Anvisa aprova nova resolução para a prescrição do Zolpidem

Conteúdo / Medicina de Emergência / Anvisa aprova nova resolução para a prescrição do Zolpidem

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou novas regras para a prescrição do Zolpidem. Indicado para o tratamento da insônia, o medicamento será disponibilizado apenas com a prescrição médica do tipo azul (com controle mais rigoroso), independente da concentração. 

A medida passa a valer a partir do dia 1º de agosto. Ela também afeta a Zopiclona, medicamento similar ao Zolpidem. 

Antes dessa atualização, era possível prescrever concentrações de até 10mg desses medicamentos com receitas brancas de duas vias, uma para a farmácia e outra para o paciente. 

Agora, com essa mudança, os pacientes vão precisar de uma receita azul. Esse tipo de receita facilita o acompanhamento de medicamentos psicotrópicos e possibilitam a prescrição adequada. Além disso, a receita pode incluir apenas um medicamento, com a quantidade necessária para 30 dias. 

O que é Zolpidem?

O Zolpidem é um medicamento que induz o sono. Ele é indicado para o tratamento da insônia e só pode ser vendido com receita médica. Algumas características desse remédio que devem ser levadas em consideração são o sonambulismo e a amnésia anterógrada — perda da memória para fatos que ocorreram após o uso. 

Por isso, para evitar acidentes e outros riscos, o remédio deve ser tomado antes de deitar. Ele não deve ser utilizado durante o dia, e não pode ser misturado com álcool e outros remédios que dão sono. 

Como vai funcionar a mudança? 

Com a nova mudança, as receitas azuis deverão incluir informações detalhadas sobre o médico responsável pela prescrição. Além disso, será necessário que esse profissional se cadastre na autoridade sanitária local. 

No documento emitido pela Anvisa, até 1 de dezembro de 2024, os medicamentos à base de Zolpidem poderão ser fabricados com tarja vermelha, mas só poderão ser vendidos mediante a apresentação da receita azul. Após essa data, as embalagens devem apresentar tarja preta. 

Todas essas mudanças visam aumentar a segurança no uso de medicamentos para o tratamento de insônia, além de facilitar o monitoramento de sua prescrição. Tudo isso tem como objetivo contribuir para a prevenção do abuso e dependência de medicamentos. 

Já estava sabendo dessa atualização? Aproveita para acompanhar nosso blog. Por aqui, trazemos as principais novidades da área médica e dos processos seletivos de residência! 

É médico e quer contribuir para o blog da Medway?

Cadastre-se
DjonMachado

Djon Machado

Catarinense e médico desde 2015, Djon é formado pela UFSC, fez residência em Clínica Médica na Unicamp e faz parte do time de Medicina Preventiva da Medway. É fissurado por didática e pela criação de novas formas de enxergar a medicina. Siga no Instagram: @djondamedway