Carregando

Aplicativos de questões comentadas ou questões de apostila: por onde basear seus estudos para a residência

Atualmente, vivemos em uma realidade dinâmica e altamente tecnológica. O aluno moderno tem em suas mãos diversos recursos para utilizar na sua rotina de estudos. Os aplicativos de questões comentadas oferecem ao estudante de Medicina conteúdos interativos a que ele pode acessar em qualquer lugar e no dispositivo de sua preferência. Essa flexibilização dos meios de estudos traz conforto e mobilidade para o acadêmico.

A tecnologia proporciona ao aluno um contato mais agradável com os estudos das ciências médicas. Afinal, é importante que o futuro médico tenha uma certa afinidade com os recursos tecnológicos — principalmente aqueles que almejam ser cirurgiões, pois as cirurgias estão cada vez mais tecnológicas, e o cirurgião tem que saber como operar essas máquinas que o auxiliam.

Você quer saber mais sobre os aplicativos de questões comentadas? Então, esse texto é perfeito pra você! Continue a leitura para descobrir como estudar melhor.

Características dos aplicativos de questões comentadas 

Os aplicativos de questões comentadas são especialmente interessantes para os estudantes que desejam ter as questões filtradas com foco nos próprios objetivos. Em outras palavras, os aplicativos vão direto ao ponto e atingem exatamente no seu ponto fraco. Eles são uma grande ferramenta de treino e estudo! O melhor de tudo é que você pode filtrar o conteúdo de acordo com as suas preferências.

Nos aplicativos é possível treinar por questões da sua instituição desejada e os temas de mais dificuldade. Há vários simulados, questões de provas de residência médica de edições passadas, e-books e até mesmo videoaulas totalmente disponíveis para os usuários de aplicativos de questões comentadas. Para aqueles que não têm ideia de como é uma prova de residência, os aplicativos são mais necessários ainda.

imagem ilustrativa de aplicativos de questões comentadas
Veja como é estudar por aplicativos de questões comentadas e questões de apostila

Nos aplicativos não há compromisso ou obrigatoriedade alguma. Todos os conteúdos estão disponíveis para que você acesse quando quiser. Dessa forma, você pode fazer as suas atividades diárias com tranquilidade. Esse recurso serve para te ajudar e agregar muito ao seu conhecimento. Portanto, podemos dizer que a flexibilidade e a comodidade que essa ferramenta oferece são um suporte para o acadêmico.

Vale também lembrar que os aplicativos de questões comentadas são portáteis, o que garante que o médico possa estudar nos intervalos do plantão ou em outras horas vagas. A rotina de um médico é agitadíssima e ter mais uma responsabilidade é o que ele menos precisa nesse momento tão importante em sua vida, que é a preparação para a residência médica.

Características das questões de apostila 

As questões das apostilas, geralmente, não apresentam um foco em instituições. Isso significa que as perguntas ali dentro serão de instituições de todo o Brasil, o que torna os estudos menos específicos. Dessa maneira, o aluno não vai entender tão bem o que a banca da prova costuma cobrar para afunilar suas prioridades. Essa é uma forma de estudo mais global e não especializada.

Diferentemente dos aplicativos, os conteúdos das apostilas não são tão aprofundados e isso pode ser prejudicial durante a realização do exame, porque a prova de residência médica é totalmente específica e exige do candidato um alto nível de conhecimento sobre diversas áreas da Medicina. Por isso, é importantíssimo que você se prepare do jeito certo e que você utilize materiais de leitura adequados.

No período de preparação para a residência, vale muito a pena investir seu dinheiro e seu tempo de estudo em materiais de qualidade e que possam efetivamente oferecer o que você precisa para ter um bom resultado e atingir seu objetivo. Caso contrário, será perda de tempo e esforço. Portanto, procure entender quais são as suas necessidades e vai dar tudo certo.

Contudo, se você possui apenas a possibilidade de estudar por apostilas, não deixe de fazer isso! Se for possível, destaque e priorize todas as questões das suas instituições desejadas. As apostilas são muito úteis, mas há outras maneiras que podem complementar o conteúdo que ela oferece. Não desanime! Com muito esforço e dedicação é possível conquistar o que você quiser.

As características das provas de residência médica

As provas de residência médica variam de acordo com as instituições; mas, de forma geral, elas costumam ter duas fases. A primeira fase é teórica e a maioria das questões costuma ser de múltipla escolha. São muitas questões e há pouco tempo disponível para respondê-las. Logo, é importante treinar bastante para estar preparado para esse momento, e os aplicativos estão aí para te dar esse suporte.

Ao contrário da primeira etapa, a segunda fase é prática. O que acontece é uma avaliação curricular em vez da segunda etapa do exame. Dessa maneira, mais uma vez vemos a importância de se estudar bem a teoria nos aplicativos de questões comentadas: atualmente, a prova teórica tem um peso maior.

Além do conhecimento teórico e prático que você adquiriu durante a graduação, utilizando os aplicativos, você vai aprimorar as suas habilidades e vai cronometrar o tempo que você gasta respondendo as questões. Então, se você treinar diariamente, vai ficar craque na hora da prova e com certeza vai conseguir conquistar a tão sonhada vaga na residência médica.

A importância do estudo por questões

O estudo por questões é uma das melhores estratégias de preparação para a residência médica. A partir dele é possível metrificar resultados, focar na instituição dos sonhos e acompanhar seu progresso. Conforme as questões são solucionadas, fica mais claro e evidente cada detalhe e singularidade que cada prova cobra. Portanto, todo o estudo teórico fica mais eficaz e claramente útil.

Assim, podemos dizer que você pode basear os seus estudos para a residência médica de muitas formas, principalmente, por aplicativos de questões comentadas. Porque o aplicativo educativo é o recurso que oferece o maior custo-benefício e é a ferramenta mais dinâmica, interativa e acessível que há. O custo é baixíssimo quando comparado aos outros métodos. Então, não deixe de estudar e boa sorte!

E aí, curtiu a leitura? Aprendeu bastante sobre os aplicativos de questões comentadas? Então se liga nessa dica!

Baixe o aplicativo da Medway. Lá, o aluno tem acesso gratuito a um banco com 3.000 questões, um simulado, possibilidade de criar trilhas de questões personalizadas e muito mais! Também não deixe de ler o nosso e-book super informativo.

Receba conteúdos exclusivos!

Telegram
JoãoVitor

João Vitor

Capixaba, nascido em 90. Graduado pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e com formação em Clínica Médica pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HC-FMUSP) e Administração em Saúde pelo Hospital Israelita Albert Einstein (HIAE). Apaixonado por aprender e ensinar.