A Associação Brasileira de Nutrologia, ABRAN, tem uma extensa história de apoio à pesquisa e ao desenvolvimento da especialidade. Portanto, se você pretende fazer essa residência médica, precisa conhecer um pouco mais sobre o trabalho que a instituição faz.
Afinal, logo depois de concluir seu programa você poderá se tornar um associado. E assim, aproveitar ao máximo os serviços e benefícios que ela oferece para continuar a se atualizar a respeito da profissão. A demanda por nutrólogos no Brasil está cada vez mais alta, já que essa está entre as profissões médicas do futuro, e investir nesse campo renderá excelentes frutos.
Então, vamos lá? A seguir você descobre tudo sobre a associação e ainda pega algumas dicas para se preparar para seu futuro como especialista em Nutrologia.
A ABRAN é uma instituição criada em 1973, no Rio de Janeiro. Entretanto, somente cinco anos depois a Nutrologia passou a ser reconhecida como especialidade pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), pela Associação Médica Brasileira (AMB) e pelo Conselho Nacional de Residência Médica (CNRM).
Em 2003, a associação ganhou ainda mais destaque ao promover o 1º Curso Nacional de Atualização em Nutrologia, que aconteceu na USP de Ribeirão Preto. Além disso, foca em projetos técnico-científicos que são elaborados em parceria com empresas da indústria alimentícia.
A partir dos resultados das pesquisas, a instituição criou o Selo de Segurança e Qualidade ABRAN, que é referência em todo território nacional. Há ainda planos de implementação de programas de educação continuada em Nutrologia e outras iniciativas que visam efetivar a especialidade como disciplina nas faculdades médicas do país.
Para se associar à ABRAN, é muito simples. Basta preencher um formulário disponibilizado no site, com todos os seus dados. Assim que seu pré-cadastro for aprovado, você receberá uma nova ficha de inscrição, mais completa e com outras solicitações.
É importante lembrar que, para se associar, você precisa ser graduado em Medicina. Sendo assim, não há problema se você ainda for residente na área ou ingressar previamente em outra especialidade de área afim.
Dentro de alguns dias, após o envio da segunda ficha cadastral, você receberá a resposta e confirmação de que se tornou associado. A partir de então, você poderá aproveitar vários benefícios da instituição, como ter seu nome divulgado no site, ter descontos em eventos e congressos, acessar publicações exclusivas e muito mais.
Mas, afinal, o que faz a ABRAN para favorecer a comunidade médica? Aqui estão alguns pontos importantes desse trabalho tão importante para a Nutrologia.
O foco da associação está em oferecer uma série de cursos e oportunidades de reuniões científicas, além do incentivo à pesquisa, aos médicos nutrólogos. Além disso, tem uma diretoria especializada e um departamento de Ligas Acadêmicas de Nutrologia para fomentar o interesse pela especialidade e prestar auxílio aos associados.
Entre as publicações mais importantes da instituição, estão: o International Journal Nutrology, o livro Além da Nutrição e uma série de artigos profissionais, públicos e periódicos científicos. Para completar, ainda mantém o Nutro News (NN), que sai trimestralmente.
O evento mais importante da Associação Brasileira de Nutrologia é o Curso Nacional de Nutrologia (CNNutro), que acontece na cidade de São Paulo. Mas a instituição também é responsável pelo Congresso Brasileiro de Nutrologia, que acontece todo ano.
A ABRAN ainda participa e apoia outros eventos da Medicina, tanto de Nutrologia quanto de outras especialidades médicas. Por isso, é importante acompanhar de perto o calendário de eventos da associação e verificar quais são interessantes para que você participe.
Essas são excelentes oportunidades para interagir com outros nutrólogos, trocar experiências, descobrir pesquisas e novas tecnologias, e muito mais. Por isso, fique de olho também nas novas propostas de eventos e cursos da associação.
Para que você tenha o título de especialista ABRAN, precisa ser aprovado em um concurso realizado pela instituição. Normalmente, ele é aplicado no final do ano, em um endereço divulgado em edital na cidade de São Paulo.
Se quiser se inscrever, é preciso cadastrar alguns documentos exigidos e enviar um requerimento específico. Além disso, o candidato deve apresentar comprovação de Treinamento em Nutrologia e de Clínica Médica ou Cirurgia Geral.
O modelo de currículo a ser apresentado também é específico e, caso não se cumpram as normas previstas para ele, há desclassificação do candidato. A prova é devidamente aprovada pelo CFM e pela AMB, e desenvolvida por uma banca selecionada pela ABRAN com nutrólogos experientes e associados.
A prova teórica do concurso conta com 100 questões de múltipla escolha. Os aprovados encaram, em seguida, uma prova prática oral, com 4 casos clínicos que deverão ser analisados. Em ambas as provas é preciso obter no mínimo 60 pontos para aprovação definitiva.
O programa de residência médica em Nutrologia tem a duração de dois anos e não é de acesso direto. Antes o residente precisa ter cumprido outros dois anos em Clínica Médica ou Cirurgia Geral como pré-requisito.
No primeiro ano de residência, o aluno tem os estudos focados em treinamentos em UTIs, terapia intensiva, emergência e ambulatórios. Entre as atividades práticas executadas estão a avaliação nutricional e o diagnóstico de distúrbios alimentares.
No segundo ano, os estágios incluem passagens por centros cirúrgicos e unidades de nutrição parenteral e enteral. Em geral, os casos estudados são de cateterização venosa e obesidade.
Em paralelo, é preciso cumprir uma carga horária de plantões. E, é claro, participar de aulas teóricas e discussões de caso.
E então, gostou de saber mais sobre a ABRAN e o programa de residência em Nutrologia? Se essa é a especialidade na qual você quer seguir carreira, é fundamental se dedicar bastante para passar no processo seletivo de residência e na prova de título de especialista.
O caminho é longo, mas saiba que a gente pode te ajudar nessa missão! Prepare-se com o Intensivo SP, um curso com aulas focadas para diferentes grandes instituições de São Paulo e desenvolvido com a qualidade Medway que você já conhece. Pra cima!
Catarinense e médico desde 2015, Djon é formado pela UFSC, fez residência em Clínica Médica na Unicamp e faz parte do time de Medicina Preventiva da Medway. É fissurado por didática e pela criação de novas formas de enxergar a medicina. Siga no Instagram: @djondamedway