes à Urologia, e uma revista eletrônica que publica artigos escritos por residentes, oriundos de residências credenciadas pela SBU, além de servir como um veículo de comunicação científica entre a Sociedade Brasileira de Urologia e as residências médicas.

A também possui um programa chamado PAPER – Portas Abertas Para Estágios de Residentes, que busca a melhoria contínua na Educação Continuada da Escola Superior de Urologia (ESU) e é realizado em conjunto com a Comissão de Ensino e Treinamento (CET) e coparticipação da Comissão de Seleção e Título de Especialista (CSTE), destinado aos Residentes de Urologia do Território Nacional. 

Na SBU os graduados e membros aspirantes podem participar de ligas acadêmicas regionais. Essa é uma estratégia da SBU para estimular a adesão de novos futuros associados como também dar maior visibilidade à nossa Instituição e à própria especialidade. Sem falar dos inúmeros programas de estágios e aperfeiçoamentos, os chamados Fellowships em Urologia.

Eventos da SBU

A Sociedade Brasileira de Urologia busca sempre oportunizar melhorias e crescimento profissional aos seus médicos filiados, por isso oferta eventos internacionais, nacionais, regionais para que essa experiência seja cada vez mais proveitosa no que diz respeito ao conhecimento. Dá só uma olhada no que tem por aí: em outubro, aconteceu a 6ª Jornada Pernambucana de Urologia e em dezembro, de 12 a 15 em Brasília, vai haver o XXXVIII Congresso Brasileiro de Urologia 2021

Título de especialista na Sociedade Brasileira de Urologia

E agora pra você saber mais, as informações para a obtenção do título de especialista na Sociedade Brasileira de Urologia em convênio com a Associação Médica Brasileira (AMB) para 2021 já estão disponíveis aqui, juntamente com a lista todos os pré-requisitos, procedimentos e formas de preenchimento da ficha de inscrição, além de explicar detalhadamente como deve ser o envio dos documentos exigidos para você conseguir a sua titulação.

É importante lembrar também, moçada, que, pra isso, tem que ter finalizado a residência médica em Urologia conforme define o Art. 4º da Resolução do CFM Nº 1634 de 2002: “O médico só pode declarar vinculação com especialidade ou área de atuação quando possuidor do título ou certificado a ele correspondente, devidamente registrado no Conselho Regional de Medicina”. Então, concluiu a residência em Cirurgia Geral e em Urologia, e pegou as certificações, é só correr para o site da instituição e obter o título de especialista em Urologia. 

A residência em Urologia

Quer saber mais sobre como é a residência nesta especialidade? Então vem aqui que vamos te contar tudo! A urologia é uma especialidade clínico-cirúrgica e a residência médica em Urologia exige o pré-requisito em Cirurgia Geral mais os 3 anos da especialidade.

É uma fase de estudos intensa que busca basicamente proporcionar ao médico, o treinamento em serviço e o desenvolvimento de habilidades cirúrgicas, endoscópicas, de imagens e microcirúrgicas, já que a especialidade proporciona ao médico uma gama de subespecialidades clínicas e cirúrgicas como transplantes renais e tratamentos contra a infertilidade masculina. 

Quer saber mais? Confere aqui o que faz o urologista e saiba tudo sobre essa especialidade. 

E aí? Curtiu saber mais sobre a Sociedade Brasileira de Urologia?

Essa é a residência dos seus sonhos? A gente te ajuda a chegar lá. Vem se preparar com a gente? Quem está buscando mais detalhes sobre a residência médica em Cirurgia Geral com 3 anos de duração, que é o pré-requisito dessa especialidade, não pode deixar de ler esses conteúdos! 

Se você quiser conhecer quais são as possibilidades de ampliação da área de Urologia dá uma olhada no site da Sociedade Brasileira de Urologia que é a instituição mais específica e que, atualmente, reúne profissionais dedicados a aprimorar exclusivamente as técnicas e os procedimentos das cirurgias urológicas. Pra quem precisa de mais conteúdos e muito mais informações sobre a residência médica no Brasil, pode contar com gente nessa empreitada! Aqui a parceria é forte! Na Academia Medway você encontra tudo, tudo mesmo, sobre o que você precisa saber pra mandar bem nas provas de residência médica!

Receba conteúdos exclusivos!

Telegram
AlexandreRemor

Alexandre Remor

Nascido em 1991, em Florianópolis, formado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2015 e com Residência em Clínica Médica pelo Hospital das Clínicas da FMUSP (HC-FMUSP) e Residência em Administração em Saúde no Hospital Israelita Albert Einstein (HIAE). Fanático por novos aprendizados, empreendedorismo e administração.