Como aproveitar bem o curso preparatório para residência médica

Conteúdo / Residência Médica / Como aproveitar bem o curso preparatório para residência médica

Vai começar a estudar para residência? O curso preparatório pode ser um excelente aliado nesse momento. Afinal, nada melhor do que ter estudos direcionados para seu objetivo.

Sem dizer que, nesse cenário, você terá muito conteúdo para estudar. Cada instituição tem cobranças e exigências diferentes e descobrir estratégias que otimizem seu desempenho sempre gera resultados muito melhores.

Mas, ao se matricular no curso, é preciso se organizar para aproveitá-lo ao máximo e, de fato, enxergar todas essas oportunidades ao longo da preparação. Quer algumas dicas para isso? Olha só!

Busque informações nos editais

Para começar a estudar para residência em um curso preparatório, o primeiro passo é analisar os editais. Eles conterão informações cruciais para que você saiba no que focar durante os estudos.

Orientações para questões e bibliografia são alguns exemplos do que pode te ajudar a se preparar. No entanto, nem todos os documentos são suficientemente claros.

Então, caso encontre alguma dificuldade, lembre-se de consultar os Guias Estatísticos Medway! Neles, a gente compila a recorrência de temas e assuntos nas questões das maiores e mais importantes instituições do país.

A partir disso, você saberá exatamente a que conteúdo se dedicar mais e ainda se familiariza com a estrutura das provas. Ah! Não se esqueça de uma coisa importante: tente escolher poucas instituições para se inscrever.

Lembre-se de que a preparação é intensa, e nem sempre dá para cobrir todo o conteúdo necessário. O ideal é que você realmente se concentre naquelas que mais te interessam e mande ver!

Vá atrás de uma mentoria para começar a estudar para residência

Organizar o tempo para favorecer a absorção de todo esse conhecimento é essencial. Você também precisará priorizar o conteúdo a ser estudado, e, é claro, reservar um tempo para o descanso e os compromissos da vida pessoal.

Parece meio impossível dar conta de tudo, não é mesmo? É para isso que serve a mentoria, que pode ser iniciada junto com o curso preparatório. Nela, profissionais especializados oferecem uma orientação precisa para que você realmente consiga ter uma rotina saudável e que contribua para seu rendimento.

A mentoria também pode ser interessante para que você entenda quais estratégias de estudos funcionam mais para você. Dessa forma, você para de perder tempo com tentativas frustradas e passa a ter momentos de estudo de maior qualidade.

Além disso, consegue estudar por meio de técnicas variadas: apostilas, videoaulas, exercícios, resumos, materiais específicos do próprio curso preparatório, entre outros. O conteúdo fica menos cansativo e você passa a dominar de vez os assuntos da prova.

Coloque simulados no seu plano de estudo

O curso preparatório ajudará a revisar muito conteúdo que é essencial para a prova. E nada melhor do que reforçar o que você aprendeu fazendo simulados.

É fácil encontrar alguns modelos na internet, que contam até mesmo com as respostas comentadas. Assim, se você errar, pode entender melhor o motivo e a alternativa certa fará mais sentido.

Os cursinhos também costumam aplicar alguns simulados em datas específicas, naquele esquema de intensivão. É bom não perder a chance de fazer, porque depois os professores também costumam repassar as respostas, de um jeito muito explicativo e completo.

Para que a rotina semanal não fique tão pesada, você pode revezar as especialidades e testar seus conhecimentos em todas elas por igual. Também vale a pena fazer simulados sobre temas específicos, depois de ter assistido a uma aula sobre eles, com o conteúdo ainda fresco na mente.

Os simulados são uma ótima maneira de medir seu desempenho e de criar intimidade com a prova da instituição que você quer. No entanto, lembre-se: há conteúdos que você domina mais, outros menos. Há dias em que você se sente mais concentrado, outros menos. Monitore os resultados para fazer os ajustes necessários e ter um rendimento melhor.

Explore tudo que seu curso pode dar

O curso preparatório conta com uma série de materiais e recursos para começar a estudar para residência. Então, explore tudo o que estiver disponível, até porque você provavelmente terá investido dinheiro nas aulas.

Tudo pode ajudar, de uma maneira ou de outra. Inclusive, normalmente tudo se conecta: aula com apostila, apostila com questões, questões com comentários e assim por diante.

Se aparecer algum benefício extra, como uma aula a mais ou um material gratuito, não deixe de aproveitar também. Use tudo o que puder a seu favor, porque com certeza isso refletirá em seus resultados.

E, no final, você verá que esse foi um investimento que realmente valeu a pena. Mais tarde, se terminar a residência decidir fazer outra prova que precise do seu pré-requisito, você saberá que vale a pena apostar no preparatório de novo.

Seja curioso e faça perguntas

O curso preparatório é o melhor contexto para que você pergunte e tire todas as suas dúvidas. Os professores estão ali justamente para isso. Para além de detalhes a respeito do conteúdo, eles são craques em dicas para fazer a prova e até mesmo sobre a instituição.

A grande maioria já foi residente e sabe muito bem o que rola ao longo da sua experiência. Portanto, não tenha vergonha de demonstrar curiosidade e pergunte bastante.

Essa troca de experiências faz toda a diferença para te trazer mais segurança como estudante, candidato e residente. E pode abrir portas para oportunidades que surjam no futuro, porque pode ter certeza de que professores e colegas se lembram bem de quem é interessado de verdade na profissão.

Caso não se sinta à vontade para se manifestar em público, veja a possibilidade de um atendimento privado. Há cursos que contam com horários para tutoria ou monitoria, e aí você terá um espaço mais tranquilo para se manifestar.

Conheça bem seu curso preparatório

Por fim, conheça bem seu curso preparatório! Saiba como ele pode ajudar, qual modelo se encaixa melhor em seu objetivo, quem são os professores, como são as aulas e o que é ministrado como conteúdo.

Fazer uma pesquisa pode ser interessante, assim você se inscreve de fato no que é mais adequado às suas necessidades. Mas, cá entre nós, tem grandes chances de que o nosso preparatório é perfeito para você que quer começar a estudar para residência.

Então, já que está por aqui, saiba mais sobre o Extensivo Medway! Não deixe de fazer sua inscrição e bora estudar com os melhores. Pra cima!

JoãoVitor

João Vitor

Capixaba, nascido em 90. Graduado pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e com formação em Clínica Médica pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HC-FMUSP) e Administração em Saúde pelo Hospital Israelita Albert Einstein (HIAE). Apaixonado por aprender e ensinar. Siga no Instagram: @joaovitorsfernando