Carregando

5 técnicas para estudo de Medicina

Utilizar técnicas de estudo de Medicina é uma das melhores alternativas para se dar bem na graduação, sabia? Por meio delas, você consegue dar conta de todo o conteúdo (que não é pouco), além de fixar realmente as informações, sem decoreba. Inclusive, ao encontrar uma estratégia que funciona para você, é possível desenvolver mais disciplina na hora de estudar.

E, como consequência, ter um desempenho excelente não só em relação a notas, mas também em aquisição de conhecimento. Algo que fará a diferença lá na frente, quando você decidir entrar na residência médica ou fazer mestrado, por exemplo, que exigem bastante foco na hora de se preparar para as provas e processos seletivos.

Mas quais são as técnicas de estudo de Medicina realmente eficientes, então? Neste artigo, vamos falar sobre 5 delas que realmente dão certo e que são fáceis de adaptar em seu dia a dia. Confira!

Técnicas de estudo medicina
Confira a seguir 5 técnicas de estudo de Medicina!

Estudo por questões

Uma das técnicas de estudo de Medicina mais usadas é o estudo por questões. A ideia é resolver pelo menos 20 questões sobre cada assunto, antes mesmo de começar a ler sobre o assunto. A princípio, a intenção não é gabaritar os exercícios, mas sim se familiarizar com o conteúdo e observar o que você já absorveu das aulas.

Depois, você pode se basear nesses resultados para fazer uma revisão. Confira o que acertou, justifique as questões certas, entenda o que errou e aproveite para anotar dúvidas que precisam ser repassadas com os professores ou os colegas dos grupos de estudo que você faz parte.

Os tópicos podem ser anotados para serem revistos também perto das datas das provas. Guarde também os resultados para acompanhar quantas questões você errou e acertou ao longo do tempo, como uma forma de monitorar seus resultados.

Método Pomodoro

Apostar no Método Pomodoro é garantir a otimização do seu tempo de estudos. Ou seja, você para de vez de procrastinar e adiar tarefas importantes para seu aprendizado. Além disso, é uma ajuda e tanto no controle da ansiedade.

Para aplicar a técnica, você só precisa ativar o timer do seu smartphone e separar os materiais de estudo que vai usar. Primeiro, você realiza uma atividade durante 25 minutos. Assim que o timer apitar, você para e descansa por 5 minutos. Repita o processo durante 2 horas.

Assim que esse período acabar, você pode tirar um descanso maior como recompensa, de 30 minutos. Algo que é muito importante para esfriar a cabeça e tomar fôlego para a próxima rodada de estudos. Em pouco tempo, você perceberá uma melhora incrível no seu foco.

Prática intercalada

Entre as técnicas para estudos de Medicina também está a prática intercalada. Por exemplo, você deseja aprender três tipos diferentes de conteúdo, A, B e C. É normal que você coloque simplesmente um atrás do outro na hora de estudar: AABBCC.

Mas que tal intercalar esse conhecimento? Você pode investir na ordem ABCABCABC. Intercalar é uma forma de exercitar uma série de habilidades ao mesmo tempo, como entender como os conceitos se diferem ou se aproximam e aumentar sua retenção geral.

Essa é uma metodologia excelente para aquela semana com muitas provas de uma vez. Ou para conciliar os estudos da graduação com os estudos voltados para a residência médica.

Estudo ativo

Com o estudo ativo, você direciona toda a sua atenção para o aprendizado. Por isso, ele é uma das técnicas de estudo de Medicina que funcionam melhor. Afinal, nem sempre ler apostilas proporciona algo além da aprovação na graduação, não é verdade?

É preciso realmente entender o que é lido, de maneira profunda. Para isso, o estudo ativo requer alguns passos. Primeiro, você deve se fazer perguntas, para saber o que você sabe e não sabe sobre o assunto. A partir disso, poderá relacionar conceitos: o que teve que pesquisar para responder às perguntas e o que já sabia.

Por último, a dica é fazer resumos mentais, com o objetivo de ensinar a matéria a si mesmo. Você repassará item por item, para verificar o que aprendeu e o que ainda está meio embaçado, para voltar atrás e investir na revisão.

Horas líquidas produtivas

Estudar com base em horas líquidas produtivas é muito similar ao Método Pomodoro. Porém, nessa versão não existe tanta rigidez em relação ao tempo em que você estuda ou descansa. Assim, você tem mais liberdade para administrar melhor seu dia e a quantidade de conteúdo que deve cobrir.

Na verdade, você vai começar a estudar e continuar, até bater o cansaço ou acontecer algo que traga distração. Assim que você parar, deve anotar o tempo que conseguiu ficar 100% concentrado nos estudos. O mais comum é que esse período varie entre 1 e 2 horas, sem pressão.

Você também deve continuar seu estudo em ciclos. Pare, descanse, e continue, mas aumente as pausas enquanto isso. Dessa maneira, seu tempo de atenção sem interrupções cai, mas o tempo de descanso traz um bom equilíbrio. No fim do dia, some suas horas líquidas trabalhadas para descobrir sua produtividade, eficiência e déficit.

Mentoria para a residência médica

Se você já está pensando em se preparar para as provas de residência médica e quer garantir um bom rendimento, tenho um convite pra você: estão abertas as inscrições para a Mentoria 2022, nosso curso que ensina as melhores metodologias de estudo e te ajuda a potencializar seus resultados. Inscreva-se já e bora brilhar na residência!

Conhece outras técnicas de estudo de Medicina que são úteis?

Bom, você já está por dentro das principais técnicas de estudo de Medicina, certo? Mas, se você conhece outras estratégias, nada de descartá-las! É super importante colocar em prática aquilo que realmente funciona para você.

Vale a pena, por exemplo, intercalar técnicas de acordo com as disciplinas. Afinal, o que funciona para uma, pode não funcionar tanto para outra, a depender do formato do conteúdo.

E por fim, não se esqueça: nada de insistir em técnicas que tornem a sua rotina de estudos improdutiva. Por exemplo, não é interessante fazer resumos muito elaborados e demorados, porque pode se distrair nos detalhes da estrutura e nem estudar de verdade. Aproveite que você já está no clima e comece a aplicar nossas dicas e técnicas para estudos de Medicina. Você pode começar pelo estudo por questões e baixar o app da Medway, que tal? Por lá, você consegue estudar com foco na residência, reforçando o que aprendeu na graduação, e ainda usar filtros para definir as questões por temas, dificuldade, entre outros. Se jogue!

Receba conteúdos exclusivos!

Telegram
AlexandreRemor

Alexandre Remor

Nascido em 1991, em Florianópolis, formado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2015 e com Residência em Clínica Médica pelo Hospital das Clínicas da FMUSP (HC-FMUSP) e Residência em Administração em Saúde no Hospital Israelita Albert Einstein (HIAE). Fanático por novos aprendizados, empreendedorismo e administração.