Como superar a procrastinação na preparação para residência

Conteúdo / Residência Médica / Como superar a procrastinação na preparação para residência

A preparação para residência tem uma inimiga chamada procrastinação. Sim, infelizmente ela atinge a maior parte dos candidatos. Seja porque já estão um pouco cansados da rotina puxada de estudos, seja porque há todo o nervosismo envolvido na situação. Ficar paralisado assim, porém, é normal.

O que não pode cair na normalidade é você deixar que a procrastinação te domine! Do contrário, seus planos e objetivos vão por água abaixo. E depois, correr atrás do prejuízo pode dar muito mais trabalho. Então, o ideal é combatê-la desde já: um pouquinho a mais de esforço faz toda a diferença em seus resultados e até mesmo em seu bem-estar.

Não sabe por onde começar? Continue a leitura para descobrir tudo sobre o assunto e aproveitar algumas dicas valiosas que ajudam você a ir ainda mais longe!

O que é procrastinar?

A procrastinação nada mais é do que o ato de adiar ou postergar uma tarefa ou atividade que precisa ser realizada, muitas vezes em favor de atividades menos importantes ou mais agradáveis. É um comportamento que envolve evitar lidar com uma tarefa específica, apesar de a pessoa estar consciente das consequências negativas da procrastinação.

No contexto da preparação para residência médica, a procrastinação pode ter diversos impactos negativos:

Redução do tempo de estudo efetivo

Ao adiar o início das atividades de estudo, o tempo disponível para revisar o conteúdo necessário para a residência médica diminui, o que pode resultar em uma preparação inadequada e falta de domínio dos temas importantes.

Aumento do estresse e da ansiedade

À medida que o prazo para os exames ou avaliações se aproxima e o volume de material a ser estudado permanece grande, a procrastinação leva a um aumento significativo do estresse e da ansiedade, tornando mais difícil a concentração e a retenção de informações.

Prejuízo no rendimento acadêmico

A procrastinação acaba por resultar em um desempenho acadêmico inferior devido à falta de tempo adequado para revisar o material, se preparar para os exames e concluir as tarefas necessárias. E assim, todo dia você vai sentir que seu estudo não está rendendo.

Padrão de sono prejudicado

Os estudantes que procrastinam frequentemente precisam estudar até tarde da noite para recuperar o tempo perdido. Isso faz com que os períodos de sono e descanso sejam irregulares e insuficientes. Como consequência, sentem fadiga, diminuição da concentração e menor capacidade de aprendizado.

Falta de equilíbrio entre vida pessoal e acadêmica

Além disso, a procrastinação excessiva consome tanto tempo que os estudantes têm dificuldade de encontrar espaço para atividades de lazer, relaxamento ou até mesmo para cuidar da saúde física e mental.

O que evitar para ser mais produtivo

Desenvolver uma rotina de estudos eficiente é fundamental para o sucesso acadêmico, especialmente na preparação para residência médica. No entanto, alguns hábitos podem intensificar o problema da falta de produtividade, prejudicando o foco e a concentração. Veja só o que você precisa evitar se quiser ser mais produtivo!

Checar as notificações de seu celular a todo momento

Os smartphones são fontes constantes de distração e dispersão. A tendência de verificar notificações, redes sociais ou mensagens a todo momento interrompe o fluxo de estudo, dificultando a manutenção do foco. Para evitar isso, é recomendável desativar as notificações durante os períodos de estudo, definir horários específicos para verificar o celular e utilizar aplicativos de bloqueio de distrações, se necessário.

Se repreender ao procrastinar

A autocrítica excessiva ao procrastinar pode levar a um ciclo negativo de culpa e baixa autoestima, tornando ainda mais difícil retomar o estudo. Em vez disso, é mais produtivo adotar uma abordagem positiva. Reconheça que todos enfrentam momentos de procrastinação e concentre-se em identificar as causas desse comportamento. Em seguida, desenvolva técnicas e estratégias para superar esses obstáculos e retomar o estudo de forma eficaz.

Falta de organizar suas metas

A falta de um cronograma ou de objetivos claros e específicos pode atrapalhar a evolução do estudante. Para otimizar o tempo e os estudos, é essencial organizar metas de curto e longo prazo, estabelecer um cronograma realista e acompanhar o progresso regularmente. Isso ajuda a manter o foco, a motivação e a direção nos estudos.

Como otimizar seu tempo e seus estudos

Mas, afinal, como otimizar seu tempo e seus estudos na preparação para residência médica? Infelizmente ainda não existe uma receita pronta. O que você pode fazer é inserir algumas ações gradualmente e observar os resultados, até entender o que funciona melhor para você e combina com seu estilo de estudar. Aqui estão algumas dicas que podem facilitar esse processo!

Começar aos poucos

O mais importante é começar a estudar, mesmo que seja com atividades simples. Iniciar com pequenos passos ajuda a superar a procrastinação e a criar momentos para o estudo mais concentrado. Assim, em pouco tempo você pega o ritmo e depois é só sucesso!

Recompensar-se

Recompensar-se por atividades cumpridas costuma ser uma forma eficaz de incentivar e motivar os estudos. Então, ao longo de sua jornada diária, inclua pausas curtas para relaxamento. Ou então faça algo que você gosta após completar uma meta ou adote qualquer outra forma de recompensa que funcione para você.

Dividir seu objetivo em pequenas metas

Organize um cronograma claro e factível, dividindo seus objetivos em pequenas metas realizáveis. Isso torna o processo de estudo mais gerenciável e ajuda a manter o foco e a motivação ao longo do tempo. Além disso, é sempre satisfatório riscar um objetivo da sua meta diária e entender, de forma palpável, que você está seguindo em frente definitivamente.

Contar com a Medway para te ajudar!

Achou que a gente não ia te ajudar? Pois saiba que a gente tem a ferramenta ideal para ajudar você na preparação para residência médica.

O MedBrain é a IA da Medway que vai acompanhar e administrar seu direcionamento de forma mais assertiva.

Com o apoio de inteligência artificial, vamos relacionar estatísticas do que mais cai em cada uma das provas que você quer prestar com dados do seu desempenho durante seus estudos com a Medway para traçar uma jornada personalizada para um estudo direcionado!

Ficou curioso e quer ver como isso funciona na prática da preparação para residência? Então conheça o Medbrain e os benefícios da Inteligência Artificial da Medway agora mesmo!

AlexandreRemor

Alexandre Remor

Nascido em 1991, em Florianópolis, formado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2015 e com Residência em Clínica Médica pelo Hospital das Clínicas da FMUSP (HC-FMUSP) e Residência em Administração em Saúde no Hospital Israelita Albert Einstein (HIAE). Fanático por novos aprendizados, empreendedorismo e administração. Siga no Instagram: @alexandre.remor