Quer saber como gerir melhor o tempo e priorizar assuntos para a residência? A gente sabe que você deve estar cheio de preocupações e informações na cabeça, e que isso pode prejudicar um pouco seu desempenho nos estudos.
Mas se você consegue organizar seu dia de verdade, fica muito mais fácil dar conta do recado. E acredite, sobra algumas horinhas inclusive para relaxar e ter uma boa noite de sono, como você merece e é ideal para quem precisa passar em uma prova tão difícil quanto a de residência médica.
Falta um empurrãozinho para começar a colocar a gestão de tempo em prática? Então continue a leitura e veja algumas dicas que te ajudarão a ter sucesso nesse e em outros objetivos.
Antes de falar sobre como gerir melhor o tempo e priorizar os assuntos para a residência médica, é importante entender por que esse hábito é tão importante. A gente sabe que os futuros residentes sentem toda a pressão do momento.
É preciso escolher o programa de residência, a instituição, ficar de olho na concorrência e se preocupar com tantos outros detalhes. Muitos, inclusive, ainda estão no último ano da graduação, e é preciso encerrar essa fase com bastante responsabilidade.
Então, é fácil se perder em meio a compromissos e se sentir sobrecarregado. Mas a gestão de tempo entra em cena justamente para trazer equilíbrio para a rotina: ela evita que você perca o foco em seus objetivos e impede a queda na qualidade do estudo.
Não dá para cobrir todos os assuntos médicos que você viu ao longo da graduação, tenha isso em mente! É coisa demais para pouco tempo, sem dizer que nem tudo cai mesmo na prova. Contudo, ao administrar bem seus dias, pode acreditar: o mais importante você vai conseguir estudar, e do jeito certo!
E, afinal, como gerir melhor o tempo? Em quais estratégias investir para ter bons resultados? Agora, vamos direto ao ponto com sugestões valiosas para que você faça seu dia render e consiga priorizar os assuntos da residência médica.
Para começar, defina metas claras para orientar seus estudos. Você precisa saber o que estudar primeiro e o que pode ficar para depois.
E o que deve ser visto com mais dedicação, seja porque você tem mais dificuldade ou porque cai com certeza na prova. Para saber disso, vale a pena estudar por questões de provas anteriores.
Analise a estrutura das questões, o estilo de enunciado e os assuntos e temas mais abordados nos últimos três anos, pelo menos. É fácil encontrar provas na internet e fazer uma breve avaliação.
Sim, a gente sabe que é difícil passar o dia todo sem dar uma olhadinha no que os outros estão fazendo nas redes sociais. E que, na hora que o cansaço bate, até mesmo um mosquitinho passando pela janela é suficiente para se distrair. E ainda tem aquela outra grande vilã dos estudantes chamada procrastinação.
Nos estudos para a residência, não dá para encarar isso aí. Você precisa se concentrar ao máximo e eliminar todos os desperdícios de tempo. Estudar em um ambiente silencioso e organizado, desligar o celular e ter todos os materiais que precisa por perto ajudam muito nessa hora.
Para completar, você pode usar técnicas de estudo, como a Pomodoro, na qual você estuda direto por 25 minutos e faz uma pausa de 5 minutos. Essa é uma forma de ter foco no que é estudado e renovar a concentração em seguida, para depois recomeçar ainda melhor e aproveitar melhor seu horário de estudos.
E por falar em organização, deixe seu ambiente de estudos em ordem. Opte sempre por um local bem iluminado, com uma cadeira confortável e uma mesa espaçosa, para colocar tudo o que você precisa usar e fazer com que você não fique se levantando o tempo todo para buscar um item.
Deixe os materiais que você vai utilizar organizados de acordo com a sua prioridade naquele dia. Coloque uma garrafa de água por perto e só saia desse ambiente no período estabelecido para seu descanso.
Agora que você sabe como gerir melhor o tempo, é preciso entender também como priorizar os assuntos para a residência. Nesse sentido, três dicas são tiro e queda para que você cubra o que é de fato mais importante.
Primeiro, conheça a fundo o conteúdo programático de sua prova. Veja o que está indicado no edital, inclusive a bibliografia recomendada, se houver.
Na internet, você encontra fontes confiáveis, como Guias Estatísticos, para conferir os temas que mais caíram na instituição nos últimos anos. Assim, fica mais fácil identificar as áreas de maior relevância e focar nelas.
Procure sempre utilizar recursos e materiais de estudo que estejam direcionados para o conteúdo da prova. No nosso curso Intensivo SP, por exemplo, a gente trabalha apenas com conteúdo que ajuda nossos alunos a passarem nas provas do estado.
As vídeo aulas falam sobre os temas que mais caem, há a discussão de respostas de questões e muitas outras dicas. Uma mentoria também pode ajudar você a encontrar seu estilo de aprendizado e desenvolvê-lo menor.
Por fim, esteja sempre atualizado sobre as novidades e avanços da área médica. Consulte sites de notícias confiáveis e portais acadêmicos com publicações científicas, arquivos e pesquisas recentes.
Tirar pelo menos 1 hora de leitura por dia para se atualizar fará toda a diferença na hora da prova. E, mais tarde, na sua própria prática como residente.
E então, conseguiu entender como gerir melhor o tempo? Coloque essas dicas em prática o quanto antes para começar a ver resultados e, é claro, conquistar a tão sonhada vaga em um programa de residência médica, naquela especialidade que tem tudo a ver com você.
Se quiser dar um gás nos estudos e mirar direto em uma instituição de São Paulo, aproveite e venha para o Intensivo SP! Nossa lista de espera está aberta e a próxima vaga pode ser sua. Inscreva-se!
Nascido em 1991, em Florianópolis, formado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2015 e com Residência em Clínica Médica pelo Hospital das Clínicas da FMUSP (HC-FMUSP) e Residência em Administração em Saúde no Hospital Israelita Albert Einstein (HIAE). Fanático por novos aprendizados, empreendedorismo e administração. Siga no Instagram: @alexandre.remor