12 itens que vão Turbinar seu Currículo para Residência Médica

Tem dúvidas sobre o que é importante ter no seu currículo para residência médica?

É muito comum estudantes de medicina ficarem com dificuldades na hora de preparar um currículo de qualidade para arrasar na prova de residência. E tá tudo bem se tiver, estamos aqui para te ajudar… Já que ninguém teve a decência de trazer essas informações pra você até agora!

Mas antes, eu tenho um convite pra você, que quer ter uma preparação incrível para as provas de residência médica do próximo ano! Em breve, vamos abrir inscrições para a Mentoria 2022, nosso curso que ensina as melhores metodologias de estudo e te ajuda a potencializar seus resultados. Pra explicar a fundo o que a Mentoria oferece, faremos uma live no dia 22 de novembro, na qual também vamos oferecer condições especiais para quem quiser voar nas provas de residência médica em 2023! Pra ficar por dentro das novidades do curso, inscreva-se na nossa lista de espera. Bora brilhar na residência!

Se sentir perdido e sem apoio em momentos de grande estresse como estudar para residência e todas as suas incertezas pode ser bastante estressante. Além disso, dificulta ainda mais quando pessoas que supostamente eram para nos apoiar e sanar dúvidas acabam só piorando a situação. 

Geralmente o que rola são dicas em tom de ameaça, sem trazer um suporte de verdade como:

“Você precisa fazer um trabalho científico porque conta pontos no currículo para residência médica.”

Ou então:

“Você tem que fazer uma liga! Todo mundo faz porque conta no CV.”

Mas, ninguém te fala se o trabalho:

  • Tinha que ser publicado?
  • Onde ele tinha que ser publicado?
  • Melhor ainda: Te ensinaram a escrever um trabalho?

Ou:

  • Quanto tempo de liga acadêmica você precisa ter?
  • Precisa ter cargo? Ou só sendo membro já vale alguma coisa no currículo para residência médica?

No final das contas, quem possivelmente vai dar uma ajuda é o pessoal do sexto ano, que tá aprendendo tudo isso “na raça”. Mas, não deveria ser assim, né?

Pensando nisso, montamos uma lista de 12 itens que vão turbinar seu currículo para residência médica. Portanto, confira:

1) Trabalho Científico

Trabalho Científico publicado em Congresso ou Revista Indexada são excelentes pro CV. 

2)Bolsa Científica

Ganhou algum $$$$ em alguma coisa na faculdade? Cabe muito colocar também!

3)Congressos

Se você participou ou organizou um Congresso, seja nacional ou internacional, é muito relevante. Logo, tem que adicionar ao currículo para residência médica! Conta mais pontos ainda se ajudou na organização.

4)Ligas

Se você se envolveu em ao menos 120 horas (mínimo de 2 anos) numa liga, deve colocar! E é melhor ainda se exerceu um cargo.

5)Projetos Sociais

Toda banca adora quem já deu assistência gratuita à saúde da população. Isto é, projetos sociais são muito bem vistos.

6)Inglês

Aqui a gente é papo-reto: precisa saber inglês. Assim sendo, um diploma é necessário para turbinar o currículo para residência médica.

7)Monitoria Remunerada

Mesmo que não tenha ganhado $$$, faça reconhecerem e admirarem seu trabalho voluntário! Ajudar seus colegas com mais dificuldades é sempre bom.

8)Médias Escolares

Se suas notas durante a faculdade foram acima da média, agrega muito!

9)Estágio Eletivo

Não precisa ser fora do país! Aproveite para estagiar onde pretender fazer sua residência. E, lógico, inclua no currículo!

10)Plantões Voluntários

Vale tudo: PS, UTI, Enfermaria, C. Cirúrgico, C. Obstétrico! Dessa maneira, o que não pode é deixar de colocar no currículo para residência médica, se você fez!

11)Cargos Acadêmicos

Fez parte da Atlética ou do Centro Acadêmico da sua faculdade? Esse é o momento de provar não só pra sua mãe que essas entidades são, sim, importantes pro currículo para residência médica! Ainda mais se você teve um cargo de liderança.

12)Postura na entrevista

Esse tópico é muito importante! Isto é, você precisa compreender como se portar diante da banca avaliadora e como manter a segurança para contar sua história e conquistar os examinadores. 

Além disso, fizemos um vídeo com todos esses tópicos explicados um a um por mim, que fiz residência médica na USP:

Ainda quer saber mais?

Opa! Escrevemos um ebook super detalhado e a partir de muita pesquisa (foram revisados editais de mais de 100 provas para preparar esse material pra você) para te auxiliar a turbinar seu currículo para residência médica! Ainda mais: é de graça! Assim sendo, não vai perder essa oportunidade, ein?

Aproveito para te convidar para o nosso grupo de Telegram, o Projeto R1! Lá você recebe conteúdos diários que vão te colocar na briga por uma vaga em QUALQUER residência das principais instituições do Brasil. É GRÁTIS, então é só chegar! Clique AQUI e acesse!

PS: Caso queira saber mais sobre outro ponto muito importante, as entrevistas, sugiro que leia esse artigo sobre os mitos mais comuns da 3ª fase dos concursos de Residência.

Receba conteúdos exclusivos!

Telegram
MicaelHamra

Micael Hamra

Nascido em 1991, médico desde 2015, formado pela Faculdade de Medicina de Catanduva (FAMECA) e com Residência em Clínica Médica pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HC-FMUSP) finalizada em 2018. "Nunca quis seguir o fluxo. Sempre acreditei que existe uma fórmula do sucesso para cada um de nós. Se puder conquistar sua mente, poderá conquistar o mundo."