Vacina contra hepatite A é ampliada para usuários de PrEP no SUS

Conteúdo / Medicina de Emergência / Vacina contra hepatite A é ampliada para usuários de PrEP no SUS

O Ministério da Saúde vai ampliar a vacinação contra a hepatite A para usuários da Profilaxia Pré-Exposição (PrEP), utilizada para a prevenção do HIV. O objetivo é conter os surtos da doença na população adulta além de atender a mudança do perfil epidemiológico da doença. 

Sobre a ampliação

A meta do governo é vacinar 80% de todas as pessoas que utilizam PrEP, o que representa atualmente mais de 120 mil usuários atendidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O esquema vacinal será composto por duas doses, aplicadas com um intervalo de seis meses.

Para receber a vacina, é necessário apresentar a prescrição da PrEP nos postos de vacinação.

Hepatite A 

A hepatite A é uma infecção viral causada pelo vírus HAV (Hepatitis A Virus), também conhecida como “hepatite infecciosa”. A principal forma de transmissão é fecal-oral, ou seja, por meio da ingestão de alimentos ou água contaminados por fezes. Outros fatores de risco incluem baixos níveis de saneamento básico e de higiene pessoal.

Além disso, o contato próximo com uma pessoa infectada, incluindo relações sexuais, pode facilitar a transmissão do vírus.

Sintomas

Nem todas as pessoas infectadas apresentam sintomas. Quando presentes, eles costumam surgir de forma leve e inespecífica nas fases iniciais, como:

  • Fadiga
  • Mal-estar geral
  • Febre baixa
  • Dores musculares

Posteriormente, podem surgir sintomas gastrointestinais, como:

  • Náuseas e vômitos
  • Dor abdominal
  • Constipação ou diarreia
  • Icterícia (pele e olhos amarelados)

Tratamento e prevenção

Não há tratamento específico para a hepatite A. O cuidado principal é de suporte, com foco na hidratação, repouso e acompanhamento médico dos sintomas.

A prevenção é fundamental e envolve:

  • Boas práticas de higiene pessoal e dos alimentos;
  • Consumo de água potável;
  • Saneamento básico adequado;
  • Vacinação.

Vacinação: proteção eficaz e segura

A vacina contra a hepatite A é segura e eficaz, já incluída no calendário infantil há anos. Agora, com a ampliação para usuários da PrEP, o Ministério da Saúde reforça a importância da imunização como estratégia de saúde pública também entre adultos com maior risco de exposição ao vírus.

PrEP e a ampliação da prevenção

A PrEP é uma estratégia altamente eficaz para a prevenção do HIV e é ofertada gratuitamente no SUS desde 2017. O medicamento é indicado para pessoas com maior vulnerabilidade à infecção pelo HIV. 

Com a inclusão da vacinação contra a hepatite A para esse público, o Ministério da Saúde reforça o compromisso com uma abordagem integrada e abrangente da prevenção combinada das infecções sexualmente transmissíveis (ISTs).

Para ficar por dentro das principais atualizações médicas, continue acompanhando nosso blog

É médico e quer contribuir para o blog da Medway?

Cadastre-se
Marina Pereira

Marina Pereira

Professora da Medway. Formada pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), com residência em Medicina Preventiva e Social na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Siga no Instagram: @marina.ulp