Carregando

Anatomia radiográfica do coração e dos vasos da base

Olá, pessoal! Hoje nós vamos falar sobre a anatomia radiográfica do coração e dos vasos da base. Após o advento do ecocardiograma e da tomografia computadorizada, a radiografia do tórax tornou-se menos utilizada na avaliação das estruturas cardiovasculares. No entanto, apesar da grande sobreposição de estruturas nos estudos de raio-X do tórax, conseguimos avaliar os contornos das principais estruturas do coração e vasculares presentes no tórax.

Por que conhecer a anatomia radiográfica cardiovascular? 

Bom, nem sempre você vai ter acesso ao ecocardiograma para avaliar seus pacientes, mas provavelmente terá acesso a uma radiografia do tórax, que é um exame barato, simples e rápido de ser realizado. Além disso,  a radiografia do tórax consegue fornecer dados importantes sobre o status cardiopulmonar do paciente.  Portanto, conhecer a anatomia normal é fundamental para reconhecer as alterações no estudo radiográfico. 

Conhecendo a anatomia radiográfica do coração e dos vasos da base

O coração e os vasos da base estão localizados na região do mediastino. Todas as estruturas mediastinais possuem a mesma densidade radiográfica: densidade de partes moles. Por isso,  é difícil a sua delimitação nos estudos radiográficos, pois falta o contraste entre as densidades para permitir sua visibilização. 

A distinção das estruturas poderá ser feita quando apresentarem interface com o pulmão, por exemplo, facilitando sua avaliação. Portanto, vamos para a anatomia radiográfica! 

1. Principais estruturas vasculares mediastinais 

Anatomia radiográfica do coração e dos vasos da base - imagem 1
Fonte: arquivo pessoal

Nessas radiografias do tórax em PA (posteroanterior) e perfil, podemos caracterizar o contornos das principais estruturas vasculares mediastinais: 

  • Veia cava superior e inferior;
  • Aorta torácica;
  • Tronco da artéria pulmonar,

Além das estruturas vasculares, existe um espaço chamado janela aortopulmonar, localizado entre o arco aórtico e o tronco da artéria pulmonar. Por vezes, linfonodomegalias podem obliterar a janela aorto pulmonar.

2. Principais estruturas cardíacas

Imagem ilustrativa atrelada ao tema em questão
Fonte: arquivo pessoal
Anatomia radiográfica do coração e dos vasos da base - imagem ilustrativa
Fonte: arquivo pessoal

Nessas radiografias do tórax em PA (posteroanterior) e perfil, podemos caracterizar o contornos das principais estruturas cardíacas e vasos da base: 

  • Átrio direito (AD);
  • Ventrículo direito (VD);
  • Átrio esquerdo (AE);
  • Ventrículo esquerdo (VE);
  • Tronco da artéria pulmonar (T.AP);
  • Artéria aorta (AA).

Nessa radiografia, estão delimitadas as projeções radiográficas das estruturas cardiovasculares, não sendo possível a diferenciação exata entre as câmaras cardíacas e os vasos da base. 

No entanto,  perceba como cada estrutura  é responsável por um contorno no mediastino.  Por exemplo, a margem cardíaca direita na radiografia em PA é determinada pelo o átrio direito, ao passo que a margem cardíaca esquerda é determinada pelo ventrículo esquerdo. Já a margem anterior do coração na radiografia em perfil é delimitada pelo ventrículo direito e a margem posterior pelo átrio esquerdo. 

Portanto, apesar de não ser possível a diferenciação exata entre as câmaras cardíacas e os vasos da base, conhecendo qual estrutura anatômica é responsável por cada contorno mediastinal, é possível detectar eventuais alterações, como aumento das câmaras cardíacas ou aneurismas arteriais

3. Índice cardiotorácico 

Anatomia radiográfica do coração e dos vasos da base - imagem 3
Fonte: arquivo pessoal

Outra informação importante que é fornecida pela radiografia torácica é o índice cardiotorácico. Esse índice representa a proporção entre o diâmetro da sombra cardíaca (roxo) e a largura transversal do tórax (verde) na incidência PA. Quando maior que 0,5, podemos dizer que o índice cardiotorácico está elevado, tendo causas como cardiomegalia ou derrame pericárdico. 

Sobre a anatomia radiográfica do coração e dos vasos da base, é isso!

Bom, pessoal, é isso! Falamos bastante sobre a anatomia radiográfica do coração e dos vasos de base. Ficou com alguma dúvida acerca do assunto? Deixe um comentário aqui embaixo, será um prazer respondê-lo.

Caso vocês ainda não dominem o plantão de pronto-socorro 100%, fica aqui uma sugestão: temos um material que pode te ajudar com isso, que é o nosso Guia de Prescrições. Com ele, você vai estar muito mais preparado para atuar em qualquer sala de emergência do Brasil.Antes de ir, se você quiser aprender muito mais sobre diversos outros temas, o PSMedway, nosso curso de Medicina de Emergência, irá te preparar para a atuação médica dentro da Sala de Emergência. Abraços e até a próxima! Pra ciiiiima!

Receba conteúdos exclusivos!

Telegram

É médico e quer contribuir para o blog da Medway?

Cadastre-se
FelipeLorenzo

Felipe Lorenzo

Capixaba raiz, nascido em 91. Graduado pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e com residência médica em Radiologia e especialização em Neurorradiologia pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HC-FMUSP). Fanático por filmes e apaixonado pela família.