Vacina para Influenza: conheça a alta dose

Conteúdo / Medicina de Emergência / Vacina para Influenza: conheça a alta dose

Fala, galera! A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) registrou em maio de 2022 a nova vacina para Influenza. A partir de 2023, a vacina high-dose (ou alta dose) para essa doença foi disponibilizada no Brasil para indivíduos com 60 anos ou mais. 

Vem conferir com a gente alguns aspectos dessa novidade.

O que é a vacina high-dose para Influenza?

A vacina high-dose para Influenza foi lançada pela Sanofi Pasteur no Brasil e disponibilizada em 2023. É uma medicamento inativado que previne a infecção pelo vírus Influenza, causador da gripe. 

Ela é composta por quatro cepas de vírus da gripe, assim como as demais vacinas influenza quadrivalentes, definidas anualmente de acordo com orientação da Organização Mundial da Saúde.

A quantidade de antígenos na vacina é quatro vezes maior do que nas vacinas quadrivalentes de dose padrão, o que proporciona uma maior proteção para a população com 60 anos ou mais, que tem uma resposta vacinal mais fraca devido ao envelhecimento do sistema imunológico e a doenças crônicas.

Para quem é essa vacina para influenza?

A vacina é recomendada preferencialmente para adultos a partir dos 60 anos de idade, especialmente para aqueles com o sistema imunológico comprometido. 

Ela é administrada por via intramuscular em dose única. Pessoas com alergia grave a algum componente da vacina ou à dose anterior não devem receber a vacina. 

Vale lembrar que as vacinas contra a Influenza são cultivadas em ovos de galinha embrionados, o que resulta em quantidades mínimas de ovoalbumina na formulação.

Durante a vacinação, é importante tomar cuidado para administrar a vacina apenas por via intramuscular e adiar a vacinação em caso de doença febril aguda grave. 

Além disso, a medicamento deve ser injetado com precaução em indivíduos com distúrbios de coagulação ou com histórico de Síndrome de Guillain-Barré (SBG) em um período de até seis semanas após qualquer vacinação anterior contra a Influenza. 

Não existem dados sobre a administração simultânea com outras vacinas.

Os efeitos colaterais mais comuns da vacina são dor no local da injeção, dor muscular, dor de cabeça e mal-estar. Esses efeitos geralmente são leves e temporários, resolvendo-se em poucos dias ou lançando mão de compressas frias.

Disponível apenas na rede privada

A vacina High-dose para Influenza está disponível nos serviços privados de vacinação a partir de 2023. Estudos mostraram que essa vacina oferece benefícios de proteção além da gripe, como redução na hospitalização por pneumonia e eventos cardiorrespiratórios.

Entendeu mais sobre a vacina para Influenza?

Foi isso que tínhamos para te passar sobre a vacina para combater a Influenza! A Medway está cheia de conteúdos de hardnews e Cobertura de Provas! Fique de olho no nossa Blog para não perder nenhuma novidade, beleza?

Se você gostou desse conteúdo, você também vai adorar a Academia Medway! Você pode ter acesso a e-books gratuitos que vão te ajudar rapidamente durante seus atendimentos no PS, além dos conteúdos completos que te auxiliarão no processo seletivo para residência médica. Clique aqui para acessar!

Referências bibliográficas:

BRASIL, Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm). Vacina gripe (influenza) quadrivalente de alta concentração – “High dose” (HD4V). Última. Publicado em 28/03/2023. Disponível em: https://familia.sbim.org.br/vacinas/vacinas-disponiveis/vacina-influenza-hd4v. Acesso em: 16/07/2023.

BRASIL, Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT). Vacina high-dose para Influenza já está disponível para adultos com 60 anos ou mais. Publicado em maio de 2023. Disponível em: https://sbpt.org.br/portal/vacina-high-dose-influenza/. Acesso em: 16/07/2023.

É médico e quer contribuir para o blog da Medway?

Cadastre-se
A Redação

A Redação