Sonda vesical de alívio: o que é, indicações e contraindicações

Galera, beleza? Com certeza, vocês ouvem todos os dias sobre sonda vesical de alívio e talvez até achem bobo, mas vocês sabem todas as indicações? Sabem passar, numa emergência ou na falta da equipe de enfermagem? 

Não aprendemos essa técnica na faculdade, então é interessante aprender! Porém, lembre-se de que não existe tema bobo. Quanto mais soubermos, melhor para nós, sempre! Bora?

O que é a sonda vesical de alívio?

É uma sonda introduzida através da uretra até a bexiga. O procedimento é estéril, logo, são necessários luva de procedimento estéril, assepsia e antissepsia, campo e lidocaína.

A sonda padrão é o de Nélaton, que possui ponta romba – garantindo uma boa flexibilidade e menor chance de causar pequenos traumas e lesões no paciente. 

Imagem ilustrativa de uma sonda vesical de alívio
Sonda Nelaton.

Indicações

  • Bexigoma: para esvaziar o conteúdo vesical pontual;
  • Análise de urina: coleta de urina estéril;
  • Pré-operatório: esvaziar a bexiga quando necessário; 
  • Pós-operatório: quantificar diurese pós-cirúrgica ou evitar retenção urinária;
  • Administração de medicamentos intravesicais.

Contraindicações

  • ITU vigente; 
  • Estenose da uretra; 
  • Cirurgia vesical; 
  • Trauma uretral. 

E aí, curtiu saber mais sobre a sonda vesical de alívio?

Esperamos muito que você tenha gostado. Agora que você já está mais informado sobre a sonda vesical de alívio, confira mais conteúdos de Medicina de Emergência, dá uma passada lá na Academia Medway. Por lá disponibilizamos diversos e-books e minicursos completamente gratuitos! Por exemplo, o nosso e-book ECG Sem Mistérios ou o nosso minicurso Semana da Emergência são ótimas opções pra você estar preparado para qualquer plantão no país.

Caso você queira estar completamente preparado para lidar com a Sala de Emergência, temos uma outra dica que pode te interessar. No nosso curso PSMedway, através de aulas teóricas, interativas e simulações realísticas, ensinamos como conduzir as patologias mais graves dentro do departamento de emergência!

Aquele abraço, pessoal! E até a próxima.

Receba conteúdos exclusivos!

Telegram

É médico e quer contribuir para o blog da Medway?

Cadastre-se
FláviaTroiani

Flávia Troiani

Nascida em Santos em 1995 e formada pela Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES) em 2019, agora cursa sua residência de Clínica Médica pela Secretaria Municipal de Saúde (SUS - SMS) em São Paulo. Seu próximo passo é entrar em Cardiologia, inspirada pela sua mãe, médica da área.