Carregando

5 cursos para estudantes de Medicina online

Sim, a gente sabe que a graduação na área médica é intensa e repleta de desafios. A carga horária pesada exige muita dedicação, mas não dá para parar por aí. É muito importante complementar os estudos com a ajuda de plataformas de aprimoramento de curta e média duração. E uma forma interessante de facilitar sua vida de estudante é investir em cursos para estudantes de Medicina online.

cursos para estudantes de medicina online foto ilustrativa
Confira 5 cursos para estudantes Medicina

Eles são opções para garantir esse aprendizado extra. Além de ser mais prático estudar de casa, ainda é uma oportunidade de reforçar parte do conteúdo visto na faculdade e ainda ficar por dentro de novidades com as quais você terá contato nos cursos. Ou seja, é uma iniciativa super completa para quem quer se tornar um profissional de primeira linha.

Mas quais cursos são esses e em quais plataformas é possível encontrá-los? A gente separou uma lista com o que há de melhor na internet, então confira!

Cursos para estudantes de Medicina online

Além de trazer mais conhecimento específico, os cursos para estudantes de Medicina online são uma maneira de ganhar peso no currículo. Sendo assim, quando você se formar, poderá apresentar um documento recheado de experiências dentro da prática médica.

Se você se dedica à educação continuada, garante mais visibilidade profissional ao tentar uma vaga de emprego. Para completar, expandir os estudos na internet ajuda a conhecer os vários campos de atuação na profissão e pode ser determinante na hora de escolher a residência médica que você deseja fazer.

São muitas vantagens, não é mesmo? Mas agora, vamos ao que interessa: as plataformas e cursos disponíveis online, tanto em português quanto em inglês, para estudantes de Medicina. Olha só quanta coisa dá para fazer!

1. Coursera

O Coursera é uma plataforma de tecnologia educacional norte-americana, no ar desde 2012 e criado por professores da Universidade Stanford. Todos os cursos são gratuitos, você precisa apenas ter uma conta na plataforma para acessá-los.

O pagamento acontece apenas para pegar seu certificado autenticado. Mais de 63 universidades de todo o mundo disponibilizam seus cursos na plataforma, que oferece aulas em vídeo e leituras obrigatórias e extras.

Para garantir seu certificado, é preciso completar todas as aulas e exercícios e rever o trabalho de pelo menos três colegas. Ao final de cada semana, é preciso realizar uma prova que exige pelo menos 80% de nota para passar.

É possível acessar o conteúdo via aplicativos para Android e ioS e participar de fóruns de discussão. Existem cursos em português, espanhol e inglês, conforme a universidade que oferece o conteúdo. Entre os cursos relacionados à  Medicina disponíveis, estão os seguintes:

  • Avaliação da aprendizagem em ambientes clínicos (Universidade de Monterrey);
  • Neurociência médica (Universidade Duke);
  • Anatomia (Universidade de Michigan);
  • Treinamento COVID-19 para profissionais de saúde (Universidade de Stanford);
  • Atualização sobre o manejo de pacientes com diabetes mellitus tipo 2 (Universidade Nacional Autônoma do México); e muito mais.

2. Centro de Educação em Saúde Albert Einstein

Que tal estudar no Albert Einstein? Você pode fazer parte de uma das instituições de ensino de Medicina mais renomadas do país pela internet. Os cursos gratuitos da instituição são atualizados e voltados para diversas especialidades, como Anestesiologia, Cardiologia, Cirurgia Oncológica, Cirurgia Vascular, Clínica Médica, Medicina de Emergência, Ortopedia, Pediatria e muito mais.

É preciso que você realize seu cadastro no sistema para entrar para a Academia Digital Einstein. Todos os cursos são gratuitos e em português. Entre eles, você pode fazer:

  • Melhores Práticas no Tratamento do Hiper e Hipotireoidismo na Gravidez;
  • Estado de Mal Epilético na Sala de Emergência: O que há de novo?;
  • A Evolução do Estetoscópio na Sala de Emergência: Ultrassom;
  • Protocolo Febrasgo no Diagnóstico e Tratamento do Diabetes Gestacional;
  • Dor Pélvica: Diagnóstico Diferencial;
  • Intoxicação de Drogas;
  • Síncope com Toque Letal: Como Identificar o Crítico; entre outros.

