Como fazer uma boa entrevista para residência médica

Conteúdo / Residência Médica / Como fazer uma boa entrevista para residência médica

A preparação para a residência médica inclui muitos processos de organização. Estes vão desde a escolha da especialidade e instituição que quer realizar o programa até as fases do concurso, como a prova objetiva e a entrevista para residência médica

Quando você chega à fase da entrevista, isso quer dizer que está a um passo de realizar seu tão desejado sonho. Não vai marcar bobeira logo na reta final, não é? Acompanhe com a gente este artigo e saiba como se sair bem. 

A importante fase da entrevista

Antes de nos concentrarmos no tema principal deste texto, tenho uma pergunta para fazer: você já está preocupado com as provas práticas de residência? Pois é, esse é o momento ideal para começar a pensar nisso — deixar para a última hora pode comprometer sua aprovação.

Agora, voltando ao assunto, você precisa saber, antes de mais nada, que a entrevista para residência médica não é mais carta garantida em todos os editais. Isso porque houve mudanças nos editais nos últimos anos. Algumas instituições alteraram a forma de ingresso para os programas de residência médica, que passaram a realizar processo seletivo em única etapa, como o caso do SUS-SP. 

Porém, a fase da entrevista para residência médica ainda é exigência em diversos outros processos seletivos, como os programas de residência para USP, USP-RP, Unicamp, Unifesp, Einstein e Unesp, por exemplo. 

No final das contas, como a gente sempre orienta por aqui, o ideal é você estudar todo o cronograma do processo seletivo para o qual vai concorrer. Aí sim, saberá se terá a fase da entrevista para residência médica ou não. Preparando-se adequadamente, você estará a um passo dessa conquista.

Como funciona a entrevista da residência?

Nesta fase, uma banca fará a análise curricular da residência médica e também avaliará seu desempenho durante a entrevista, observando diversos outros requisitos que iremos explicar mais à frente. Então, fique atento a todos os detalhes para nada passar batido. 

É primordial que você saiba especificamente como fazer currículo para residência médica, já que tudo será analisado. Assim, apresente o documento mais completo possível. 

Existe um modelo de currículo para residência médica em que você pode se basear na elaboração. Claro que quanto mais e melhores experiências você tiver documentadas, mais atrativa ficará sua apresentação perante a banca examinadora. 

Até o momento, você entendeu como funciona essa fase e o que ela representa. Seguindo adiante, traremos algumas dicas para entrevista da residência médica. Então, pegue o bloco de notas ou papel e caneta e registre tudo. 

Destacando-se na entrevista para residência médica em qualquer programa

Antes de mais nada, a etapa da entrevista não é como uma receita de bolo que não sofre alteração. O que podemos oferecer para você é o melhor caminho para chegar na frente da banca melhor preparado. Porém, cada processo seletivo pode fazer perguntas diferentes ou analisar quesitos distintos. 

Uma dica de milhões: tenha preocupação master com a roupa para entrevista da residência médica. Saiba que a partir do momento que você entrar na sala, já estará sendo avaliado. Com isso, sua vestimenta também passa pelo rol de análises da banca. 

A arguição de currículo também tem peso relevante, o que significa que você precisa estudar seu currículo para conseguir falar sobre ele com tranquilidade, principalmente sobre as experiências anteriores. Os avaliadores estarão atentos, verificando se as informações batem com o documentado. 

Ah! Também tenha tudo muito bem esclarecido sobre seus objetivos futuros, suas pretensões e a expectativa com a inserção no programa. Lembre-se de que o cuidado e a dedicação que você tem com sua formação são sinônimos de qualidade perante os avaliadores. 

Outras dicas para se sair bem 

Honestidade acima de tudo. Claro que essa dica vale para a vida num modo geral, porém, na entrevista, precisa ser cumprida com rigorosidade. Uma coisa é você vender bem o seu peixe, outra completamente diferente é deturpar as informações e mentir com informações inexistentes. 

Os examinadores farão perguntas baseadas nas informações declaradas no seu currículo, então, seja honesto sobre suas experiências, inclusive quanto às críticas. Essa postura caracteriza seu compromisso, já que você vai demonstrar que ambientes podem ser ainda melhores do que já são. 

Treine sua desenvoltura perante a banca. Converse com residentes que foram aprovados e anote as perguntas que foram feitas e como foi o tom da conversa — se foi algo mais formal ou se foi um bate papo um pouco mais descontraído. Por fim, treine na frente do espelho. Isso te trará confiança. 

Se você colocou que fala outras línguas, vá preparado para que, em algum momento, a conversa mude o idioma ou até mesmo que grande parte da entrevista seja no idioma indicado. Não é regra que isso aconteça, mas você não vai querer ser surpreendido, não é mesmo? 

Prepare-se para a entrevista com a Medway

Você batalhou tanto estudando e sendo classificado que não é justo se prejudicar na entrevista para residência médica, não é mesmo? Por incrível que pareça, isso acontece com mais frequência do que se pode imaginar!

Mas calma, assim como preparamos este artigo com todo carinho para você, também desenvolvemos uma mentoria completa que vai te acompanhar em todos os processos seletivos das residências médicas. Acredite, com ele, você será mais um aprovado. Bora pra cima!

JoãoVitor

João Vitor

Capixaba, nascido em 90. Graduado pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e com formação em Clínica Médica pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HC-FMUSP) e Administração em Saúde pelo Hospital Israelita Albert Einstein (HIAE). Apaixonado por aprender e ensinar. Siga no Instagram: @joaovitorsfernando