As instituições mais buscadas para fazer residência em Endocrinologia em SP

Conteúdo / Residência Médica / As instituições mais buscadas para fazer residência em Endocrinologia em SP

Quer fazer residência em Endocrinologia em SP? Então, você está no lugar certo! O tema de hoje é justamente as instituições mais buscadas desse estado para quem quer iniciar a jornada na especialidade e aprofundar-se no funcionamento das glândulas endócrinas, assim como patologias e funções.

É muito importante se informar a respeito do que cada uma tem de melhor para entender o que a experiência pode oferecer para sua formação como médico endocrinologista. Também vale entender um pouco mais sobre a concorrência e as principais vantagens dos complexos hospitalares associados.

Quer ter uma preparação voltada para o seu R+ de especialidades clínicas? Conheça o Extensivo R3 de Clínica Médica da Medway, o curso que vai te preparar para o processo seletivo das principais instituições de São Paulo! Você terá tudo por 10 dias gratuitos para testar tudo que o curso tem a oferecer!

Para sua preparação ser prática e eficaz, temos tudo para você brilhar nas provas, como banco de questões comentadas, guias estatísticos sobre o que é cobrado nas avaliações, apostilas digitais, mapas de estudos e simulados exclusivos com questões complexas e específicas para a fase de R3. Além do MedBrain, nossa inteligência artificial que prepara o melhor caminho para aprovação.

É possível tirar as principais dúvidas com nossos professores especialistas. As dúvidas são tratadas individualmente por um time que fizeram a subespecialidade que você quer prestar e já passaram pela mesma fase que você está passando. Tá esperando o que? Venha testar o Extensivo R3 de Clínica Médica clicando AQUI!

USP

Já imaginou fazer residência em Endocrinologia na USP? A universidade abrange o maior complexo hospitalar da América Latina. Realiza mais de 1 milhão de consultas e 232 mil atendimentos de urgência por ano.

Por trás da magnitude desses números e da infraestrutura, o departamento da área dedica-se a desenvolver uma vivência completa aos residentes. O programa conta com atividades práticas em ambulatório, enfermaria e laboratório.

Também promove orientações para desenvolvimento de pesquisa científica, sem falar da carga horária voltada para conteúdo teórico, que inclui discussões de casos, reuniões, aulas, apresentação de seminários e estudo de artigos científicos.

Todas as atividades são supervisionadas por docentes da faculdade de Medicina da USP, tutores, assistentes, preceptores e outros colaboradores do Hospital das Clínicas da FMUSP. Anualmente, são abertas dez vagas para a Endocrinologia.

A prova é considerada uma das mais difíceis quando o assunto é residência médica, independentemente da especialidade que você queira. Outro detalhe interessante é que a USP tem uma das melhores residências em Clínica Médica do país, pré-requisito para chegar à Endocrinologia.

Unicamp

As atividades do programa de residência de Endocrinologia da Unicamp acontecem no Hospital das Clínicas da instituição, um dos mais requisitados do país. Algumas ações específicas também acontecem no Hospital Estadual Sumaré (HES) e no Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (CAISM).

O atendimento ambulatorial recebe mais cobertura na instituição. Entretanto, a atuação na enfermaria também é forte. A Unicamp conta com muito incentivo à pesquisa por parte dos professores. As linhas de estudo são bem variadas. É possível publicar e apresentar as produções.

Para completar, também há atividades que se relacionam à biologia molecular e à rotina laboratorial de hormônios. Vale ressaltar que a rotina do endocrinologista é igualmente intensa depois de formado.

Unifesp

Você pode ir além da capital lista para fazer a sua residência médica em Endocrinologia, sabia? Caso prefira uma cidade não tão movimentada quanto São Paulo, você pode optar pela Unifesp, que tem complexo hospitalar alocado em Botucatu e atende a milhões de pessoas por ano. 

O Hospital das Clínicas é o componente mais famoso, onde as atividades da residência são realizadas com maior frequência. Os residentes também trabalham no Hospital Estadual Botucatu (HEBo), no Serviço de Atenção e Referência em Álcool e Drogas (SARAD) e em dois prontos-socorros.

O programa também segue a linha das demais universidades. Direciona-se bastante para a avaliação médica, como hipoglicemias, contagem de carboidratos, procedimentos voltados para diabetes e doenças da tireoide.

Você estará sob a supervisão de excelentes profissionais, muitos com experiência fora do país. Ao longo da residência, também terá a oportunidade de atuar em muitas ações e atendimentos multidisciplinares. O apoio é requisitado por áreas como Nutrição, Cirurgia Bariátrica e Psicologia.

Sendo assim, poderá absorver muito conteúdo diferenciado, o que será ótimo para a sua construção profissional. Dedique-se bastante para conquistar um lugar na instituição e aproveitar tudo isso.

SUS-SP

O SUS-SP também é muito requisitado quando o assunto é Endocrinologia. Primeiro, lembre-se de que esse é o maior processo seletivo de residência médica no país. Sendo assim, costuma apresentar mais vagas.

São várias instituições associadas ao SUS-SP, o que dá boas chances de você escolher aquela que mais tem a ver com seus objetivos acadêmicos e profissionais. Outra coisa legal é que a prova do SUS-SP acontece depois da maioria das grandes universidades.

O resultado também é divulgado posteriormente, então muitas pessoas já se matricularam em outros lugares. Isso faz a lista rodar bastante e aumenta ainda mais as chances de estudar na instituição que você quer.

IAMSPE

Você se formará como um endocrinologista renomado se passar pelo IAMSPE. Todo ano, a instituição disponibiliza cinco vagas para a especialidade, em um processo seletivo com bastante demanda.

O principal hospital no IAMSPE é o Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE). Basicamente, todo o treinamento dos residentes acontece por lá. Ele é moderno, com infraestrutura exemplar, equipamentos atualizados e equipe muito bem preparada. 

Não é à toa que milhares de pacientes passam por lá todo ano: calcula-se 1,3 milhões vindos de várias partes do país. Para ter uma ideia, são mais de 30 mil exames mensais registrados nesse complexo hospitalar. Além disso, a instituição é referência em tratamentos de casos de alta complexidade, incluindo a Endocrinologia.

Portanto, o programa exige uma dedicação bastante intensa, mesmo que as atividades contemplem procedimentos e intervenções mais básicas no primeiro ano. Nos períodos seguintes, tudo se torna mais desafiador, mas você terá o respaldo de professores especialistas referenciados na área.

Conseguiu decidir sua instituição de preferência?

Agora que você já conhece as principais instituições de São Paulo para fazer residência em Endocrinologia, que tal aproveitar esse momento para otimizar seu preparo para as provas? Na Academia Medway, disponibilizamos conteúdos gratuitos sobre diversos assuntos importantes.

DjonMachado

Djon Machado

Catarinense e médico desde 2015, Djon é formado pela UFSC, fez residência em Clínica Médica na Unicamp e faz parte do time de Medicina Preventiva da Medway. É fissurado por didática e pela criação de novas formas de enxergar a medicina. Siga no Instagram: @djondamedway