Carregando

Como é a prova de título de Dermatologia

Fala, pessoal! Hoje vamos falar sobre a prova de título de Dermatologia. Essa é uma das áreas mais concorridas de todo país, e não à toa! Com um amplo mercado de trabalho e presença necessária em muitas equipes multidisciplinares de tratamento e diagnóstico, garante ótimas oportunidades de atuação e salários.

Saiba mais sobre a prova de título de Dermatologia
Saiba mais sobre a prova de título de Dermatologia

Para ser especialista em Dermatologia, é necessário enfrentar um caminho desafiador. Um dos obstáculos é a residência médica. O outro, é a prova de título de Dermatologia que citamos acima, conferida pela Sociedade Brasileira de Dermatologia. 

E aí, se interessou pelo assunto? Quer saber um pouco mais sobre como é esse exame e o que fazer para obter seu título? Continue a leitura e comece já a se preparar!

O que é a prova de título de residência médica

Antes de falar sobre a prova de título de Dermatologia, primeiro é importante entender do que se trata esse exame. Ele acontece anualmente, e sua divulgação é realizada por meio de um edital.

As provas contam com etapas teóricas e práticas, de acordo com as exigências de cada uma das especialidades. Você pode ver, logo abaixo, quais são suas especificidades.

O que é preciso para fazer a prova

Cada edital e especialidade contam com critérios específicos. Entre eles, podem estar:

  • conclusão da residência médica;
  • especialização na área (como uma pós-graduação credenciada pelo MEC);
  • tempo de atuação na especialidade.

Cada associação ou sociedade médica considera um peso diferente para esses pontos, que são relatados no edital ou no próprio site das associações. As exigências podem mudar com o passar do tempo, mas não é algo muito frequente.

Por que ela é necessária

Por mais oportunidades de carreira que um médico tenha, o mercado de trabalho continua desafiador. Portanto, obter o título de especialista é um passo essencial para quem deseja construir uma carreira de sucesso.

Ele é um destaque a mais em seu currículo, o que permite que você conquiste vagas de trabalho mais interessantes e aumente seus ganhos. Sem contar que é uma maneira de comprovar seu conhecimento e suas habilidades na especialidade, o que garante mais referência para sua atuação.

Outro detalhe importante: a residência médica assegura o título de especialista. No entanto, a pós-graduação, não. Ter feito a residência e a prova de título contribui para sua formação e renome, além de permitir mais acesso ao trabalho que a associação da especialidade faz; mas se você fez apenas a pós, a prova se torna ainda mais indispensável para seu currículo.

E por falar em residência médica, a gente já contou por aqui tudo sobre o que faz o Dermatologista, e como é essa experiência em instituições como a USP, a Unifesp e a Unicamp. Se você quiser encarar essa etapa da carreira médica, não deixe de conferir.

Quais especialidades podem fazer

A prova de título é oferecida para 54 especialidades, de acordo com a Resolução CFM Nº 2.149/2016. Além da Dermatologia, fazem parte da lista Cirurgia Geral, Clínica Médica, Gastroenterologia, Geriatria, Infectologia, Medicina de Família e Comunidade, Neurologia, Pediatria e muito mais.

Prova de título de Dermatologia

Agora, sim, vamos ao que interessa! Aqui, estão todos os detalhes a respeito da prova de título de Dermatologia, para que você se organize melhor caso queira prestar.

Quando acontece

Normalmente, a prova acontece no primeiro semestre do ano. Em 2022, por exemplo, tem as duas etapas de sua aplicação marcadas para o dia 10 de abril. Esse período não costuma sofrer alterações. No entanto, vale a pena acompanhar as atualizações no site da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

O que cai na prova de título de Dermatologia

O conteúdo da prova gira em torno de temas sobre Dermatologia Clínica, Laboratorial, Cirúrgica e Cosmiátrica. O edital fornece todas as referências bibliográficas adequadas para otimizar os estudos dos candidatos.

Como é a prova de título de Dermatologia

A prova de título de Dermatologia é de cunho teórico. Conta com 80 questões objetivas, com 4 alternativas cada, sendo apenas uma opção correta. O candidato tem o tempo máximo de 4 horas para sua realização. Para se classificar, precisa acertar no mínimo 48 questões, ou seja, 60% da prova.

A segunda etapa pede apenas a inscrição definitiva dos candidatos, que é feita por meio do envio de documentos comprobatórios (como títulos de residência, comprovantes de exercício profissional, entre outros). Todos eles estão listados no edital, e o prazo máximo para esse cadastro é dia 23 de maio de 2022.

Como se inscrever

Para se inscrever no exame, é preciso acessar a área específica para prova de título no site da Sociedade Brasileira de Dermatologia. Elas estarão abertas até o dia 7 de março de 2022, e serão feitas por meio de outro endereço eletrônico.

É fundamental ressaltar que o candidato precisa informar, neste ato, seu número do Conselho Regional de Medicina. Além de fazer um upload de uma foto de rosto e outros documentos necessários.

O que é a Sociedade Brasileira de Dermatologia

A Sociedade Brasileira de Dermatologia, ou SBD, responsável pela prova de título, existe desde 1912. Inclusive, no dia seguinte de sua inauguração, institui-se formalmente o Dia do Dermatologista (5 de fevereiro).

Em sua trajetória, a SBD também desenvolveu — e desenvolve ainda — vários projetos. Por exemplo: ela está à frente, desde 1925, da publicação Anais Brasileiros de Dermatologia, referência nacional e internacional na área. 

Também se responsabiliza pela Biblioteca da Sociedade Brasileira de Dermatologia, que inclui livros raros sobre a especialidade, datados do século 18, e tem mais de 3 mil publicações catalogadas.

Hoje, a SBD conta com mais de 10 mil associados em todo o Brasil. Todos eles, por sua vez, são dermatologistas que se especializaram por meio de estudos originais. Muitos têm foco em doenças infectocontagiosas e tropicais, o que representa uma enorme evolução para a Dermatologia brasileira e uma contribuição significativa para a ciência e o desenvolvimento da Dermatologia mundial.

E aí, gostou de saber mais sobre a prova de título de Dermatologia?

É isso aí! Agora você está por dentro de todos os detalhes a respeito da prova de título de Dermatologia. Portanto, se você quer ser devidamente reconhecido como especialista na área, prepare-se bem, coloque a sua experiência para jogo e mande ver nesse exame!

Quer ficar por dentro de mais novidades e atualizações como essa? Então, cadastre-se em nossa newsletter agora mesmo e receba tudo diretamente em seu e-mail.

Receba conteúdos exclusivos!

Telegram
JoanaRezende

Joana Rezende

Carioca da gema, nasceu em 93 e formou-se Pediatra pela UFRJ em 2019. No mesmo ano, prestou novo concurso de Residência Médica e foi aprovada em Neurologia no HCFMUSP, porém, não ingressou. Acredita firmemente que a vida não tem só um caminho certo e, por isso, desde então trabalha com suas duas grandes paixões: o ensino e a medicina.