Carregando

O que faz o endocrinologista pediátrico: saiba tudo sobre essa especialidade

Você já ouviu falar em endocrinologista pediátrico? Esse ramo pode ser bem interessante para quem gosta de lidar com crianças e adolescentes.

O endocrinologista pediátrico tem sido cada vez mais requisitado, graças à preocupação com o desenvolvimento infantil e às mudanças no estilo de vida que levam ao sedentarismo e aos maus hábitos alimentares.

Para saber mais sobre esse campo de trabalho e o que é preciso para atuar nele, confira este conteúdo!

O que é a Endocrinologia Pediátrica?

A Endocrinologia Pediátrica previne, diagnostica e trata problemas na secreção hormonal de bebês, crianças e adolescentes, podendo atender pacientes de até 20 anos de idade.

O profissional dessa área da Medicina é super importante durante essa fase da vida, afinal, os hormônios são responsáveis pelo crescimento e desenvolvimento do corpo humano. Até mesmo a sensação de saciedade após uma refeição está ligada a essas substâncias.

Os desequilíbrios hormonais podem afetar seriamente o corpo do indivíduo e devem ser tratados imediatamente pelo endocrinologista pediátrico

Como é a rotina de um endocrinologista pediátrico?

Entre as condições clínicas que são tratadas pelo endocrinologista pediátrico, podemos citar:

  • déficit de crescimento;
  • hipoglicemia e diabetes;
  • peso acima ou abaixo da média para a idade;
  • hipotireoidismo e hipertireoidismo;
  • hipertensão arterial;
  • diferenciação genital;
  • sinais de puberdade precoce ou tardia.

Os pacientes já são submetidos a um exame avaliado pelo endocrinologista pediatra logo após o nascimento. O teste do pezinho, feito ainda na maternidade, é realizado para detectar o hipotireoidismo neonatal.

Como é o mercado de trabalho para esses profissionais?

Vivemos em uma sociedade na qual os hábitos alimentares ruins estão cada vez mais presentes, com uma grande oferta de produtos ricos em açúcar e gordura. Além disso, a facilidade na rotina pode desestimular a prática de exercícios físicos.

Esse quadro provoca o aumento de doenças como obesidade e diabetes, o que faz com que a procura por esses especialistas cresça. Sendo assim, se você deseja se tornar um endocrinologista pediátrico, saiba que esse é o momento ideal

Afinal, qual é a remuneração de um endocrinologista pediátrico?

Um endocrinologista tem uma média salarial de R$ 6.389,92, para uma jornada de trabalho de 17 horas por semana, de acordo com o site salario.com.br.

Esse profissional pode atuar em hospitais, clínicas, centros de saúde de instituições públicas ou privadas, entre outras opções. Também pode atuar por conta própria, abrindo um consultório para atendimento particular.

Neste último caso, os valores cobrados por consulta podem variar de acordo com a expertise do médico e reputação no mercado.

Qual a formação necessária para um endocrinologista pediátrico?

Para atuar como endocrinologista pediátrico, é preciso ter a formação de 6 anos em Medicina e, ainda, 3 anos de residência em Pediatria. Depois, é necessário fazer uma especialização em Endocrinologia Pediátrica. Também, você deverá ser aprovado na prova de título de especialista da Sociedade Brasileira de Pediatria e Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia para iniciar sua carreira.

Durante a residência, o profissional tem uma experiência prática por meio do atendimento ambulatorial, acompanha pacientes internados com doenças do sistema endócrino, recebe treinamento em relação a exames, procedimentos diagnósticos e terapêuticos, além de frequentar reuniões científicas.

A especialização leva dois anos, com carga horária de 60 horas semanais, sendo 12 destinadas aos plantões. Ao final da residência, os médicos são avaliados de acordo com o interesse, assiduidade, relacionamento com pacientes e com a equipe e realização das atividades práticas.

E por hoje é só! 

Se o trabalho como endocrinologista pediátrico despertou o seu interesse, você precisa se preparar muito bem para entrar na residência de uma boa instituição. E que tal começar a agora? 

Se você não quer perder tempo, continue lendo nossos conteúdos ricos por meio da Academia Medway. Lá, você encontra guias sobre as instituições de São Paulo e e-books sobre técnicas de estudo, como o livro Os 15 bloqueios que te impedem de ser aprovado na residência. E aí, bora lá?

Dá uma olhada também no Intensivo São Paulo. Lá, você terá acesso a aulas direcionadas por instituição, além de um app com mais de 10 mil questões comentadas. Sem contar que, como bônus, você ganha um curso de imagens radiológicas e um de Cirurgia Geral.

Não perca tempo. Bora pra cima!

Receba conteúdos exclusivos!

Telegram
JoãoVitor

João Vitor

Capixaba, nascido em 90. Graduado pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e com formação em Clínica Médica pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HC-FMUSP) e Administração em Saúde pelo Hospital Israelita Albert Einstein (HIAE). Apaixonado por aprender e ensinar.