Carregando

Plataforma de estudos on-line para a residência: o que considerar

Está cada vez mais difícil ingressar em uma residência médica nas grandes instituições. Por isso, preparamos um guia com um elemento importante para a preparação ideal: a plataforma de estudos on-line.

Ao decidir por um cursinho, a plataforma de estudos on-line é um fator importante. Ainda que o projeto pedagógico, os professores e a reputação sejam sempre diferenciais, a maneira com que o conteúdo é acessado também deve ser considerada.

Estudando on-line para a residência

A rotina de um estudante de Medicina ou médico não é nada fácil. São aulas, plantões, cursos e mais uma imensa variedade de atividades que ocupam o tempo e demandam muita atenção. Então, as aulas on-line facilitam, diminuindo o período gasto com transporte e permitindo mais flexibilidade.

O ideal é encontrar a opção que faz mais sentido para as suas prioridades no momento de estudar on-line. Por isso, vamos auxiliar você com aspectos a considerar na escolha de uma plataforma de estudos on-line.

O que considerar na escolha da plataforma de estudos on-line para a residência

O objetivo dos tópicos a seguir é direcionar você para decidir sozinho o que pode ser considerado em relação às plataformas para estudantes de Medicina. Confira os principais pontos abaixo.

Familiaridade

Talvez, esta seja a variável mais particular. Afinal, depende exclusivamente das experiências de cada um. Contudo, é algo a considerar: qual é a sua familiaridade com a plataforma? Você já fez outros cursos nessa ferramenta? Ela é exclusiva do cursinho? Tudo isso pode ajudar a formar a sua decisão.

O peso de já conhecer a plataforma de estudos do curso é bastante relevante. Por outro lado, essa ferramenta está em constante melhoria. Então, o melhor de tudo é testar e, se for possível, enviar seus feedbacks sobre o uso.

Aulas ao vivo na plataforma de estudos on-line

Quão importante é assistir à aula simultaneamente com os colegas e contar com o professor à disposição? Este também é um tópico importante a considerar. Fundamental para alguns, pode ser tratado com indiferença por outros.

Caso você precise de um horário marcado na agenda para ter contato com professores e assistir à aula, essa funcionalidade pode ser decisiva. Agora, se o mais importante para você é ter flexibilidade e contar apenas com as aulas gravadas, não existe motivo para se preocupar com isso. 

Uma dica vale para todos os perfis: aproveite o período de teste. Entenda como os conteúdos são abordados, a relação deles com as apostilas e até a qualidade da transmissão.

Material didático

Em muitos casos, os cursos optam apenas pela apostila em formato digital, que pode estar ou não na mesma plataforma das aulas. Aqui, por exemplo, disponibilizamos nosso material no computador e no nosso aplicativo, que também centraliza questões e métricas de desempenho.

Além disso, considere outras facilidades que a ferramenta oferece, como possibilidade de fazer comentários, destacar passagens e outras funções similares. A qualidade gráfica e editorial também pode ser algo a se atentar. Boas imagens, ilustrações, tabelas e gráficos ajudam você a assimilar o conteúdo.

Banco de questões e simulados na plataforma de estudos on-line

Observe se a plataforma oferece questões das instituições em que você pretende passar. Junto a isso, é importante ver se é possível personalizar suas listas de perguntas, adicionando filtros que condizem com seus focos — instituições, disciplinas ou temas.

Além disso, há os simulados. Procure saber se eles são feitos e com qual frequência. Também considere a originalidade e a qualidade das questões das provas.

Atendimento

Converse com colegas que já fizeram o mesmo curso on-line ou outros cursos da mesma empresa e pergunte como os problemas deles foram resolvidos quando ocorreram e se o suporte adquirido foi ideal.

Nem tudo é perfeito e, muitas vezes, uma plataforma pode passar por instabilidades ou erros. Não tem problema nisso, desde que não seja recorrente. O importante é que a resposta seja rápida para eventuais falhas. Então, um bom atendimento ao cliente sempre é importante até para não afetar a sua agenda.

Quais são os extras da plataforma de estudos on-line?

Este pode ser um grande fator de desempate. Caso você esteja em dúvida entre duas plataformas de estudos on-line que cumprem todos os requisitos necessários para sua rotina, os extras podem ser grandes diferenciais. Nesse ponto, não tem muito segredo. Coloque todos os extras na sua balança pessoal e tome a decisão.

Alguns dos complementos que você pode encontrar nos cursos são aulas extras, aulões de revisão, cursos extras gratuitos, lives e por aí vai. O importante é fazer sentido para você!

Já consegue decidir qual é a melhor plataforma de estudos on-line para a residência?

Caso você ainda queira acompanhar mais um pouco das nossas dicas e utilizar uma plataforma de estudos on-line prática, que tal acessar a Academia Medway? Lá, você encontra conteúdos ricos que auxiliam na preparação para as provas de residência!

Receba conteúdos exclusivos!

Telegram
JoãoVitor

João Vitor

Capixaba, nascido em 90. Graduado pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e com formação em Clínica Médica pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HC-FMUSP) e Administração em Saúde pelo Hospital Israelita Albert Einstein (HIAE). Apaixonado por aprender e ensinar.