Carregando

Como montar um ciclo de estudos para a residência médica

No final da graduação em Medicina, pode-se garantir que a carga horária é bem ampla! Há muitos conteúdos para estudar e muitas aulas. Nesse momento de ritmo frenético, você deve pensar em como montar um ciclo de estudos para se organizar melhor, certo? Porque você tem que conciliar seus estudos de graduação, plantões e a vida social com os estudos para a prova de residência médica.

Essa rotina pode ser desgastante. Porém, quando o aluno sabe organizar e gerenciar bem o seu tempo, tudo se torna mais simples. Para isso, é necessário ter determinação e disciplina. Essas duas qualidades ajudam você a criar uma boa tática de estudos e poupam as suas energias.

Se você ainda não consegue se organizar para conciliar todas as atividades da maneira certa, continue lendo esse texto e saiba tudo sobre como montar um ciclo de estudos.

O que é um ciclo de estudos e como funciona?

O ciclo de estudos é um método que os estudantes usam há muitos anos para melhorar o aproveitamento do conteúdo estudado e de seu tempo. É uma técnica utilizada por alunos de diversos países. Além do mais, serve para todos os tipos diferentes de conteúdos e provas. O ciclo de estudos é indispensável para aqueles que precisam estudar temas complexos por muito tempo.

imagem ilustrativa de como montar um ciclo de estudos
Confira nossas dicas sobre como montar um ciclo de estudos

Diferentemente do método tradicional, o ciclo de estudos aumenta a sua produtividade e proporciona um modelo mais amplo e eficaz do que a configuração de agenda. Ele oferece ao usuário a segurança de que as metas serão cumpridas, mesmo quando há imprevistos. Geralmente, o ciclo de estudos é construído na forma de uma tabela. É uma organização em blocos que facilita fazer qualquer alteração.

Esse método oferece adequação e flexibilidade para diversos horários. O que permite que você estude da forma que é mais confortável para o seu desempenho. Também, por essas razões, diferentes tipos de pessoas podem ser beneficiadas pelo ciclo de estudos, pois cada estudante de Medicina tem a sua própria rotina e reserva seu tempo de estudo para o turno de sua preferência e que esteja livre de compromissos.

Para montar um ciclo de estudos, há algumas boas sugestões. Por exemplo:

  • estabeleça a duração do ciclo;
  • examine cada matéria e conteúdo;
  • separe bem o tempo dos blocos;
  • não esqueça de nenhum tema;
  • não exceda a sua capacidade;
  • reveja o ciclo sempre que necessário.

É importante ressaltar que o objetivo principal é manter o fluxo de raciocínio e lógica na sequência dos estudos, sem prejudicar seu corpo e sua mente. Analogamente, ter bons hábitos alimentares e se exercitar regularmente ajuda muito em todo esse processo. Se o seu corpo e a sua mente estão mal, não tem como montar um ciclo de estudos e segui-lo corretamente, não é mesmo? É essencial manter o equilíbrio na sua rotina!

Como montar um ciclo de estudos baseado na sua realidade?

Para o ciclo de estudos funcionar de forma adequada, ele deve ser baseado na rotina e nos horários do usuário. Por isso, durante a feitura da tabela o aluno deve ser realista e fazer tudo de acordo com o tempo que ele realmente tem para realizar cada atividade. É importante montar o ciclo de acordo com sua realidade. Como você sabe, é humanamente impossível estudar o dia inteiro. Então, organize tudo direitinho.

O estudante deve considerar sobretudo as disciplinas que mais caem na prova de residência da instituição que ele deseja passar e também levar em consideração o nível de dificuldade e a prioridade de cada uma delas. Na maioria das vezes, o jeito mais eficaz de se obter sucesso nos resultados das provas de residência é dedicando o tempo aos estudos das matérias mais difíceis.

Na verdade, não existe um único modo de se criar um ciclo de estudos. Você pode fazer da maneira que você quiser e que for melhor pra você! O ciclo é um método livre e adaptável. Não existe certo ou errado nesse caso. O que realmente importa é que você efetivamente melhore o seu desempenho para obter resultados cada vez mais satisfatórios e que cumpram a demanda.

O ciclo de estudos viabiliza a melhora de muitas competências, como:

  • melhora a sua fixação do conteúdo;
  • aumenta o estímulo para estudar;
  • melhora o seu rendimento;
  • atende a todas as suas demandas estudantis;
  • ajuda a criar objetivos;
  • aumenta a sua produtividade;
  • organiza os seus dias.

Podemos ver que o ciclo de estudos não é algo permanente. Com o passar do tempo e conforme as suas necessidades vão mudando, você cria diferentes tipos de ciclo de estudos para organizar as inúmeras fases da sua vida acadêmica. Porém, no período de preparação para a prova de residência médica, a necessidade de utilizar esse recurso torna-se mais evidente e expressiva.

Estude usando as questões das provas de residência médica!

É interessante que o estudante de Medicina inclua as questões de edições passadas das provas de residência médica nos seus estudos, pois essa é a melhor técnica de aprendizado e também de metrificação de resultados. Assim, você sempre será capaz de ver em que áreas está evoluindo e em que áreas tem dificuldade, podendo ajustar seu ciclo para a sua realidade com mais precisão.

Seguindo essas instruções e não deixando a energia cair, é completamente possível criar o ciclo de estudos que respeite e atenda às suas necessidades. E não haverá problemas de dar uma pausa nos estudos, porque o ciclo indica exatamente onde parou para que você não se perca. É um sistema completo de organização e gerencia de tudo o que é inerente à sua vida acadêmica.

Agora que você sabe tudo sobre como montar um ciclo de estudos, lembre-se de não persistir em métodos que não te ajudam a otimizar o seu tempo e o seu aprendizado. O seu tempo é valioso e deve ser gasto com inteligência! A improdutividade e a morosidade são seus piores inimigos nessa fase preparatória para a prova de residência médica. É primordial que você seja perseverante. Boa sorte!

Você gostou do texto? Já sabe como montar um ciclo de estudos? Então, conheça a Academia Medway! Lá, você encontra todos os nossos materiais exclusivos e gratuitos para mandar bem na sua jornada até a residência médica. Como o e-book Novo Guia Estatístico da USP-SP, que vai te ajudar a montar seu ciclo de estudos de acordo com os assuntos mais cobrados nessa prova. Por lá temos guias estatísticos das outras instituições mais concorridas de São Paulo. Não perca tempo!

Receba conteúdos exclusivos!

Telegram
JoãoVitor

João Vitor

Capixaba, nascido em 90. Graduado pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e com formação em Clínica Médica pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HC-FMUSP) e Administração em Saúde pelo Hospital Israelita Albert Einstein (HIAE). Apaixonado por aprender e ensinar.