3. Learncafe

O Learncafe é uma plataforma de ensino à distância que conta com uma equipe completa para avaliar todos os cursos disponíveis. São opções de curta duração, gratuitas ou pagas, em diversas áreas, inclusive Medicina. Basta se cadastrar para ter acesso à uma lista completa direcionada para diversas especialidades. Estes são alguns dos cursos disponíveis:

  • Inteligência Artificial em Saúde: O uso de Machine Learning;
  • Imunologia: Introdução ao estudo;
  • Políticas públicas de saúde no Brasil e a criação do SUS;
  • A relação entre diabetes e periodontite;
  • Hepatites virais: Informações gerais;
  • Ludoterapia no contexto hospitalar; entre outros.

4. HarvardX

Se você quer aproveitar esse momento para treinar o inglês, idioma essencial para acadêmicos de Medicina, pode testar a plataforma HarvardX. Desenvolvida pela Universidade de Harvard, ela oferece uma série de cursos gratuitos. O aluno paga somente uma pequena taxa para receber seu certificado. Entre os cursos da área médica, estão:

  • Fundamentos da Neurociência;
  • Anatomia Humana: Casos Musculoesqueléticos;
  • Os efeitos da mudança climática na saúde;
  • Inovação em saúde;
  • Bioética;
  • Melhorando a saúde global: qualidade e segurança; e muito mais.

5. OpenWHO.org

O OpenWHO.org é uma plataforma vinculada à Organização Mundial de Saúde. Oferece uma série de cursos em inglês, voltados para médicos que precisam atuar na linha de frente de epidemias, pandemias e emergências de saúde.

A plataforma é administrada pela unidade de Aprendizagem e Desenvolvimento de Capacidades do Programa de Emergências de Saúde da OMS. Para ter acesso ao conteúdo, é só se cadastrar no site e acessar tudo por lá, ou ainda baixar os aplicativos para Android e iOS. Alguns dos cursos que você pode fazer são:

  • Prevenção e controle da gripe;
  • Resistência antimicrobiana de infecções sexualmente transmissíveis;
  • Reconhecimento de choque anafilático e primeiros socorros;
  • Resposta rápida no contexto da COVID-19;
  • Manejo clínico de pacientes com COVID-19; e mais.

E aí, o que acha de investir em cursos para estudantes de Medicina online?

Agora que você já sabe quais são as principais opções de cursos para estudantes de Medicina online, é muito importante que você separe os que são de maior interesse e considere investir parte do seu tempo de estudos com eles. Com organização e um bom planejamento, você conseguirá se dedicar a um pouco de cada coisa: conteúdo da graduação, questões de residência, aplicativos que salvam no plantão, artigos e pesquisas, livros de Medicina, entre outros.

Pode ter certeza de que todo esse esforço valerá a pena no futuro! Portanto, não perca tempo, faça seu cronograma e mergulhe de cabeça em tudo o que há de mais interessante na área médica.

Curtiu as dicas de cursos para estudantes de Medicina online que viu por aqui? Aproveite para seguir a gente no Facebook e no Instagram e acompanhar em tempo real muitas outras atualizações sobre Medicina e residência médica!

Ah, e se você estar prestes a entrar no Internato, saca só essa dica: todos sabem que o internato prepara para a vida, mas você também tem que estar preparado para ele! E é por isso que nós, sabendo que essa é uma etapa que causa insegurança em muitos alunos, criamos o Curso Gratuito de Internato! Com 16 aulas em um só módulo, ele vai aprimorar os seus conhecimentos e você estará pronto para enfrentar todos os desafios que aparecerem pela frente ao longo dessa jornada. Clique AQUI e se inscreva já!

Pra cima!

Receba conteúdos exclusivos!

Telegram
AlexandreRemor

Alexandre Remor

Nascido em 1991, em Florianópolis, formado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2015 e com Residência em Clínica Médica pelo Hospital das Clínicas da FMUSP (HC-FMUSP) e Residência em Administração em Saúde no Hospital Israelita Albert Einstein (HIAE). Fanático por novos aprendizados, empreendedorismo e administração.