Como conciliar o descanso das férias aos estudos para a residência?

Conteúdo / Residência Médica / Como conciliar o descanso das férias aos estudos para a residência?

Os estudos para a residência são muito importantes, mas descansar também! Sem isso, é impossível dar conta de tudo e conseguir a tão sonhada aprovação. Sendo assim, como conciliar a sua preparação com as férias sem deixar uma coisa ou outra de lado?

Calma! Parece mesmo complicado. Ao mesmo tempo em que a gente quer curtir o gostinho de um dia à toa, vem na cabeça aquela responsabilidade de cumprir um cronograma, porque a prova vem aí. No entanto, é tudo uma questão de organização para que você aproveite sem tempo para as duas finalidades.

Não sabe por onde começar? É para isso que estamos aqui! A seguir, você confere algumas dicas preciosas que com certeza vão te ajudar nessa.

Afinal, como conciliar o descanso das férias aos estudos para a residência?

Dá para levar numa boa os estudos para a residência em meio ao descanso das férias. Difícil de acreditar? Experimente colocar essas dicas em prática e você verá que conciliar as duas coisas, além de dar muito certo, é super importante para você ter mais qualidade de vida. Bora lá!

Tenha uma agenda

Pretende viajar ou passear? Boa! O primeiro passo para conciliar estudos para a residência médica e descanso é anotar todos esses compromissos em sua agenda.

Ao visualizar as datas, você saberá quais dias terá mais tempo livre e quais estará mais ocupado. Dessa forma, fica mais fácil organizar a rotina e distribuir o conteúdo que falta cobrir nos momentos em que está livre.

Você pode anotar também outras coisas que queira fazer durante as férias, sem necessariamente sair da sua cidade. Uma balada com amigos, que com certeza precisará de mais descanso na manhã seguinte para se recuperar, uma tarde em família depois daquele almoço, ou um dia inteiro por conta do namorado ou namorada são alguns exemplos.

Esses momentos de lazer e diversão são necessários e não devem ser excluídos de suas férias. Pode parecer exagero ter tudo anotado, mas aos poucos você perceberá o quanto essa organização fará a diferença em seu rendimento na preparação para a prova.

Não é preciso estudar o dia todo

Não fique com a cara em apostilas e questões o dia inteiro. Você provavelmente já faz isso todos os dias fora das férias, e em dobro se ainda estiver finalizando a graduação em Medicina. Agora, é hora de realmente amenizar o peso dessa obrigação.

Deixá-la de lado é impossível, porque a aprovação não chega sozinha. Mas você pode pegar mais leve e definir apenas algumas horas do dia para ficar por conta dos estudos.

Prefira os momentos em que você naturalmente sabe que tem mais disposição, para garantir que seu desempenho será positivo. Ou então, faça isso logo que acordar, com bastante dedicação, para ficar livre mais tarde sabendo que fez a sua parte com qualidade e foco.

O importante é não ignorar que a responsabilidade existe e cumpri-la da melhor maneira possível. Não passe os olhos pelo conteúdo, realmente estude para valer a pena e ter o merecido descanso em seguida.

Priorize os conteúdos

Tem gente que pensa que as férias são a melhor época para dar conta de absolutamente todo o conteúdo da prova de residência. E não, essa constatação não poderia estar mais errada!

Para começar, falando de forma geral, é impossível cobrir absolutamente tudo de uma determinada instituição. Portanto, a ordem é priorizar o que mais cai e focar nisso.

Uma regra válida para absolutamente qualquer período, seja de férias ou não! Pesquise sobre as estatísticas das provas, avalie os temas e assuntos e faça uma lista para seguir e estudar aos poucos em seu tempo livre.

Você pode começar pelo que tem mais facilidade, se sentir que não está muito no clima de estudos, mas não quer parar. Ou pelo mais difícil, se julgar que a cabeça está mais fria para se dedicar ao que merece uma atenção especial. Opção não falta!

Não se cobre tanto nesse período

Tudo bem, tem dias que, por mais que você se esforce, os estudos para a residência não vão render nas férias. Não tem problema algum!

Compense o que você não conseguiu estudar em um dia de maior disposição. Reorganize e ajuste seus horários quantas vezes precisar, até encontrar um ritmo que funcione e apresente resultados.

Nas férias, você tem liberdade para estruturar a sua rotina e é preciso encarar tudo com mais tranquilidade. Não fique se cobrando tudo, senão você não conseguirá nem estudar e nem descansar. E aí, as férias serão um tempo perdido.

Estude mais nos dias em que estiver mais livre

Está com o dia mais livre e se sentindo super bem? Aproveite o gás para estudar mais! Seja por mais tempo ou para cobrir mais conteúdo, isso pode até mesmo ajudar a compensar um período de desânimo ou de mais compromissos.

Ou ainda, pode ser a oportunidade perfeita de adiantar os estudos, para que nada fique acumulado quando as férias chegarem ao fim. É isso: uma questão de equilíbrio, de respeitar o seu tempo e de fazer o que está ao seu alcance.

Mas de novo, mesmo que o seu tempo esteja realmente mais folgado, não fique o dia todo por conta dos estudos, certo? Tire aquele tempinho para um cochilo, um café e uma conversa ou um episódio de série.

Essa é a hora de estudar, porque quando a residência começar para valer, aí sim o seu tempo ficará mais apertado. Coloque o descanso em dia para que essa nova etapa da sua vida se inicie com tudo!

Pronto, agora você já sabe como conciliar o descanso das férias aos estudos para a residência!

Viu só como é possível conciliar o descanso das férias com os estudos para a residência? Com essas sugestões, você poderá tirar o melhor dos dois mundos e finalmente ser aprovado no programa que mais quer.

Ah, e se precisar de um empurrãozinho a mais para dar conta de organizar o conteúdo e entender o que é mais importante estudar, conte com a gente. Faça sua inscrição em nossos Extensivos e bora para cima!

MarinaPereira

Marina Pereira

Maranhense, nascida em São Luís em 1991, médica desde 2016, formada pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Fez residência em Medicina Preventiva e Social na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Pesquisa e apreciação por Saúde Coletiva. Tem como maior objetivo ensinar a Medicina Preventiva de forma descomplicada. Siga no Instagram: @marina.ulp